Slider

[Opinião] É hoje!

É hoje o dia pelo qual muitos esperaram: 10 de Maio de 2007. É dia de semi-final eurovisiva e é dia de roer as unhas por Portugal. Este ano coube a Sabrina carregar aos ombros a imensa carga de um país estigmatizado, justa ou injustamente, pelos maus resultados e por más exibições. Tarefa árdua…
Por cá, aquando da vitória na selecção nacional, houve – não vale a pena esconder – alguma polémica. A música, pelo estilo, pelos seus autores e por uma série de preconceitos do meio musical era muito vulnerável à crítica. Eu, confesso e não será surpresa para muitos, nunca fui um adepto entusiasta de “Dança Comigo”. Em termos pessoais, não é um estilo que me apele particularmente e, em termos de final nacional, havia outros temas bem mais ao meu jeito. No entanto, sempre achei muitas das críticas manifestos exageros. “Dança Comigo” não me enche o ouvido mas também nunca me soou a atentado musical nem, tão pouco, a crime de lesa pátria.
Questões de gosto pessoal à parte, manda a justiça que reconheça o potencial popular da canção, as notáveis melhorias introduzidas no instrumental e a flagrante melhoria do desempenho de Sabrina. Muito mais que isso, cabe reconhecer o excelente trabalho que Sabrina (com o seu charme magnetizante) e toda a sua equipa (com um profissionalismo irrepreensível) realizaram. Estão, objectivamente, de parabéns. Desde logo pela forma como sempre se relacionaram com a comunidade de fãs, com os media e, já agora, com o http://www.escportugal.pt.vu/ em particular. Depois, pelo notório (e notável) esforço de promoção da sua canção e da sua intérprete. Finalmente, não menos importante, pela forma inteligente como, em Helsínquia, souberam catalisar o que de melhor tem a nossa representação, do magnetismo da Sabrina ao ambiente popular e latino da canção. Pela reacção dos media internacionais (tradicionalmente tão avessos ao produto nacional), o trabalho deu frutos que surpreendem muitos de nós.
Enfim, se, como alguém disse um dia, mais importante que chegar a um ponto é o caminho até lá, Sabrina e a sua equipa já ganharam. Estiveram muito mais perto do caminho que a maioria deseja do que qualquer outra representação nacional nos últimos anos. Se, logo à noite, tudo correr, pelo menos, como tem corrido nos ensaios gerais, até os mais cépticos terão mais que razões para estarem satisfeitos, independentemente do resultado dos votos. Sim … porque esses continuam a depender, em parte substancial, de condicionalismos geo-políticos que é muito difícil de ultrapassar.
Uma última palavra para todos os amantes de música, e do espectáculo musical que é a Eurovisão, em Portugal. Seremos poucos, mas arrisco a dizer bons. Estamos cá, pela música, pelo espectáculo e pelo nosso país. É bem mais fácil ser fã na Irlanda …
2
( Hide )
  1. Anónimo13:20

    Nem mais... concordo em pleno consigo, Miguel.

    E que logo á noite o nosso orgulho de sermos PORTUGUESES seja o mais importante, independentemente do resultado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:38

    Concordo em pleno con Miguel. Dende a Galiza, com un sentemento de grande amor ao vizinho e irmao Portugal. Tudos sermos um grande apoio para a sabrina, e para tudo o adourado pais que é Portugal. Nao dubido que estará na final, e eu com ela. Sorte tamben para a Espanha, pero nao ha justiza con Portugal dende o resultado de Rita Guerra. Debem uma vitoria a portugal. Boa Sorte esta noite (Desculpas polos erros cometidos ao escrever em português)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.