Lol, afinal nem Catarina nem Vanessa. Não interessa, ao menos ganhou uma das minhas favoritas. Confesso que para a Eurovisão, sem dúvida que escolheria a Catarina (inclusive até votei nela) e foi apenas por 1 ponto... mas a Filipa tb está bem. Antes ela que outro. Se for para perder mais uma vez (que é quase certo) ao menos perdemos, mais uma vez, com elegância. Força aí Filipa, Portugal está contigo. Vai a Oslo e arrasa com aquilo tudo com a tua magnífica voz.
* Que PE'SSIMA actuação da Vanessa!!! Muito muito muito fraca. Fiquei em estado de choque! A Vanessa começou a ser mastigada pelo Gonçalo Tavares (que teve uma das melhores actuações da noite) e acabou engolida POR INTEIRO pelo Rui Nova. Goste-se ou não da canção do Rui Nova, mas ha' que ser imparcial: A MELHOR ACTUAçÃO DA NOITE FOI A DO RUI NOVA. Depois destas duas actuações fabulosas toda a gente se esqueceu da que estava no meio: a VANESSA.
* Depois, por muita voz que tenha e por muito que cante bem, por muita segurança que transmita (o que não foi o caso, esta noite), a Vanessa NÃO FAZ MILAGRES. A sua canção era honesta, simpa'tica, mas nada mais que isso. Não era nada de especial.
* Vanessa, a sério, pro' ano trabalha com outros produtores!!!
* Vergonhoso foi o pu'blico se pôr a vaiar a vencedora. Mas afinal so' o seu gosto é que conta? La' esta' o hooliganismo a chegar à Eurovisão... Simplesmente decadente e vergonhoso!
* A Filipa acaba por ser uma justa vencedora! Desejo-lhe muita sorte em Oslo! Mesmo se não sou grande fã da sua canção.
* A Catarina Pereira definitivamente não merecia ganhar. Não me parece que copiar todos os tiques da Elena Paparizou fosse uma boa ideia para a Eurovisão.
* Mais uma vez se percebeu que o pu'blico quer mu'sica animada, que meta fogo nas festas e que ponha toda a gente a dançar. Infelizmente a RTP não tem sabido ou não tem querido encontrar mu'sicas dança'veis de boa qualidade.
* The Agency, o Nuno Pinto, Seis po' Meia Noite e a Filipa Galvão Telles tiveram também muito boas actuações. Esta Filipa não merecia ter ficado tão por baixo, porque também foi uma das melhores actuações da noite.
* As piores actuações desta noite: Jorge Guerreiro, Banda Trocopasso, Catarina Pereira e Vanessa. Que péssima actuação da Vanessa!!! Eu ainda não estou em mim!
* Este foi sem sombra de du'vida o melhor FdC de que tenho memo'ria. Esperemos que seja para continuar e que para o ano haja mais!
Parabéns à vencedora antes de mais... Mas quero mostrar o meu desagrado face ao que se passou. Então A RTP vai apostar num jurí regional antiquado e retrogado para votar? Uma música como a da Catarina que iria sobressair no meio de tanta balada apurada pelos outros países, e a RTP desperdiça uma oportunidade destas? Com o mesmo compositor que fez a Senhora do Mar e tão bem se portou na Eurovisão?? E mais, o povo português decidiu sem sombra de dúvidas que a Catarina Pereira deveria de ir ao Festival... Este país continua antiquado... Vergonha
Vou passar uma informação talvez útil para impugnar a votação do júri: no ano passado, um elemento do júri dos Açores disse-me que os júri dava as pontuações a uma gravação do ensaio geral e que ISSO ERA ALGO QUE O PÚBLICO DESCONHECIA. A verdade é que a catarina hoje esteve MUITO melhor que nos outros dias! Creio (há que averiguar) que este ano terá sido feita a votação com base noas semifinais O QUE NÃO É JUSTO. Há que impugnar a votação do júri. Além do mais, 1 voto de Lisboa à catarina não tem a mínima justificação. Por outro lado, tratando-se de música ligeira, como podem existir cantoras líricas como elementos do júri??? Algo está errado.
