Decorreu há pouco o sorteio para distribuição dos países pelas duas semifinais do ESC2008. Eis o resultado:
Semifinal 1 - 20 de Maio
Montenegro,
Finlândia,
Grécia,
Irlanda,
Israel,
Polónia,
Bósnia - Herzegovina,
Estónia,
Holanda,
Roménia,
Moldávia,
São Marino,
Eslovénia,
Noruega,
Bélgica,
Andorra,
Arménia,
Azerbeijão,
Rússia.
Semifinal 2 - 22 de Maio
Croácia,
Dinamarca,
Bulgária,
Portugal,
Ucrânia,
Suiça,
ARJ Macedónia,
Islândia,
Chipre,
Letónia,
Bielorrússia,
Hungria,
Albânia,
Suécia,
Turquia,
Lituânia,
Geórgia,
República Checa,
Malta.
Alemanha e Espanha votam na primeira semifinal. França, Reino Unido e Sérvia votam na segunda semifinal (na qual participa Portugal).
De uma forma geral, pode dizer-se que Portugal teve sorte com este sorteio, pois costumamos receber bons pontos, quer da França quer da Suiça, onde existem grandes comunidades de emigrantes, que costumam estar atentas ao Eurofestival.Só é pena a Espanha votar na primeira semi-final e não na Segunda.
ResponderEliminarNão concordo. Penso que foi um mau sorteio. Para começar, não temos Espanha e principalmente não temos Andorra.
ResponderEliminarPor outro lado, temos países que costumam mandar canções de grande qualidade na nossa semi-final: Turquia, Suécia, Ucrânia, por exemplo.
Restam-nos mesmo apenas, França e a Suiça e o empenho dos produtores e da RTP em mandar uma música que ganhe votos onde não costuma ganhar.
Apesar de ainda haver canções por conhecerr, faço já um prognóstico dos 10 países que na nossa semi-final irão ser apuradas:
ResponderEliminarUcrânia, Bielorrússia, Geórgia, Bulgária, Turquia, Hungria, Macedónia, Croácia, Suécia e Malta.
Vai continuar a haver troca de galhardetes entre vizinhos e os 3 primeiros lugares vão ser com troca de 12, 10 e 8 pontos entre a Ucrânia, Geórgia, Bielorrússia. Noutro patamar, entre a Croácia, Macedónia e Malta. E ainda noutro patamar entre a Hungria, Bulgária e Turquia. Portugal beneficiará duns pontitos da Suiça, França que não serão suficientes para passar à final.
Sakis Rouvas
Portugal a meu ver, teve azar.
ResponderEliminarO segundo grupo é claramente mais forte que o primeiro com adversários bastante superiores ao nivel da qualidade musical, inovação e performance em palco.
Eu cá votarei do Reino Unido!
ResponderEliminarPensamento positivo, minha gente!