Foto (c): Google
O Google lançou uma mini-aplicação que mede a popularidade dos concorrentes deste ano do Festival Eurovisão da Canção com base na análise das pesquisas feitas no famoso motor de busca, convertendo a periodicidade das pesquisas pelos utilizadores em pontos, induzindo, dessa forma, que um determinado número de pontos seriam aqueles que os concorrentes poderiam receber se hoje fosse o dia das votações na final do ESC 2009. Os 42 países são abrangidos por esta aplicação e o cálculo é feito da maneira eurovisiva: cada país a concurso "atribui" de 1 a 12 pontos aos restantes países conforme o número de pesquisas efectuadas nesse país aos restantes. "A análise de termos de pesquisa é feita diariamente e exclui países que não participam no concurso". "As pesquisas do país do participante são excluídas", ou seja, um país não pode atribuir pontos a si próprio. É de ressalvar que esta evolução da popularidade não permite uma previsão dos resultados do júri profissional do Festival, apresentando-se apenas como um indicador da canção preferida dos cibernautas. Mais informações podem ser encontradas na página do Google dedicada à Eurovisão: www.google.pt/eurovision.
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