Slider

Como Portugal se está a tornar a estrela [em ACT]

Havia desconfianças de que a nossa música estava a ser bem aceitem em Belgrado, podia ler-se isso mesmo nos textos dos nossos parceiros europeus e até nos do nosso colaborador Pedro Sá, enviado especial a Belgrado, mas hoje, depois de vermos as reacções do público na semifinal, depois da nossa imprensa ter acordado, deparamo-nos com algo novo, uma situação inédita para nós, Portugal está a tornar-se na estrela do ESC2008...

Tudo começou ainda durante o dia de ontem, quando todos no centro de imprensa consideravam a actuação de Vânia Fernandes a melhor da sua ronda de qualificação, quando redactores de vários sites pediam o voto em Portugal, quando o público nos ensaios gerais aplaudia estrondosamente, como não o tinha feito até ai, a menina portuguesa que mostravam garra e uma balada étnica a tocar o fado, quando estas reacções se repetiram na semifinal, mas principalmente quando, antes de ser aberto o décimo envelope, toda a sala gritava o nome do nosso país. Houve quem dissesse que se Portugal não estivesse naquele subcrito que aconteceria um motim na sala... Os dados estavam lançados!
Durante a conferência de imprensa portuguesa, falava-se à boca pequena que "Senhora do Mar" deverá ter sido a vencedora da semifinal e surgiu uma pergunta por parte de um jornalista que deixou muitos arrepiados: "Estão preparados para receber a Eurovisão em 2009?" E a bomba estourou e saiu do mundo exclusivo da Eurovisão:

A Agência de Notícias Lusa deu a notícia poucos minutos depois em última hora, a imprensa portuguesa dá especial destaque, em quase todas as publicações, à qualificação de Portugal nas suas edições de hoje.

Charlotte Perelli, concorrente de Vânia e intérprete da Suécia, durante uma entrevista de rescaldo que deu á SVT, televisão que representa, assume perante o seu país que Portugal é o principal candida`to à vitória.

A BBC News, na sua página online, dá a notícia dos dez finalistas pondo especial foco em Portugal e no seu regresso à final da Eurovisão, com uma foto de um momento da nossa actuação. [ler aqui]

Também a inthenews.co.uk fala da semifinal, também ponde especial enfase no nosso regresso ao estrelato eurovisivo, titulando Alinhamento da Eurovisão completo, com Portugal de volta! [ler aqui]

Uma agência de notícia bulgara, a Novinite, espalhou pelos seus assinantes a notícia da qualificação de dez participantes, deixando a Bulgária de fora. Termina com três paragrafos dedicados aos destaques, Suécia, Albânia e Portugal.

Do outro lado do mundo, na Austrália, na publicação Defamer, fala-se que o recente sucesso de Portugal e Islândia no ESC2008 está a fazer renascer o interesse da Europa Ocidental no certame e que o país de Camões está mais perto do que nunca de chegar ao triunfo.

Nas bolsas de apostas, especialmente populares no Reino Unido e Irlanda, Portugal é já um dos mais certos para os cinco primeiros lugares e está a subir como possível vencedor. Os apostadores acordaram ontem para uma possibilidade quase impossível e o nosso país tornou-se numa aposta segura.
22
( Hide )
  1. Anónimo15:55

    Para bem de Portugal este ano abstenham-se de votar nas favoritas Ucrânia e Suécia... não lhes podemos dar pontos assim como eles não nos darão a nós... Divulguem isto :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:15

    Acho muito bem, nada de votar na Suecia e Ucrania, em vez disso votem na frança ou na croacia...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:18

    A actuação de portugal foi indubitavelmente a melhor desta 2ª semi final, e digo isto com toda a imparcialidade. Isto é qualidade. Mereciamos ganhar este ano mais do que qualquer outro país, embora saiba que tal não será provável devido ao enorme peso do lobby da europa de leste e os vizinhos que votam todos uns nuns outros... Enfim, aposto na qualidade, se não for Portugal que seja Israel (a melhor actuação da 1ª semi final) ou a servia q tambem apresenta uma belissima cançao. BOA SORTE PORTUGAL!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:28