O comentário que vos deixo é fundamentado na percepção in loco que tive do espectáculo, uma vez que acabei de chegar do Campo Pequeno. As canções da Catarina e da Vanessa eram sem dúvida as preferidas na sala, embora outras também tivessem legiões de apoio consideráveis, incluindo a vencedora. Devo dizer que não consigo vislumbrar a magistralidade da voz da Filipa, uma vez que tem vibatos a mais e nas notas altas grita imenso, o que é por demais perceptível ao vivo. A composição do júri deixa um pocuo a desejar... Muitos deles podiam ser juris, tal como todos nós. A vogal da Câmara municipal, o professor de História, o radialista... Depois, já se sabe, quando se vai buscar gente da área clássica/lírica, é muit natural que não tenham uma percepção mínima do pop actual. Na verdade, e para ser inteiramente justo, as baladas nos últimos anos têm ganho nova força no ESC, e a prova disso foi o 2º lugar da Islândia no ano passado, e as boas classificações da França, Reino Unido, Suécia. Mas esta balada não é muito forte, parece extraída de um musical da Disney e para musicais da Disney, a canção do ano passado do Reino Unido, feita pelo Andrew Loyd Weber era um prodígio comparado com esta. A Catarina Pereira não era de todo inovadora, mas apela ao bvoto dançável. Isso é muito importante nas festas do ESC, onde estas músicas são passadas. Até porque as nossas músicas vão integralmente em Português, o que acho muito bem, mas são promovidas pela múscia (como nos últimos 3 anos), e as baladas vão buscar pontos à letra... que a Eurovisão não percebe. Ainda há pouco vimos os Flor de Lis em palco... inguém percebe o que eles dizem, mas os ritmos tradicionais, a cor, o entusiasmo sao capitalizáveis. Assim sendo, temo que fiquemos nos últimos lugares do ESC, triste fado português. Nova hipótese em 2011?
* o que eu achei mais surpreendente foi isto: mas então o juri de cada distrito era so' composto por três (3) pessoas???? ESPANTO! A meu ver deviam ser mais. Entre 6 ou 10.
* deviam estar representadas entre os membros do juri va'rias gerações. Uma de 16 anos, outra de 26, 36, 46, por exemplo.
* não ha' problema nenhum que cantores li'ricos façam parte do juri. Alguns cantores li'ricos têm participado na Eurovisão.
* o REAL problema é alguns membros do juri(quase de certeza)não acompanharem regularmente a Eurovisão e não terem a percepção do que pode resultar na Eurovisão.
A minha opinião (que ja' sei que não vai agradar a ninguém) é esta: de entre os 30 trechos que foram postos online NENHUM deles me entusiasmou por ai' além. Sendo que não havia um vencedor claro, como no ano passado os Flor-de-Lis, então a RTP devia ter feito uma aposta arrojada: o V-Boy. Que não ia agradar aos fãs tradicionais do concurso, mas que era diferente de tudo o que estava no FdC e tudo o que esta' na Eurovisão. Se resultasse, resultava; se não resultasse, paciência, era apenas outro mau resultado.
Comparando as três canções apoiadas pelos fãs:
* a Vanessa parecia-me a escolha evidente, porque tem uma grande voz e porque tem experiência de festivais. Mas a canção dela não era suficientemente memora'vel e a letra não interessava nem ao pai natal.
* Acho a mu'sica da Filipa muito melhor que a do Andrew Lloyd Weber. So' que tem como pontos fracos: "uma vez que tem vibatos a mais", como apontou o Hugo Lui's. E ela tremia que nem varas verdes. Se aqui ja' era assim, como vai ser em Oslo, diante de muito mais gente????
* Se calhar para uma mu'sica dança'vel como a da Catarina não é preciso ter uma grande voz. Afinal, a Kalomira ficou em 3° lugar com aquela voz de marreta e a Sirusho em 4° apesar de ter gritado Qele Qele do princi'pio ao fim. A Catarina Pereira talvez resultasse na Eurovisão, num ano com tantas baladas. So' que a Catarina teve a pior actuação vocal desta noite. E o juri avalia as canções dança'veis como quem avalia as baladas.
* Por isso, temos que nos render às evidências, acabou por ganhar a melhor. E quando assim é, não ha' por qur ficar irritado.
