Dia 10 de Março, iremos viver mais um dia histórico para o mundo eurovisivo português. Portugal vai escolher o seu representante numa das maiores edições de sempre do evento organizado pela televisão pública, o Festival da Canção 2007.
Com total responsabilidade de produção e realização da RTP Meios de Produção, espera-nos um FC2007, que regressa à Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, com cenário diferente, moderno, inovador e tecnologicamente avançado, dinâmico a cada momento, num espectáculo de nível europeu, transmitido para todo o Mundo através de todos os canais principais da estação, RTP 1, RTP Madeira, RTP Internacional e RTP África e através da internet em www.rtp.pt, uma vez que a partir de hoje, dia dos 50 Anos, as emissões passam a estar disponíveis também on-line.
Os cicerones da noite, os repetentes Isabel Angelino e Jorge Gabriel, irão transmitir um novo ritmo ao espectáculo, que contará com um público muito especial, as caras vencedoras das edições anteriores do certame, bem como muitos sorrisos que todos os dias nos entram em casa, uma vez que esta festa é um prolongamento das comemorações do aniversário. Os restantes lugares serão preenchidos por convidados dos participantes e alguns eurofãs, num número restrito.
A competir no palco, estarão dez canções e interpretes, com imagem da estilista Cátia Castelo Branco. Recorde-se que os temas são da responsabilidade dos produtores convidados. Esta será a ordem de actuação:
01 Filipa Cardoso e Edmundo Desta vez [Nuno Carvalho]
02 Marta Plantier feat. Os Corvos Piano, Piano [Luis Jardim]
03 Luiz e a lata Aipode [Elvis Veiguinha]
04 Sabrina Dança Comigo (Vem ser feliz) [Emanuel]
05 Diogo T. Chega ... foi demais! [Ramon Galarza]
06 Triburbana Dá-me a lua [Luis Oliveira]
07 Melo D. feat. Elaisa Será Cedo [João Barbosa]
08 Teresa Radamanto Ai de quem nunca cantou [Fernando Martins]
09 Henrique Feist e Vanessa Além do sonho [Nuno Feist]
10 Zé P. Na ilha dos sonhos [José Cid]
Portugal poderá votar depois no seu tema favorito, naquele que mais gostou ou considera melhor posicionado para nos representar no 52º Festival Eurovisão da Canção. O método é o já conhecido televoto, desaparecendo este ano a figura do júri de sala. Não é conhecido até ao momento se será possível o voto internacional, como aconteceu, por exemplo, na Operação Triunfo.
Durante este período, o interval act, acontecerá um pequeno musical cómico, concebido por Eduardo Madeira e António Feio, com a participação do conhecido humorista e stand-uper Marco Horácio, da cantora Vânia de Oliveira, segunda classificada em 2006, e Carlos Coincas.
No apoteótico final, os resultados serão revelados e, como sempre, será novamente interpretada a canção vencedora.
De resto, muitas surpresas nos aguardam para esta Grande Noite, que irá surpreender pela grande viragem ao moderno e ao novo, aposta que a RTP inicia com os comemorações de meio século de existência.
Dia 10 de Março, 21 horas e 45 minutos (GMT), RTP 1, RTP Madeira, RTP Internacional e RTP África, a não perder. [Informação de Satélite RTP Internacional]
Uma programação especial para 10 de Março
Mas a programação da RTP 1 no dia 10 de Março também tem alguns pontos de destaque, relacionados com o Festival da Canção e os 50 Anos de RTP.
Às 14 horas e 15 minutos, logo depois do Jornal da Tarde, estreia o novo formato do Top +, numa edição especial de duas horas dedicada à música do último meio-século, onde a História do Festival da Canção estará em destaque.
Por volta das 18 horas e 45 minutos, Fernandos Mendes apresenta o Preço Certo Especial Cantores, com a presença de algumas das nossas vozes eurovisívas, numa edição de solidariedade que reverterá a favor de uma instituição solidariedade, como aconteceu o ano passado.
Também no principal espaço de informação da televisão pública, o Telejornal, o FC2007 estará em destaque.
De resto, toda a programação comemorativa do aniversário dará destaque ao tema Festivais, incontornável nos 50 Anos da RTP.
Mal posso esperar por dia 10!!!!!
ResponderEliminartb tou curioso, mas ou mt me engano, ou n vamos passar do mesmo dee todos os anos... a julgar pelos convidados da assistencia...devem la estar meia duzia de pessoas como no ano passado! é vergonhoso, como n disponibilizaram bilhetes por fãs! alem disso, humor no festival?!hummm ou mt me engano ou vai ser pa encher chouriços (plo k ouvi dizer, akilo é piroso!)! Musicas? pouco expectante!todos afirmam ter cançoes maravilhosas...lembram -se kd no ano passado dos diziam o mesmo, e dps vimos a merdice de cançoes k apareceram... como se nao bastasse, parece me pouco a aposta em coreografia e encenaçao... a juntar a tudo isto... pouca promoçao da rtp...so espero estar enganado, mas ainda n é desta k temos uma mariza para ganhar o esc, e nos orgulhar com Lisbon 2008
ResponderEliminarCá para mim será a repetição da pasmaceira de sempre, canções esquecíveis, realização descoordenada, luzes e cenários paupérrimos, mas, pelo menos neste caso, não me posso queixar de ter sido a RTP a subir demasiado as expectativas...
ResponderEliminarNão é preciso muitos meios técnicos para fazer um festival de nível.O qué é preciso é utilizar correctamente os escassos meios disponiveis.Exemplo disso foi a Eurovisão em Tallin na Estónia.Com 4 paineis flexiveis, um palco algo original e dois viedos hall por detrás do palco, conseguiram, a meu ver, fazer o melhor espectáculo dos já 51 realizados.Mas claro que um entusiasmado e participativo público também conta muito, o que não me parece que vá acontecer na noite de sábado na sala tejo do pavilhão atlântico.
ResponderEliminarnao axei o festival da estonia grande coisa, a nivel de cenarios...adorei o espanhol
ResponderEliminareu nunca perco um. acho um evento tradicional da nossa televisão. Um certame de alto nivel. Espero que ganhe a melhor. E que lá fora, este ano na Helsínquia, nem sei pq, pois a musica não era grande espingarda, os nossos representantes consigam passar á final e atinjam uma boa classificação. Vou "lutar" para que ganhe A Canção Além do Sonho, pois tem um titulo sugestivo, Vamos lá a ver como será a música.
ResponderEliminarNo entanto, sorte a todos que vão subir ao palco.