    A traveca da Suécia ao menos admite hehehe

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:32

    Se não ganhar Portugal (o que eu espero bem que sim e cada vez acredito mais nisso) ao menos que ganhe a Sérvia que tem sido tão simpática connosco este ano, para além de ter uma belíssima canção.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:01

    eh pá, a Sérvia não... muito nunanei, muita idade média, não é fantochada como a Irlanda, a Estónia e Compª, mas é encenação demais. Que ganhe Portugal, não pode ganhar outro. PORTUGAL OF THE SEA!!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:05

    Eu sei que nao devemos votar nem na Suecia nem na Ucrania, mas por favor nao votem em massa na Espanha!! Se isso acontecer a Espanha ate pode vencer voçês nunca sabem o quanto é que os vossos votos contam! Por isso, se eu fosse a voçês dizia para uns votarem na Espanha, outros votarem na França, outros na Croácia, etcetera!! Assim fica mais equilibrado, nao acham?? :D

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:16

    Acho estes comentários estupidos, eu gostava que ganhasse Portugal, claro, mas sabado eu e um grande grupo de amigos meus e coleghas de trabalho vamos votar na canção que mais gostamos: A SUÉCIA, a melhor de todas.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:17

    Confesso que gostei muito da 2ª semi-final e, as mais fortes canções estavam neste lote.
    Portugal mostrou como se faz algo simples mas com muita qualidade.
    Graças à força da Vânia e dos grandes acompanhantes, este ano podemos sonhar com o melhor resultado de sempre da história de Portugal na eurovisão.
    Vamos torcer para que tudo isto se torne numa realidade... Força de CAMPEÕES...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:22

    Ó Anónimo das 4:23, tomara a gorada da Vânia ter metade do profissionalismo da Charlotte. Ao menos ela já ganhou um ESC, respeitem os outros se querem ser respeitados, dizem tanto mal dos comentadores da Suécia, pois vocês ainda fazem pior.
    Pois fica sabendo que todos os meus amigos e colegas de trabalho, que não são poucos vão votar na melhor musica e na melhor interprete deste ano do ESC, a SUÉCIA

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:09

    anonimo


    a da suecia nao tem qualidade nenhuma, a batida e sempre a mesma so a letra e que muda (de vez em quando..., e repetitiva, chata e pimba (isto sim é pimba)...

    ja para nao falar que ela parece um peru de natal embrulhada em papel de aluminio...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:18

    Ó seu grande anónimo, ninguém está aqui a dizer que a Charlote é uma má profissional, a questão é que a Suécia destratou a nossa Vânia e agora todos acabaram por ter que reconhecer a boa prestação que ela fez. Temos que defender o nosso condado. A música da Suécia é boa mas é mais do mesmo. Se ganhar não passará de mais uma música igual à da Grécia em 2006, à da Turquia e á da Ucrânia dos últimos anos. A fórmula é a mesma, não há novidade.
    Além disso, até agora profissionalismo foi o que não faltou à Vânia, além de humildade, o que não se pode dizer dos comentadores suecos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:25

    INFELIZMENTE, O SISTEMA POR TELEVOTO VAI FAZENDO VINGAR MÚSICAS QUE DE QUALIDADE NAO TÊM NADA! PELOS VISTOS, JÁ NEM SEQUER É PRECISO SABER CANTAR PARA IR À EUROVISÃO... DE RESTO VALE TUDO...
    ALGUÉM TEM DÚVIDAS QUE A CANÇÃO PORTUGUESA É MUITO MELHOR QUE A DA SUÉCIA E A DA UCRÂNIA? SE SIM, É PORQUE NÃO PERCEBEM NADA DE MÚSICA...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:45

