Slider

Os ensaios gerais da final desta noite [em actualização]

A semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2007 já lá vai há quase 48 horas e quando essa contagem crescente terminar será altura da grande final, onde os 14 com entrada directa e os 10 qualificados na eliminatória irão competir pelo triunfo. E já tudo está preparado...
Aqui fica um resumo do que podemos ver esta noite.

Bósnia-Herzegovina
As baladas étnicas são exactamente aquilo que os balcãs resolveram apostar cada vez mais e esta é mais uma. Esta Marija apresentou-se seguram em palco, em actuações limpas, sem grandes erros ou irregularidades a apontar; Rijeka bez imena sai quase perfeita.

Espanha
Nuestros hermanos, que actual de branco num fundo que varia entre os vermelhos, azuis e preto, mostram que sabem actuar ao vivo para televisão, pois a comunicação entre cantores e câmaras é perfeita, mas com dois grande senãos, estraga-lhes completamente a actuação ao vivo na sala e faz com que a concentração na letra da música falhe redondamente. Mesmo assim a coreografia é boa, as vozes estão cada vez mais a coordenadas e a pirotecnia faz com que a actuação marque.

Bielorrússia
Koldun continua exactamente igual a si mesmo, numa actuação que não mudará uma vírgula. Continua a não cantar nada, a ser simplesmente um daqueles meninos bonitos que as teens adoram e isso viu-se na semifinal e nos ensaios gerais para esta noite. De qualquer maneira, há melhorias significativas. Está mais que visto, Bielorrússia na final de 2008 (ou talvez um pouco mais, mas vira essa boca para lá).

Irlanda
Um traje celto-medieval embrulha a vocalista, roupas normais e negras para os restantes membros dos Dervish. A voz é boa, a actuação calma, como They can't stop the spring, e tudo cheira a Irlanda. Só faltará mesmo o verde e os trevos... Não há grandes pontos a destacar, é bom dentro do género.

Finlândia
Não é considerada uma canção forte, mas em palco tem força e funciona lindamente. Hanna Pakarinen tem uma das mais seguras actuações desta final e vai brilhar, talvez para um top 10. A actuação começa com os cada vez mais habituais foguetes, o palco em tons de vermelhos, laranjas e preto, a mesma cor que veste Hanna, dão ainda mais força. Perfeito...

Macedónia
Mais uma boa actuação de Karolina, que volta a dar o tudo por tudo numa canção que não é uma jóia da coroa; e consegue. De resto, a mesma roupa, a mesma coreografia, nenhuma mudança... Como se costuma dizer, em equipa que ganha, não se mexe.

Eslovénia
Muitos consideram que se a actuação na semifinal foi boa, as dos ensaios gerais para a final foi ainda melhor. Uma excelente presença em palco, cada vez mais segura, uma voz linda e lírica, limpa e clássica, uma iluminação em palco que faz crescer ainda mais a canção... Sem sombra de dúvidas, será um top 10 (ou talvez não, mas merecia).

Hungria
Não esperei estar a escrever sobre esta música para a final, mas estou. Uma paragem de autocarro, uma mala de viagem, roupa de andar por casa, uma excelente voz, blues de qualidade, mas muito morto; ou seja, tudo o que não parece funcionar no palco eurovisivo, que mostrou exactamente o contrário na semifinal. É uma entrada que talvez surpreenda na classificação.

Lituânia
Os 4 Fun tantam o tudo por tudo para vender a sua canção, mas o resultado será bem o desejado. É uma actuação limpa, sem problemas, com uma voz forte que dá mais brilho ao tipo de tema que Love or leave, talvez ajude. Pelo contrário, o escuro do palco e as sombras chinesas ofuscam a bom que esta actuação poderia ter. Atrevo-me a dizer que o público não vai amar e vai deixar este país na semifinal de 2008.