Martim, discordo de si na opinião que tem da voz da Catarina Pereira. Penso que esteve muito melhor que na semi-final. A canção tem um tom baxio e devia ser menos grave, mas penso que isso seria trabalhado a posteriori. A canção vencedora não tem brilho, a Filipa é inexperiente, vai ser engolida pela imprensa internacional da Eurovisão, e... devo dizê-lo, não é particularmente bonita, facto que também conta no ESC.
a canção que ganhou é simples...mas entra bem no ouvido...a melodia é mt agradavel...a letra é simples mas cumpre o minimo exigido. a musica da catarina era mt boa nas estrofes...mas aquele refrão era medonho! Tenho a certeza que Portugal não vai fazer figuras tristes...alias la fora dizem que a musica é bonita....por isso apoiem!! Ja levamos MUITO pior...
Eu acho que a Filipa vai ter aulas de canto e que a actuação em Oslo vai ser muito melhor. Nos u'ltimos 3 anos houve sempre melhorias do FdC para a Eurovisão.
Nem acho que a Filipa seja assim tão feia, nem a Catarina assim tão boa... Se a Catarina tivesse ganho, e se fosse para impressionar pelos atributos fi'sicos, sera' que lhe arranjavam uma mini-saia como a da Sirusho? Ou sera' que lhe permitiriam mostrar meia-mama como a Luminita Anghel em 2005? Não me parece...
Além disso, os russos que ganharam (Dima Bilan, patinador e violinista) eram feios como os trovões, a Maria Xerifovic também não consta que fosse um modelo... Por isso...
(Quando a Maria Xerifovic ganhou, ao celebrar a vito'ria, mostrou o punho para as câmaras. O comentador da RTBF disse o seguinte: "Não senhores telespectadores, não é Rocky IV que estão a ver, é mesmo a Eurovisão...)
O júri deve ter vergonha !!!
ResponderEliminarQue não venha a queixar-se que Portugal ainda não vai ganhar !
Com Catarina, era encontro marcado em Lisboa em 2011 !
Enfim !!! Tanta esperança perdida, novamente...
Lol, afinal nem Catarina nem Vanessa. Não interessa, ao menos ganhou uma das minhas favoritas. Confesso que para a Eurovisão, sem dúvida que escolheria a Catarina (inclusive até votei nela) e foi apenas por 1 ponto... mas a Filipa tb está bem. Antes ela que outro. Se for para perder mais uma vez (que é quase certo) ao menos perdemos, mais uma vez, com elegância. Força aí Filipa, Portugal está contigo. Vai a Oslo e arrasa com aquilo tudo com a tua magnífica voz.
ResponderEliminar* Que PE'SSIMA actuação da Vanessa!!! Muito muito muito fraca. Fiquei em estado de choque! A Vanessa começou a ser mastigada pelo Gonçalo Tavares (que teve uma das melhores actuações da noite) e acabou engolida POR INTEIRO pelo Rui Nova. Goste-se ou não da canção do Rui Nova, mas ha' que ser imparcial: A MELHOR ACTUAçÃO DA NOITE FOI A DO RUI NOVA. Depois destas duas actuações fabulosas toda a gente se esqueceu da que estava no meio: a VANESSA.
ResponderEliminar* Depois, por muita voz que tenha e por muito que cante bem, por muita segurança que transmita (o que não foi o caso, esta noite), a Vanessa NÃO FAZ MILAGRES. A sua canção era honesta, simpa'tica, mas nada mais que isso. Não era nada de especial.
* Vanessa, a sério, pro' ano trabalha com outros produtores!!!
* Vergonhoso foi o pu'blico se pôr a vaiar a vencedora. Mas afinal so' o seu gosto é que conta? La' esta' o hooliganismo a chegar à Eurovisão... Simplesmente decadente e vergonhoso!
* A Filipa acaba por ser uma justa vencedora! Desejo-lhe muita sorte em Oslo! Mesmo se não sou grande fã da sua canção.
* A Catarina Pereira definitivamente não merecia ganhar. Não me parece que copiar todos os tiques da Elena Paparizou fosse uma boa ideia para a Eurovisão.
* Mais uma vez se percebeu que o pu'blico quer mu'sica animada, que meta fogo nas festas e que ponha toda a gente a dançar. Infelizmente a RTP não tem sabido ou não tem querido encontrar mu'sicas dança'veis de boa qualidade.
