O site MaltaStar.com, revela mais detalhes sobre a famosa troca de pontos denúnciada pela delegação maltesa. Após as declarações polémicas de John Demanuele, vice-presidente de direcção responsável pelo "Maltasong", sobre a alegada troca de votos entre países participantes no ESC, foi revelado mais detalhes, nomeadamente de países envolvidos com a delegação maltesa.
Durante um debate no programa "Realta", da responsabilidade do jornalista Brian Hansford na Smash TV, Demanuele, revelou que um representante da delegação da Geórgia, teve uma reunião com a delegação maltesa em Helsínquia, ao qual segundo Demanuele, iria servir para chegar a um acordo de quantos pontos os dois países trocariam entre si. No mesmo programa, Robert Abela, Presidente da Comissão do Maltasong, confirmou o incidente. 3 antigos directores da referida comissão, Gejtu Abela, Charlo Bonnici e Grace Borg, afirmaram com convicção que este tipo de acordos e negociações não são novidades e acontecem desde o início da competição.
Citando John Demanuele: “Posso afirmar hoje... Geórgia, uma estreante na Eurovisão...,Tivemos uma reunião com eles, ao qual perguntaram, 'quantos pontos nos vão dar?' 'podemos trocar pontos?' e nós respondemos 'Nós não podemos dar-vos pontos porque usamos o sistema de televoto' ao qual o representante geórgiano respondeu 'então nós também não iremos vos dar pontos' e acabou com a conversa"
"Albania’s five points to Malta"
Demanuele explicou ainda porque sabia, que dois dias antes da semi-final, Albânia iria dar a Malta cinco pontos, o que veio acontecer. Um país que usa o televoto para atribuir pontuação, já sabe os resultados antes de haver televoto? Demanuele não acredita que a Albânia utilize o televoto e deixa no ar a ideia que os albanenses utilizam o voto ao seu interesse.
Demanuele explicou ainda porque sabia, que dois dias antes da semi-final, Albânia iria dar a Malta cinco pontos, o que veio acontecer. Um país que usa o televoto para atribuir pontuação, já sabe os resultados antes de haver televoto? Demanuele não acredita que a Albânia utilize o televoto e deixa no ar a ideia que os albanenses utilizam o voto ao seu interesse.
Turquia ou Montenegro na final?
Demanuele ainda mencionou outro incidente. Após a semifinal, os delegados das representações turca e montenegrina foram vistos a ter uma discussão acesa na entrada de um hotel em Helsínquia. Na manhã seguinte, o delegado do Montenegro, dirigiu-se a Demanuele a pedir desculpas pela confusão afirmando: " O nosso acordo era o Montenegro passar à final", a delegada montenegrina foi atacar os turcos porque eles de alguma maneira, por detrás das costas do Montenegro, tinham obtido o passaporte para a final do dia 12, qiando o combinado era a passagem do Montenegro, ou seja supostamente os apurados estavam todos encontrados antes da semifinal se realizar.
Segundo o site, estas acusações já são do conhecimento da UER, mas a mesma ainda não tomou qualquer posição.
cheio de erros ortográficos e de pontuação. terrivelmente mal escrito. Parece que os elogias fizeram mal ao Pedro...
ResponderEliminar*elogios
ResponderEliminarBom registo! O que interessa é que a mensagem passou!
ResponderEliminarE novidades há? No fundo todos nós já sabiamos disso! Acho que e EBU devia ter mão pesada nestes casos! São inadmissíveis e não podem passar impunes!
Felizmente há organizações capazes de reagir, neste caso a Maltesa que bateu o pé! Acho muito bem!
De pensar que podiamos e mereciamos a Final e graças a estes joguinhos de países que têm complexos de inferioridade que a todo custo querem chegar à final, desrespeitando os outros países e a propria EBU com o único objectivo de sentirem primeiros em relação aos demais países da Eurovisão! Isto é nojento! A Eurovisão está a perder a magia! Quem de direito que faça alguma coisa! A meu ver... BASTA de carteis! Não são só de Leste! São nordigos, balcanicos... Vocês sabem! BASTA!!!
Não acho o texto assim tão mal redigido.. até ta fixe.. e percebe-se bem a mensagem.. não sei pk tanta implicância com o rapaz só porque ele teve uns elogios..lloll. ESCportugal.. qual a posição da RTP? ahhh é verdade nós só participamos porque os outros participam.. se não há reacção, provavelmente é porque a RTP VENDE votos aos de leste.
ResponderEliminarse eu foxe da EBU...ai ai..esses tipos nem ia querer saber o que eu lhes fazia...ah pois é...armam-se em espertinhos e dps a verdade vem ao de cima...ah pois é!!!! será que o pessoal das delegaxoes dos varios paíse nao sabem fazer jogo limpo? por amor de DEUS!!! exa gent batoteira de mer** k s cuide e a EBU que tenha tomates para por medidas pesadas e que não façam o mesmo que fizeram á Croácia aki á 1 ou 2 anos no JESC k retiraram exe país do concurso em 2006 só por em 2005 não ter transmitido o JESC no canal estatal, axo k isso foi mt simplesinho e além do mais assim a croácia tmb saiu a ganhar já que nao gastou dinheiro em mandar pra la os putos e poupou o money desse ano.
ResponderEliminaracho que esses países envolvidos nesses joguinhos sujos deviam pagar pesadas indmenizações e contribuir cm mt dinheiro pa o festival do proximo ano, ja agora com participação obrigatoria no ano seguinte!!!
esta é a minha opinião sobre estas situações.
Por acaso a Croacia participou no Jesc 2006. Levou um miudo que fikou la po meio sa tabela.
ResponderEliminarpois eu peço desculpa, enganei-me no ano, a croacia nao transmitiu no canal estatal em 2006, entao n vai poder participar(segundo esctoday) no jesc 2007. isto foi uma noticia que li uns dias dps do jesc
ResponderEliminar