Grécia
Mais uma greek style, a que a Grécia só fugiu em 2006. Um rapaz com danças que tocam o étnico, rodeado de bailarinas, num tema a relembrar o Sakis de 2004. Pouco mais haverá a dizer sobre o que se viu nos ensaios gerais, a não ser que Sarbel se safa bem em palco e tem uma voz bastante razoável. Definitivamente é mais do mesmo.

Georgia
A diferença entre estes ensaios gerais não foi nenhuma. Sopho, vestida de vermelho, arrasa no início, mostra a força do tema com uma actuação sentida e forte, embora continue com um final não perfeito. Boa junção entre a cantora e o corpo de baile, apesar de ser pouco adequada ao tema. Mas já caiu em graças na semifinal, por isso não parece ter problemas numa boa actuação e numa boa classificação.

Suécia
Aqui está algo que não se percebe bem... A música marca, tem força apesar de não ser genial, mas o que dá força à actuação não é a presença em palco, mas sim o fundo, que começa preto e branco, mudando depois para os púrpuras, e o fogo de artífício. Os The Ark até passam despercebidos no meio de tanto carnaval. De qualquer maneira, uma excelente actuação, uma excelente presença de Ola Salo, o vocalista, e um lugar na final de 2008... Ou talvez não, porque cada vez percebo menos disto!
Só um facto interessante, esta é a entrada que tem melhor realização técnica... A empresa é sueca... Se calhar estou a ser injusto!

França
Les Fatals Picards safam-se, mas não mais que isso. São esmagados pela Suécia e o seu carnaval, e parece que o palco morre durante esta actuação que deveria ter um toque de rock estranho que os ajudaria de certeza; mais uma vez, não.

Letónia
Os Il divo da Letónia marcam cada vez mais pontos. A quase perfeição atingida na semifinal já foi suplantada nestes ensaios gerais e a segurança na voz, a limpeza na actuação, a força no palco estão no topo da qualidade. Mais uma vez, quem assitiu, sentiu que não devia respirar para não estragar esta canção fortíssima, que trás de volta a língua italiana ao ESC.

Rússia
As Serebro, que estão a dar os primeiros passos no mundo da música como girlsband, mostram grande profissionalismo e grande qualidade. Boas vozes, boa conjução de vozes, com um pequeno problema, a coreografia dá-nos uma sensação de déja vu e démode. No geral, não é uma má actuação. O palco, para variar, terá preto, vermelhos e laranjas e as Serebro aparecem vestidas de negro, o que também não joga a favor...

Alemanha
Pois aqui está algo que tem muita qualidade a todos os níveis e os ensaios foram simplesmente perfeitos. Roger Cicero foi igual a si mesmo, sempre de chapéu, com uma excelente voz de jazz, enquadrado num palco a lembrar os antigos clubes culturais. É verdade que este estilo não é largamente aplaudido num espectáculo eurovisivo, mas se a Hungria conseguiu saltar da semifinal para aqui, a Alemanha pode muito bem surpreender com um top 10. Aliás, merece...

Sérvia
Tudo igual e tudo perfeito. Marija é um perfeito animal de palco, uma excelente cantora e uma excelente voz e estes ensaios gerais voltaram a mostrar isso mesmo. A coreografia com os coros quase não existe, mas também para quê? Ninguém repara mesmo em nada com a voz de Marija nos píncaros. Aposta de top 10 também...

Ucrânia
É uma loucura de actuação e não me espanta nada que ganhe (com a ajuda dos 12 pontos dos imigrantes ucranianos a viver no nosso país), mas sinceramente é tão apalhaçada que deixa de ter graça. Não há ali uma boa voz, não há ali uma presença real e séria, mas sim uma salganhada. Verka esteve bem em palco, mas uma coisa é apostar na diferença, outra é apostar numa coisa sem pés nem cabeça. Para quem viu a final nacional ucraniana, não muda um ponto. Talvez ganhe pela loucura, mas não merece de todo...

