O Festival Eurovisão da Canção foi, ontem, o programa mais visto da televisão portuguesa, alcançando 13,3% de rating e 39,1% de share, resultado de audiências este muito acima daquele que a RTP 1 costuma obter a um sábado à noite. No ano passado, o ESC 2009 obteve valores semelhantes aos deste ano: 13,4% de rating e 37,5% de share.
Para a estação pública, programas seus a rondar os 40% de share em horário nobre são raros e verificam-se normalmente apenas em jogos de futebol. Quanto à concorrência, as novelas da TVI, normalmente líderes de audiência, tiveram na noite passada um grande tombo, registando valores muito abaixo daqueles a que estão habituadas: 9,8% de rating e 27,6% de share. Já a SIC, à hora do Festival, viu-se relegada para terceiro lugar.
No total do dia, a transmissão do ESC 2010 ajudou a RTP 1 a consolidar a liderança, obtendo a estação pública uma média diária de 27,9% de share, a TVI 21,8% e a SIC 20,9%.
Este excelente resultado audiométrico para o Festival é um sinal de que o ESC continua a ser um programa muito rentável para a RTP em termos de audiências, principalmente quando Portugal está presente na final.
A transmissão da 1ª semifinal, na terça-feira, na qual Portugal participou e conseguiu a qualificação, tinha obtido 9,8% de rating e 29,1% de share.
Aqui fica o top 5 das audiências de sábado, 29 de Maio:
[Actualização]
Dados audiométricos mais detalhados revelam que o número de telespectadores a assistir pela RTP 1 à final do Festival da Eurovisão foi de 1 milhão e 258 mil.
Fonte: Mediamonitor /Imagem: Mediamonitor
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Isso mesmo: "Oh Eurovision, traz-me as audiências que eu faço questão de nunca te organizar! É para isso que tu serves!"
ResponderEliminarEnfim...
Isto prova que o ESC não está morto! E decerteza que com uma campanha publicitária um pouco mais extensa (uma semana e não um dia) que talvez se conseguisse atrair mais gente. Quantas pessoas é que viram o festival? ainda não há essa estatística? (na Alemanha foram quase 15 milhões lol)
ResponderEliminarSim ja estava a espera que assim o fosse!O ESC não esta de todo morto em Portugal...surpresa minha,a minha familia,que não é grande seguidora do esc nos ultimos anos devido as más classificações de Portugal ,este ano viram tudo do inicio ao fim ,comentaram comigo hoje o facto ... A RTP tem que considerar isto de uma vez por todas e participar para GANHAR pois é notoria a aderencia do publico portugues!!!!
ResponderEliminarAté para o ano em Berlim!
Enviem uma boa musica depois fala-mos....loll
ResponderEliminarEu acho que se Portugal ganhar o festival será muito bem aceite no nosso país! Haverá certamente grande aderência que nos eventos ao vivo (apesar dos preços) e claro que as audiâncias seriam astronómicas... Eu gosto que Portugal cante 100% em português mas das duas uma, ou a EBU (re)instaura a regra das línguas (parte da música cantada numa das línguas oficiais do país) ou a RTP passa a permitir que parte da canção seja cantada em inglês (esta é mais fácil). Depois claro, também é preciso divulgação lá fora...
ResponderEliminarA RTP precisa é de uma vez por todas clarificar se quer ou ñ ganhar o ESC alguma vez. E nisso nós havíamos de apertar com ela pq até hj nunca huve uma posicial oficial neste sentido. Ñ interessa mto a língua em q se canta, se a música for boa e se td for bem planificado a vitória fica perto.
ResponderEliminar"Ñ interessa mto a língua em q se canta, se a música for boa e se td for bem planificado a vitória fica perto." LOL , mais um@ que acredita na justiça na eurovisão. Uma novidade: Pai Natal e Coelhinho da Páscoa tb não existem (nem a fada dos dentes).
ResponderEliminarPessoal, olhem os erros ortograficos! é adesao e nao "aderencia". aderencia têm os pneus ao solo ou os esfregoes á loiça!
ResponderEliminarby the way...o mal está na musica e nao na lingua! a canção é que tem de ser uma potencial vencedora e nao cançoes "medianamente" boas.
uma maior publicidade da rtp as esc e fc tambem nao era mau pensado nao...
É bom saber que a RTP têm audiências 1vez ao ano por causa do ESC...pena que seja só isso...
ResponderEliminarLevar uma música em inglês era bom nem que fosse para testar para ver se resulta...mas começo achar que ñ é por aí...há músicas ñ cantadas em inglês que conseguem bons lugares...poucas mas há!
Ora bolas, cá estou eu outra vez com outro olhar...
ResponderEliminarQuem disse que a participação de Portugal no ESC é deficitária para a RTP e leva o dinheiro dos contribuintes?
Porque será que a RTP não desiste do ESC alegando a crise?
Como é que uma produção e realização "low cost" como a de Portugal e que consegue ratings de 13.3% e shares de 39.1% dá prejuízo?
Não foram duas transmissões, ambas com a liderança das audiências do dia?
E a Filipa, o Augusto e o Sérgio Mateus não encheram o coração das velhinhas no “Portugal no Coração”?
A Marta Leite Castro e a Joana Teles, não levaram a magia da Filipa aos mais jovens no “Só visto”?
O José Rodrigues dos Santos não emocionou o País em pleno Telejornal (horário nobre)?
Os outros canais, TVI e SIC, tiveram prejuízo operacional por terem audiências menores que a RTP?
Quantas transmissões de jogos de futebol com direitos de transmissão de milhões e com acréscimos de custos operacionais de comentadores e pseudo especialistas se ficam por ratings e shares muito abaixo de metade destes?
Será que o lucro do ESC serve para tapar os verdadeiros buracos e pagar os vícios, os reumáticos e os aposentados?
Portugal é pequeno demais, tem pouca população?
Islândia (320 mil habitantes), Malta (400 mil), Chipre (800 mil), Bélgica (10 milhões) , Holanda (13 milhões), Dinamarca (5 milhões) , Finlândia (5 milhões), Noruega (5 milhões), Suécia (9 milhões), Estónia (1 milhão) , Letónia (2 milhões), Lituânia (4 milhões) , Bielorrússia (10 milhões), Moldávia (4 milhões), Eslovénia (2 milhões), Albânia (4 milhões), Arménia (4 milhões) Eslováquia (5 milhões,) Azerbaijão (8 milhões), Grécia (11 milhões), Croácia (5 milhões), Bulgária (8 milhões), Servia(8 milhões), Bósnia (4 milhões), Irlanda (4 milhões), Suíça (8 milhões), Geórgia (5 milhões), Macedónia (2 milhões) são país muito populosos?
Sabiam que a maioria destes países pequenos como Portugal são ricos e globais?
Acham que nós, os portugueses, somos tapadinhos?
Isto não é Islândia, Chipre, Malta, Mónaco, nem Andorra que não têm por onde arranjar audiências! Se o projecto é deficitário, os seus responsáveis só têm é que se demitir!
Só para corrigir... cortei algo importante no post anterior
ResponderEliminarSabiam que muitos, talvez a maioria, destes países é mais pobre e não tem as infra-estruturas, a capacidade hoteleira nem os atractivos turísticos de Portugal e querem ganhar e para receber o ESC? É estranho, não é?
O ESC vai para a Alemanha por causa da crise?
Desde quando a crise é motivo para não organizar um ESC?
Não acham que a crise é, só por si, um bom motivo, dada a animação económica que gera?