* The Agency, o Nuno Pinto, Seis po' Meia Noite e a Filipa Galvão Telles tiveram também muito boas actuações. Esta Filipa não merecia ter ficado tão por baixo, porque também foi uma das melhores actuações da noite.
* As piores actuações desta noite: Jorge Guerreiro, Banda Trocopasso, Catarina Pereira e Vanessa. Que péssima actuação da Vanessa!!! Eu ainda não estou em mim!
* Este foi sem sombra de du'vida o melhor FdC de que tenho memo'ria. Esperemos que seja para continuar e que para o ano haja mais!
Martim de Deus Menisco
Parabéns à vencedora antes de mais... Mas quero mostrar o meu desagrado face ao que se passou. Então A RTP vai apostar num jurí regional antiquado e retrogado para votar? Uma música como a da Catarina que iria sobressair no meio de tanta balada apurada pelos outros países, e a RTP desperdiça uma oportunidade destas? Com o mesmo compositor que fez a Senhora do Mar e tão bem se portou na Eurovisão?? E mais, o povo português decidiu sem sombra de dúvidas que a Catarina Pereira deveria de ir ao Festival... Este país continua antiquado... Vergonha
ResponderEliminarVou passar uma informação talvez útil para impugnar a votação do júri: no ano passado, um elemento do júri dos Açores disse-me que os júri dava as pontuações a uma gravação do ensaio geral e que ISSO ERA ALGO QUE O PÚBLICO DESCONHECIA. A verdade é que a catarina hoje esteve MUITO melhor que nos outros dias! Creio (há que averiguar) que este ano terá sido feita a votação com base noas semifinais O QUE NÃO É JUSTO. Há que impugnar a votação do júri. Além do mais, 1 voto de Lisboa à catarina não tem a mínima justificação. Por outro lado, tratando-se de música ligeira, como podem existir cantoras líricas como elementos do júri??? Algo está errado.
ResponderEliminarO comentário que vos deixo é fundamentado na percepção in loco que tive do espectáculo, uma vez que acabei de chegar do Campo Pequeno. As canções da Catarina e da Vanessa eram sem dúvida as preferidas na sala, embora outras também tivessem legiões de apoio consideráveis, incluindo a vencedora. Devo dizer que não consigo vislumbrar a magistralidade da voz da Filipa, uma vez que tem vibatos a mais e nas notas altas grita imenso, o que é por demais perceptível ao vivo. A composição do júri deixa um pocuo a desejar... Muitos deles podiam ser juris, tal como todos nós. A vogal da Câmara municipal, o professor de História, o radialista... Depois, já se sabe, quando se vai buscar gente da área clássica/lírica, é muit natural que não tenham uma percepção mínima do pop actual.
ResponderEliminarNa verdade, e para ser inteiramente justo, as baladas nos últimos anos têm ganho nova força no ESC, e a prova disso foi o 2º lugar da Islândia no ano passado, e as boas classificações da França, Reino Unido, Suécia. Mas esta balada não é muito forte, parece extraída de um musical da Disney e para musicais da Disney, a canção do ano passado do Reino Unido, feita pelo Andrew Loyd Weber era um prodígio comparado com esta. A Catarina Pereira não era de todo inovadora, mas apela ao bvoto dançável. Isso é muito importante nas festas do ESC, onde estas músicas são passadas. Até porque as nossas músicas vão integralmente em Português, o que acho muito bem, mas são promovidas pela múscia (como nos últimos 3 anos), e as baladas vão buscar pontos à letra... que a Eurovisão não percebe. Ainda há pouco vimos os Flor de Lis em palco... inguém percebe o que eles dizem, mas os ritmos tradicionais, a cor, o entusiasmo sao capitalizáveis.
Assim sendo, temo que fiquemos nos últimos lugares do ESC, triste fado português. Nova hipótese em 2011?
Hugo Luís
* o que eu achei mais surpreendente foi isto: mas então o juri de cada distrito era so' composto por três (3) pessoas???? ESPANTO! A meu ver deviam ser mais. Entre 6 ou 10.
ResponderEliminar* deviam estar representadas entre os membros do juri va'rias gerações. Uma de 16 anos, outra de 26, 36, 46, por exemplo.
* não ha' problema nenhum que cantores li'ricos façam parte do juri. Alguns cantores li'ricos têm participado na Eurovisão.