Reino Unido
Os Scooch são bons naquilo que fazem e dentro do género de entrada, estiveram sempre muito bem, muito profissionais, com uma coregrafia perfeita, uma conjução vocal bastante acima do aceitável e um tema que encaixa neste certame e fica no ouvido.
Mas nem tudo foi bom nos ensaios desta entrada, mas não por culpa dos britânicos. A realização técnica arruina completamente a coreografia e o fundo (bandeiras do Reino Unido e aviões em sinalética) e o som não está perfeito, ao ponto de num dos ensaios o microfone de Russ não ter funcionado.
Relembro-vos que a empresa que realiza este ESC é a Prisma, mesma que realizou o de Kiev. Fui claro?

Roménia
Mais uma realização não aceitável, mas pronto. Os Todomondo funcionam bem em palco, actuam com qualidade musical, mas não vão além disso. No final, o fogo de artifício dá o toque que esta presença precisava.

Bulgária
Volta a ter alguns estranhos planos de câmara, que não se percebe se foram problema técnico ou um teste para o espectáculo de hoje; não resultam. A actuação continua apenas razoável, com uma excelente conjunção de tambores e voz, embora não resulte muito bem numa performance eurovisiva; simplesmente não cola. A vocalista continua a desafinar e com a voz a fugir-lhe sabe Deus para onde.

Turquia
Kenan continua bem para um pop étnico como este, com o mesmo estilo e talvez até mais segurança no palco.

Arménia
Ninguém dava nada por esta entrada, mas os ensaios mostram que as opiniões estão a mudar e uma surpresa pode acontecer. Hayko tem mostrado uma excelente voz e uma excelente presença em palco, que poderá fazer a diferença nesta balada étnica... A coreografia que acontece por trás funciona e dá ainda mais força ao tema.

Moldávia
Se tudo continuar como até aqui, Natalia Barbu voltará a dar uma boa classificação à Moldávia. Tudo continua como na semifinal, tudo corre bem e encaixa na perfeição, numa performace forte e adequada a Fight. Muito grito, mas também uma boa voz!

12
( Hide )
  1. Anónimo14:56

    Logos á noite toca a votar nos ultimos 8 paises Europeus que faltam, não votem em qualquer pais da antiga Russia ou ex juguslavia, Toca a fazer o mesmo que eles nos fazem a nos...Para bem do Esc vamos fazer o mesmo
    JOSÉ MENDES

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:09

    Eu não vou ver a Erovisão. Para quê, também?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:18

    TOca mas é a votar na Suécia que parece ser a mais forte para derrotar a horripilante marija da sérvia, a gaja mais feia de sempre da eurovisão

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:27

    Credo k horror a Suecia! Prefiro votar na Verka! LOL Tudo menos Suecia (cruzes!)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:34

    Na opinião do autor deste artigo Koldun não canta nada,mas Sarbel tem uma voz aceitável.....devemos andar a ouvir canções diferentes .....assim vai o Jornalismo em Portugal....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:35

    Mas está lá algum jornalista?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:55

    Peço desculpa, mas a maneira como vocês atacam quem escreve neste site, que é o 4º ano que segue a Eurovisão em Portugal e que tem feito tanto pela sua divulgação neste pais de tolos, não sei como é que eles têm vontade de continuar... Por favor, respeitem um bocadinho, eles merecem!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:57

    Acho k so este site existir ja e mt bom!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:12

    NAO SE ESQUEÇAM; Ó VOCES QUE TAO EM HELSINKI E QUE TEM AMIGOS LA, DO GRANDE UIVO QUE A PLATEIA DEVE FAZER QUANDO ACTUAR A Nº 17 HOJE...

    UIIIIIVVVVOooooo

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:54

    Malta toca tudo a votar so nos paises ocidentais logo a noite para derrotarmos essa corja de leste!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:01

    Ah é?
    E depois, o que é que se segue?
    Invadem-se os países deles e mandam-se os tipos todos para a câmara de gás?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:35

    Gostaria de saber se o escportugal vai disponibilizar o video da actuação da Sabrina para download tal como fez com as actuações do Festival RTP da Canção deste ano????
    Espero resposta do escportugal
    Obrigado

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.