Slider

Entrevista Henrique Feist e Vanessa

Fontes: Henrique e Vanessa

Como é que encara a participação neste Festival da Canção?
[Henrique] Com imensa expectativa e motivação. Não vou responder o politicamente correcto - "o importante é participar" - porque à partida sabendo que alguém tem de ganhar, acho que não há concorrente algum que não concorra com esse intuito de vencer em mente. E como não poderia deixar de ser, encaro também com um enorme sentido de responsabilidade.
[Vanessa] Encaro c/ muito entusiasmo e agora com algum nervosismo!

O que espera obter com esta participação em termos pessoais?

[Henrique] Mais experiência e aprendizagem.
[Vanessa] Realização pessoal e aprender o máximo possível.


Tem noção que a vossa participação é das que levanta maiores expectativas?
[Henrique] Essas coisas, sinceramente, passam-me sempre um bocado ao lado. Tento não ligar muito para não ficar muito nervoso. Acho que à partida há sempre uma razão para qualquer uma das canções levantar grandes expectativas, seja pelo cantor seja pelo produtor. Eu vejo isto como havendo uma linha de partida como no atletismo, com todos os cantores alinhados à espera do sinal de partida. Depois, e ao sinal, vou correr o melhor que sei e posso com a Vanessa para chegar à meta primeiro...
[Vanessa] A sério??

Como define a canção que leva a palco?
[Henrique]
Não vou dizer que é um fado porque senão sei que o público vai estar à espera de ouvir isso mesmo. Mas vou dizer que o fado è entoado pelo facto de a canção ser acompanhada à guitarra portuguesa, passando por vários dedilhares rítmicos típicos de Portugal. Não vou dizer que é uma canção étnica pela mesma razão que referi. Mas vou dizer que há momentos onde a melodia entoa nuances étnicas. Digo, e isso sim, que a canção vai buscar muito às nossas raízes musicais.
[Vanessa] Como já disse antes: PERFEITA! Sem querer ser mal interpretada, eu adoro-a, não mudaria nada e portanto creio que perfeita é a palavra que melhor a define!

Do que se percebe das palavras do produtor, a canção é bastante exigente do ponto de vista interpretativo. Sente-se à vontade com o tema?
[Henrique] Tento sempre sentir-me o mais à vontade possível com tudo aquilo que eu canto. Pelo menos é o que eu tento deixar passar cá para fora. Tudo o resto, guardo para mim. É claro que há sempre um nervoso miudinho de não querer desiludir quem aposta em nós, de não querer falhar mas eu tento ao máximo usar isso para me dar mais confiança e segurança. Tento fazer dos meus nervos amigos e não inimigos. Tento não deixar que os meus nervos me traiam em palco. No dia que o fizerem, deixo de ser cantor...
[Vanessa] Claro que sim, caso contrario não teria aceite o desafio...mas como eu gosto de desafios e coisas exigentes, para mim está óptima!!

E trabalhar com o Henrique/Vanessa, como foi?
[Henrique] É sempre uma maravilha trabalhar com uma excelente PROFISSIONAL. E muito melhor é trabalhar com quem se gosta.
[Vanessa] Trabalhar com o Henrique, foi e é maravilhoso! Além de achar que é um fenómeno e muito profissional, é também um grande amigo, e isso facilita as coisas!

Conhece os restantes concorrentes? Qual deles lhe cria maiores expectativas?
[Henrique] Conheço alguns. À partida como já o disse aqui todos me criam expectativas a partir de momento em que não conheço nenhuma das outras canções. Às vezes o melhor vem donde menos se espera...por isso TODOS realmente me suscitam uma enorme curiosidade.
[Vanessa] Conheço a maior parte, e todos me criam expectativas, porque todos são bons profissionais.

Qual é a canção/intérprete português do festival que mais admira?
[Henrique] Simone de Oliveira.
[Vanessa] Sem duvida alguma a Simone de Oliveira! Se bem que também gosto muito da Lúcia Moniz, da Adelaide Ferreira e da Dulce Pontes.

Na sua opinião, a que se devem os relativamente maus resultados em termos de Eurovisão?
[Henrique] Ao facto de tentarmos competir com uma linguagem musical na qual ainda não somos tão experientes como os outros países o são. Não confiarmos na nossa própria linguagem musical. Termos sempre um bocado da postura dos "coitadinhos". Não investirmos mais em certas coisas porque "dá muito trabalho". Ter um público que, se não gosta da canção vencedora, nada faz para apoiá-la no seu caminho para a Eurovisão. Já houve várias canções que ganharam o festival das quais eu não gostei. Mas, a partir do minuto em que passam a ser "a canção" que vai representar o meu país lá fora, só tenho de apoiá-la, porque acima de tudo, na noite da Eurovisão somos todos portugueses.
[Vanessa] À falta de apoio...

Isto é para ganhar? E em Helsínquia o que é que podemos esperar?
[Henrique] Claro que vou com esse intuito. Acho que vamos todos. Era um bocado estranho responder "não, por acaso estou a concorrer para ficar em segundo!". Se você fizesse, por exemplo, do atletismo vida e fosse convidado para correr os 100 metros contra outros 9, também não gostaria de ganhar? Em Helsínquia, a atitude é a mesma. Estaremos a levar o nome de Portugal lá fora, por isso - cabeça erguida, muita confiança e ao ataque!!!!!!!!!!!
[Vanessa] Isto é um concurso...estaria a mentir se dissesse que não! Em Helsínquia? Não faço ideia, não penso muito nessas coisas!!

