Ainda agora terminou a edição 2010 do Festival Eurovisão da Canção e já alguns países se preparam para a sua final nacional para o ESC2011 ou já informaram da sua presença na Alemanha em Maio do próximo ano. Assim, Alemanha, como é lógico, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Noruega, Roménia e Suécia são os primeiros conhecidos que irão pisar palco da Eurovisão alemã.
Desta lista, estes são os países de que já se conhecem alguns pormenores sobre a final nacional:
Alemanha
A NDR, televisão pública alemã e organizadora da Eurovisão 2001, também já revelou os pormenores sobre a sua final nacional, que seguirá os moldes deste ano, mas com uma alteração, Lena será novamente a representante do país, pelo que interpretará todos os temas concorrentes do Unser Song für Lena. Ler esta notícia do ESC Portugal
Bélgica
Este ano a Bélgica será representada pela televisão pública francófona belga, a RTBF, que já anunciou que receberá canções candidatas a representar o país até 30 de Setembro, para depois seleccionar um número ainda a anunciar que participará na Final Nacional. Este processo terá o apoio da editora Akamusic.
Chipre
A CyBC, televisão pública do Chipre, já fez saber à imprensa local que a selecção do próximo representante daquela ilha mediterrânica será o vencedor da categoria vocal do reality show de talentos Performance, que além da voz, premiará também as actuações instrumentais, a dança e o teatro. Os concorrentes devem ser cipriotas de nascimento e ter entre 16 a 35 anos e podem inscrever-se até ao próximo dia 8 de Janeiro.
Suécia
A SVT, televisão pública sueca, irá realizar, como não podia deixar de ser, o Melodifestivalen 2011, a maior e mais importante final nacional de toda a Europa. O processo poderá sofrer algumas alterações, mas nada de fundo. Os compositores suecos ou estrangeiros, estes últimos sempre acompanhados de um co-compositor ou autor nacional, poderão submeter os seus temas até ao dia 22 de Setembro.
Dos restantes apenas se sabe que a Dinamarca realizará novamente o Melodi Grandprix, a Estónia o Eesti Laul, a Finlândia o Suomen Euroviisut Laulukilpailun e a Noruega o Melodi Grand Prix.
Fontes: Várias / Imagem © : Recursos ESC Portugal
E a Palestina já confirmou?
ResponderEliminarÉ que no Sábado passado, enquanto os isrelitas, filhos da América, viam o Harel no ESC2010, a Faixa de Gaza e a Cijordânia com a ajuda da Mãe Rússia apoderaram-se do Estado de Israel, içaram a bandeira quadricolor no Knesset e, finalmente, proclamaram o Estado da Palestina. A conquita iniciou-se com a operação com o nome de código “12 points for Mother Rússia”.
Para mim, das duas uma. Ou saíam aqueles países que são desmembramentos da Jugoslávia e da ex URSS ou acabava-se com o televoto.
ResponderEliminarTenho saudades dos ESCs antigos. Ao menos com uma boca canção ficávamos em 8º, como a Dulce Pontes, ou Sara Tavares.
P.S. Israel para mim nem entrava. Não sei como conseguem votar num país que faz aquilo que faz...
A ideia de pontuar de 1 até 38 esbate os efeitos da linhagem e da diáspora. Mesmo que os amiguinhos levem 38, 37, 36... são obrigados a dar 35, 34, 33 e por aí a diante dos melhores para os piores. Nem é preciso júri.
ResponderEliminar