    Anónimo das 5:22 és português???? Deixa-me dúvidas perante a tua resposta ao anónimo, tens o direito de votar em quem queiras e todos os teus colegas tb só demonstram uma falta de gosto enorme, agora atacares quem está a dignificar o nome do teu País com ofensas já não me parece que o possas/devas fazer. Que aquilo (digo aquilo pois pareceu-me pior que uma traveca, já vi muitos travestis bem bonitos, pior cara que aquela medonha só a Sra. do Castelo Branco) que cantou a canção da Suecia o fez muito mal e sem garra é verdade, que não merece o meu voto nem de nenhum Português que se preze de o ser não merece. PALMAS PARA A VANIA e um OBRIGADO porque eu sou Português :)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:51

    Eh pah, que é mesmo assim que me refiro à sua pessoa anónimo que vota na suécia e que tem não sei quantos colegas de trabalho que vão votar na Suécia, acho muito bem que vote na sua favorita é para isso que serve o televoto.

    Agora tenha educação, coisa que certamente os seus pais lhe ensinaram, se não seja pelos outros faça para respeitar o esforço que os seus pais tiveram para o preparar para a vida; Pois vir para um espaço dedicado ao apoio à Canção Portuguesa e a tudo o que ela representa, (UM PAÍS, UMA HISTÓRIA E PESSOAS QUE SE ESFORÇARAM POR FAZER ESSAS MESMAS DUAS QUE A ANTECEDEM) espicaçar os outros não é certamente o mais correcto.
    Nem sequer comento o desprezo à nacionalidade, apenas o refiro, velhos do Restelo já têm poeira e para quem não está bem, muda-se, essa fantástica sabedoria popular ensina tanto. O país que amo e que ergo, juntamente com tantos outros, todos os dias já não necessita de personagens como escreveu Camões um dia.

    Depois também deixo uma mensagem aos criticos da Suécia. Calma, serenidade, somos conhecidos pela educação e humildade que temos. Não vale a pena pois a maior chapada na cara de alguém é aquela em que não se utiliza a mão nem a violência, acho que não preciso de dizer porque, está escrito na declaração que a própria concorrente fez.

    Desejo sorte à sua candidata preferida e desejo-lhe a si felicidades pois deve precisar só as pessoas que não são felizes se esforçam para trazer infelicidade aos outros.

    Com os mais cordias cumprimentos André C.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo19:01

    ó anónimo das 5:22... Podes votar na ET da Suécia, tu e os teus coleguinhas de trabalho, que ninguém te vai impedir, assim como que ninguém vai impedir que o público em Belgrado entre em delírio durante a actuação da nossa fantástica Vânia e a aplauda durante a canção inteira, ao contrário do que aconteceu com a "Profissionalissima" e nao menos peneirenta Charlotte. Não é por acaso que a Charlotte já disse que a maior candidata à vitória era a "gorda da Vânia" e que era a "gorda da Vânia" a candidata de quem ela mais temia.

    POR ISSO TENHO DITO!

    FORÇA PORTUGAL! FORÇA VÂNIA!
    Os caes ladram e a caravana passa!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:05

    Acho que se devem deixar de espertices saloias, votar em quem gostam mais, e esperar que as pessoas dos outros países façam o mesmo.
    Pessoalmente detesto a canção da suécia (e adoro a portuguesa), mas se gostasse não era por causa de umas contas manhosas que ia deixar de votar.

    Como poderão queixar-se de falta de justiça no final, se vocês próprios não foram justos antes?

    De qualquer modo a suécia como favorita é um mito, esse tipo de canções já teve o seu tempo e não representa qualquer espécie de perigo para amanhã, apesar de ter fãs muito fiéis.

    Se ao menos melhorassem a realização da nossa canção, nem que fosse um bocadinho...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:41

    "Como poderão queixar-se de falta de justiça no final, se vocês próprios não foram justos antes?"