* o REAL problema é alguns membros do juri(quase de certeza)não acompanharem regularmente a Eurovisão e não terem a percepção do que pode resultar na Eurovisão.
Martim de Deus Menisco
O júri não vê eurovisão! Só concertos de música clássica!
ResponderEliminarLá vamos nós carpir para Oslo...
A minha opinião (que ja' sei que não vai agradar a ninguém) é esta: de entre os 30 trechos que foram postos online NENHUM deles me entusiasmou por ai' além. Sendo que não havia um vencedor claro, como no ano passado os Flor-de-Lis, então a RTP devia ter feito uma aposta arrojada: o V-Boy. Que não ia agradar aos fãs tradicionais do concurso, mas que era diferente de tudo o que estava no FdC e tudo o que esta' na Eurovisão. Se resultasse, resultava; se não resultasse, paciência, era apenas outro mau resultado.
ResponderEliminarComparando as três canções apoiadas pelos fãs:
* a Vanessa parecia-me a escolha evidente, porque tem uma grande voz e porque tem experiência de festivais. Mas a canção dela não era suficientemente memora'vel e a letra não interessava nem ao pai natal.
* Acho a mu'sica da Filipa muito melhor que a do Andrew Lloyd Weber. So' que tem como pontos fracos: "uma vez que tem vibatos a mais", como apontou o Hugo Lui's. E ela tremia que nem varas verdes. Se aqui ja' era assim, como vai ser em Oslo, diante de muito mais gente????
* Se calhar para uma mu'sica dança'vel como a da Catarina não é preciso ter uma grande voz. Afinal, a Kalomira ficou em 3° lugar com aquela voz de marreta e a Sirusho em 4° apesar de ter gritado Qele Qele do princi'pio ao fim. A Catarina Pereira talvez resultasse na Eurovisão, num ano com tantas baladas. So' que a Catarina teve a pior actuação vocal desta noite. E o juri avalia as canções dança'veis como quem avalia as baladas.
* Por isso, temos que nos render às evidências, acabou por ganhar a melhor. E quando assim é, não ha' por qur ficar irritado.
Martim de Deus Menisco
Martim, discordo de si na opinião que tem da voz da Catarina Pereira. Penso que esteve muito melhor que na semi-final. A canção tem um tom baxio e devia ser menos grave, mas penso que isso seria trabalhado a posteriori. A canção vencedora não tem brilho, a Filipa é inexperiente, vai ser engolida pela imprensa internacional da Eurovisão, e... devo dizê-lo, não é particularmente bonita, facto que também conta no ESC.
ResponderEliminarHugo Luís
a canção que ganhou é simples...mas entra bem no ouvido...a melodia é mt agradavel...a letra é simples mas cumpre o minimo exigido.
ResponderEliminara musica da catarina era mt boa nas estrofes...mas aquele refrão era medonho!
Tenho a certeza que Portugal não vai fazer figuras tristes...alias la fora dizem que a musica é bonita....por isso apoiem!! Ja levamos MUITO pior...
Força PORTUGAL
Eu acho que a Filipa vai ter aulas de canto e que a actuação em Oslo vai ser muito melhor. Nos u'ltimos 3 anos houve sempre melhorias do FdC para a Eurovisão.
ResponderEliminarNem acho que a Filipa seja assim tão feia, nem a Catarina assim tão boa... Se a Catarina tivesse ganho, e se fosse para impressionar pelos atributos fi'sicos, sera' que lhe arranjavam uma mini-saia como a da Sirusho? Ou sera' que lhe permitiriam mostrar meia-mama como a Luminita Anghel em 2005? Não me parece...
Além disso, os russos que ganharam (Dima Bilan, patinador e violinista) eram feios como os trovões, a Maria Xerifovic também não consta que fosse um modelo... Por isso...
(Quando a Maria Xerifovic ganhou, ao celebrar a vito'ria, mostrou o punho para as câmaras. O comentador da RTBF disse o seguinte: "Não senhores telespectadores, não é Rocky IV que estão a ver, é mesmo a Eurovisão...)
Martim de Deus Menisco
Concordo com: "Ja levamos MUITO pior..."
ResponderEliminarE tenho medo que: "a Filipa é inexperiente, vai ser engolida pela imprensa internacional da Eurovisão"
Martim de Deus Menisco