O escportugal agradece a amabilidade do Henrique e da Vanessa em responderem às perguntas. Aguardamos igual resposta às pergunta enviadas aos outros intérpretes.
16
( Hide )
  1. Anónimo23:31

    Força Henrique e Vanessa!!! Espero que consigam realmente elevar as nossas raízes dia 10 e em Helsinquia...e claro...que os portugueses consigam compreender a vossa mensagem!!!

    força :)

    um abraço enorme

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:52

    Apesar de eu adorar a Vanessa, nao me parece que seja esta a escolha mais favoravel para nos reprsentar.

    Fado???? HUMMM... Nao me parece k seja a melhor escolha.

    Ficamos para ver...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:58

    Se eles ganharem cá em Helsínquia podem fazer um brilharete....
    Fado????...circula um video no youtube da representante da hungria a cantar fado e pensavam que era a musica da hungria para helsinquia e os comentários eram bons...por isso

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:41

    Força Songoku! (Henrique Feist)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:43

    desculpem la.. mas levem tudo menos o enfezadinho do feist!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:27

    Ó anonymous, isto não é para vir ofender os nossos interpretes. É com atitudes como essa que tu tomasnte, que nós nao vamos a lado nennum.

    O povo portugues precisa de se unir, para que possamos mostrar à Europa, que apesar de sermos um país pequeno, somos grandes em alma e união.

    As Nonstop por exemplo, tiverem uma má prestaçõa, é verdade, mas nao mereciam que dissesem o k disseram delas, pois afinal quem criou a musica nao foram elas, alas apenas se limitaram a fazer o seu trabalho, e vontade de ganhar, não lhes faltou.

    Por isso, penso que já chega desses comentarios enfadonhos, porque isto é para nós darmos a nossa oponiao penssoal, sim, mas não para ofendermos quem é das nossa raizes. Este é dos unicos sites, onde temos informaçõ diaria sobre a Eurovisão e onde podemos dar a nossa opinião. Por isso, famos fazer dele, um site digno, um site de todos nós.

    E força a todos os nossos interpretes. K ganhe o MELHOR...

    Portugal está convosco...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:42

    Mas quem disse que a musica dos feist e da vanessa é fado??? Andam mesmo com falta de algumas noções de português...

    Dia 10, há muita gente que vai, com certeza, levar um 'balde de água fria' pela cabeça a cima...

    força...o sonho é nosso, e será concretizado!

    abraços enormes a todos os que apoiam os nossos cantores, em especial, a vanessa e o henrique...aos outros que apenas se dignam a críticar pela destrutiva...até lhes dedicava 2 palavras...mas, não vamos entrar por aí :P

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:53

    Para esse João V e para esse ultimo Anonymous:

    Acordem para a vida. Voces estão ai com cenas, união, força, isso e tudo paleio. Portugal não tem qualidade. Todos e voces dois principalmente vão apanhar uma grande desilusão.

    Hellow, terra chama marte? Descam à terra e vejam a realidade.. Toinos....

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:13

    Senhor Tiago .!. não tenho qualquer problema em dizer que é por causa de pessoas como você que Portugal está como está...

    não lhe vou dedicar qualquer mais palavra. Fique bem, com a sua ignorância extrema.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:14

    Oh rapazes do site, eu sou uma senhora de 54 anos e como é normal da idade já não se enxerga lá muito bem. Esta entrevista está com letra muito pequena e tive imensas dificuldades para a ler. solicito que num futuro aumentem a letrinha para a malta como eu conseguirmos ler com mais prazer e menos dificuldade.
    Obrigado a todos pelo magnifico site e finalmente existe um pagina com qualidade e em PORTUGUES sobre o ESC e o FC.
    Um beijinho a todos.

    ASS: Maria Maia

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:05

    Eu deixar de ler a partir desta pergunta pseudo-jornalistica: "Tem noção que a vossa participação é das que levanta maiores expectativas?"

    Muito imparcial, sim sr.

    ResponderEliminar
  12. De acordo com a sondagem feita neste mesmo site e com muitas das opiniões no forum do escportugal, a canção de Nuno Feist é a que levanta maiores expectativas. E já agora a expressão "uma das que levanta maiores expectativas" é, no mínimo, cautelosa.
    http://escportugal2.blogspot.com/2007/02/sondagem-fc2007-eurofs-depositam-mais.html

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:37

    DIA 10 VAMOS TODOS VOAR NAS ASAS DE UM SONHO...

    FORÇA VANESSA E HENRIQUE.. TAMOS CONVOSCO.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:38

    Vamos voar. vamos...

    Vamos voar é para a ultima posição!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:45

    Acho melhor a Vanessa e o Henrique beberem muito REDBULL, para ver se fica com asas e conseguem nos arrebitar uma boa posição.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:50

    Esse Paulo é que devia beber rebull, para ver se ganhava asas naquele cerebo e conseguir pensar mail alto

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.