    Esta por acaso é uma pergunta muito importante para a qual não há propriamente uma resposta conclusiva. O que é que vale mais a pena? 1-votar na sua canção preferida, independentemente de se estar a votar numa canção potencialmente concorrente da nossa, como foi o caso da Moldávia, no ano passado. OU, 2- estar com chico-espertices e saloiices, como já lhe chamaram aqui, e votar em canções que à partida não estão a concorrer para ganhar? Fica à consciência de cada um responder a isto. Mas independentemente da decisão de cada um, isso não altera dois factos: os outros países vão ter o apoio dos seus emigrantes e dos seus vizinhos independentemente de as suas canções serem boas ou não e Portugal também vai ter o apoio dos seus vizinhos e dos seus emigrantes. Logo, se é só para se votar nas canções de que se gosta, o que é que obriga os emigrantes portugueses a terem de votar em Portugal? Pode-se dar o caso de também preferirem a Suécia.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  19. Eu ainda apostei quando estava 500/1 :P

    O clima por aqui continua o mesmo: estamos em 1º lugar na previsão dos jornalistas !!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:52

    Em todo o caso, se as pessoas se decidirem a não votar em certos países, os países a NÃO VOTAR são: a RÚSSIA em primeiríssimo lugar, mesmo que a canção seja fraca, a UCRÂNIA, a SUÉCIA e a SÉRVIA.

    Há uns dias atrás eu propus que se votasse na França, na Espanha, na Alemanha e no Reino Unido. Na França, porque acho que é uma das melhores canções e tenho pena que vá ficar nos últimos lugares, na Espanha, porque gostei do ensaio do Rodolfo e nos outros dois , porque também fazem parte do nosso bloco. Por enquanto, eles ainda são os BIG4, mas não quer dizer que o sejam no próximo ano. Há pelo menos rumores que isso talvez acabe.

    E por fim, acho que não custa nada ser SOLIDÁRIO com os países que estão em dificuldades. Ainda me lembro do meu contentamento por a França nos dar 12 pontos no ano do Rui Bandeira, que era uma canção que merecia um zero do tamanho do Oceano Atlântico. Ou já se esqueceram? E mais vale nem falar das NonStop e nos 2B...

    Mas cada um é livre de fazer como entender.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  21. Anónimo20:01

    Quanto à canção da Suécia, se é boa ou má: pimba mais pimba não há. não faz muito o meu género, e eu não gostei nada da vitória da Charlotte em 1999. Mas não sei porquê a canção entrou-se-me na cabeça e andei com ela durante alguns dias. Mas ainda assim nunca votaria nela porque há outras muito melhores. E ainda assim, dentro da música pimba, continuo a preferir "O Bacalhau Quer Alho" do Saul Ricardo ou a "Garagem da Vizinha" do grande Quim Barreiros.

    Quanto à actuação da Charlotte ontem: foi simplesmente MEDONHA, parecia o monstro de Loch Ness ou uma criatura híbrida vinda do Além ou sei lá o quê. Foi a actuação mais assustadora na Eurovisão depois que o Kirkorov cantou a Kolybelnaya em 1995. Na Suíça, o DJ Bobo do ano passado devia estar a suspirar por não ter conseguido ser nem metade tão assustador quanto ela.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  22. Anónimo20:47

    Nós devemos votar num país em que nós gostamos da música, mas se vermos que Portugal tem hipoteses de ganhar então ai nós devemos votar numa canção que gostamos e que sabemos que essa canção desse país NÃO VAI IMPEDIR QUE PORTUGAL GANHE.
    Temos muitos países para votar (não é obrigatório votar nos big4).
    Podemos votar nos seguintes:

    - Roménia
    - Albânia
    - Bosnia
    - Israel
    - Finlândia
    - Croácia
    - Polónia
    - Turquia
    - Letónia
    - Dinamarca
    - Georgia
    - Arzebeijão
    - Noruega

    Por isso, estes países que eu mencionei são bastantes e dá para nós escolhermos qual a canção que mais gostamos dentro destes, pois qualquer um destes não impede a vitória de Portugal.
    Agora, lógicamente que não podemos votar em:

    - Suécia
    - Islândia
    - Ucrânia
    - Rússia
    - Grécia
    - Arménia

    Estes sim, impedem a vitória de Portugal, por isso passem esta mensagem ao maior número de pessoas possível.
    Temos que lutar com os nossos meios para dá-mos uma vitória a Portugal, que coitado á mais de 40 anos que se espera por isso.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.