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[Entrevista] Guilherme Santos sobre o "Eurovision Party 2009"


Falta menos de um mês para o grande dia da Festa da Eurovisão em Portugal. O organizador do evento Guilherme Santos levanta a “ponta do véu” numa pequena entrevista onde revela as estrelas confirmadas até ao momento e os apoios que tem conseguido granjear. Leia a entrevista e passe a palavra: Dia 12 de Setembro todos os caminhos vão dar a Setúbal!




Estamos a menos de um mês para a “Eurovision Party Portugal 2009”. Podes revelar-nos quais os artistas que já confirmaram a sua presença?



Antes de mais, obrigado por esta oportunidade de promover a festa. Nesta altura, já com a lista de artistas fechada, estou confrontado com a vontade e a disponibilidade de alguns outros para viajarem até Setúbal para participarem na festa. No entanto, os recursos são poucos e, lamentavelmente, não foi possível, quando essas vontades surgiram, responder afirmativamente a nomes como Boaz, de Israel, ou Jelena Tomazevic, da Sérvia. Ainda assim, estou muito contente por, em três meses, mesmo quando muitos questionavam e duvidavam da minha vontade e capacidade de organização, conseguir chamar a Portugal Daz Sampson (Reino Unido 2006), Marija Sestic (Bósnia & Herzegovina 2007), Fabrizio Faniello (Malta 2001 e 2006) e Alenka Gotar (Eslovénia 2007).



Estou em condições de confirmar também as presenças dos vencedores das três últimas edições do Festival RTP da Canção (Sabrina, Vânia Fernandes e os Flor-de-Lis), bem como das duas vozes que, lamento não terem conseguido encontrar ainda em Portugal o êxito que merecem: Ricardo Soler e Eva Danim.

No entanto, não excluo a possibilidade de, em última hora, poder apresentar mais algumas surpresas.




És o homem por trás da organização desta primeira festa ‘eurovisiva’ em Portugal. Fala-nos dos apoios e patrocinadores, no fundo daqueles que acharam que este evento seria uma realidade e poderia representar uma ‘mais valia’ para a região e país.



Posso dizer que tive a sorte de conseguir fazer sentir à Câmara Municipal de Setúbal que esta podia ser uma ideia gira e um projecto interessante para ajudar a promover a cidade e o concelho. (sorrisos) Desde logo a Câmara Municipal mostrou disponibilidade para apoiar e tem sido de facto determinante o seu apoio. Da presidência à vereação, passando pelos técnicos e pessoal das oficinas, a Câmara Municipal de Setúbal tem sido formidável.

Encontrámos, também, muitos amigos e muita boa vontade. Não posso deixar de agradecer ao Governo Civil de Setúbal, à empresa Águas do Sado, à Estalagem do Sado, ao Esperança Centro Hotel, ao Hotel Arangues, à Albergaria Solaris, à Residencial Bocage, às Juntas de Freguesia de São Simão, São Sebastião, São Lourenço e Anunciada, todas do concelho de Setúbal, ao grupo Luísa Todi que fez todo o trabalho relacionado com a reserva de bilhetes de avião para os artistas estrangeiros e ao Lounge Caffe que vai explorar e animar a zona de bar da festa. Uma palavra especial de reconhecimento para as Câmaras Municipais de Palmela e Sesimbra.



Nos últimos meses, quais as maiores dificuldades encontradas?



A grande dificuldade foi, sem dúvida, estar em Portugal. (pausa) Tudo é difícil neste país e o que não é dificil acaba por ser dificultado. É dificil lidar, quando temos o tempo contado, com a incomodativa frase “Amanhã vejo isso”... É dificil lidar com a falta de apoios... é dificil lidar com o snobismo bacoco e provinciano de algumas cabeças e é dificil mobilizar as pessoas para trabalhar.

No entanto, gostaria de agradecer e manifestar o meu profundo reconhecimento a três pessoas que tiveram, neste processo, um papel importantissimo. Refiro-me ao Nuno Valério, ao Renato Duarte e ao Helder Inês. Formamos uma equipa pequena, mas enorme no esforço para conseguir levar tudo isto a bom porto.



Não tem sido muito comum em Portugal a existência de autoridades locais, como o Município ou o Governo, a apoiarem eventos relacionados com o Festival Eurovisão da Canção. Foi, com certeza, gratificante para o Guilherme chamar a atenção destes organismos…



Foi difícil captar apoios. No entanto, quando acreditamos e sabemos do que estamos a falar, as coisas acabam por se revelar consistentes e resultam. No caso dos organismos oficiais não foi dificil, desde logo porque conhecem a organização, trabalham institucionalmente há muitos anos e sabem que podem confiar.



De acordo com o sítio da OGAE Portugal, este clube de fans tem sido um importante “alicerce” desta festa, lendo-se que é a entidade organizadora. Qual a intervenção do Presidente da OGAE Portugal neste evento?



(pausa) Quando regressei de Moscovo trazia esta ideia: “Eu vou fazer uma festa da Eurovisão em Portugal”. Fiz dois ou três contactos com organismos oficiais, tomei-lhes o pulso e senti que havia alguma simpatia em relação a essa ideia.



Durante a tarde de 12 de Setembro, algumas visitas turísticas estão programadas. Podes nos dar mais detalhes sobre o programa?



Claro que sim! Estamos a contar receber estrangeiros na festa; pessoas que vão chegar de outros países e que vão querer conhecer algumas coisas da cidade. Então, estamos a preparar uma visita gratuita a vários locais de Setúbal: Do centro histórico às praias, passando pelas bonitas aldeias de Azeitão, os visitantes terão oportunidade de preencher o seu tempo livre conhecendo o máximo desta cidade fantástica, que tem tanto para descobrir.




Pensando já no futuro: podemos contar com outras iniciativas nos próximos tempos?



Sim. Estou certo que sim. Afirmo com toda a segurança que esta festa, com estes ou outros parceiros, com estas caracteristicas ou outras, vai repetir-se e, com certeza, ganhar maiores dimensões.



Para terminar, podes enviar um convite especial para os leitores dos sites de fans da Eurovisão em Portugal?


O convite está feito. O desafio é estar e participar na primeira grande festa da Eurovisão em Portugal. A primeira destas dimensões e que envolve artistas estrangeiros convidados. As entradas terão um preço simbólico, que servirão apenas para fazer face a algumas despesas, porque, repito, estamos a trabalhar com um orçamento ZERO para uma iniciativa que custará qualquer coisa como 15 mil euros e, obviamente, só os apoios que temos, não chegam. Por essa razão convido todos os fãs para que venham e participem e tragam um amigo também, pq esta vai ser uma grande festa.


Entrevista por: Nelson Costa (www.oikotimes.com)

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  1. Anónimo18:18

    Obrigado, Guilherme.

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  2. Anónimo10:51

    Engraçado: à pergunta "Qual a intervenção do Presidente da OGAE Portugal neste evento? ", ele não respondeu. Pra bom entendedor...

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  3. Anónimo23:46

    "Está tudo pronto para a festa que a OGAE em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal está a organizar" está no site.

    Afinal quem organiza o que?

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  4. Anónimo11:25

    Porque é que o organizador não repondeu à pergunta sobre o preidente da OGAE?

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  5. Anónimo18:46

    Não interessa quem organiza. Isso esta tudo dito na entrevista .- o organizador é o guilherme e as pessoas q o apoiam ta tudo lá.

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