Ainda não é garantido mas, de acordo com o esctoday.com, no próximo ano vai haver alterações profundas no formato do Festival da Eurovisão. Na reunião dos Chefes de Delegações dos países membros do certame, que decorre em Helsínquia, a discussão tem sido acesa sobre o formato concreto a adoptar mas certo parece ser que de uma semi-final vamos passar a duas semi-finais!
O formato que parece reunir mais consenso, nesta altura, é o seguinte: duas semi-finais, realizadas uma na quarta e outra na quinta feira, sendo que a final se manterá na noite de sábado. Os países serão distribuídos por cada uma das semi-finais com recurso a sorteio. Isto porque da final só passam a transitar para o ano seguinte o vencedor e os Big4 (Espanha, França, Alemanha e Reino Unido). As regras imporiam também que cada canal de televisão participante emita a semi-final em que participa, sem ser obrigado a transmitir a outra. E cada país só poderia votar na semi-final em que participa.
Mas este formato tem estado a ser altamente contestado. Alguns países consideram errado que haja semi-finais misturadas, sem que países com familiaridades musiciais e linguísticas possam estar juntos na mesma noite. Dessa forma ficaria posta de parte a hipótese de votação entre vizinhos (tão característica nos Balcãs e na Escandinávia), pelo menos na semi-final.
Neste novo formato de duas semis (recordamos: ainda não decidido mas é altamente provável), um outro cenário foi também equacionado. A divisão de países por duas regiões: uma de leste e outra de oeste. A linha divisória estaria sensivelmente entre a Suécia e a Finlândia até à Bósnia e Montenegro. Mas esta hipótese parece ter sido já posta definitivamente de parte.
Sim seria uma pena k os Balcãs e a escandinavia nao pode se votar entre si...mesmo assim n sei se a ideia favorecia Portugal...
ResponderEliminarComo diria Camões e muito bem: "O mundo é composto de mudanças", mas meu Deus, em menos de 5 anos o Eurovision Song Contest já sofreu alterações profundas. Primeiro a questão das semi-finais e dos Big 4, como são apelidados estarem automaticamente seleccionados para final (que no meu ponto de vista é errado porque deveriamos estar todos em pé de igualdade, mas pronto já se conhecem os países em questão), por outro lado e no meu ponto de vista estamos a criar 1 muro, embora imaginário, apelando a de certo modo a 1 nova divisão da europa.
ResponderEliminarDiscordo por completo sobre esta medida que pode não favorecer muitos países e distanciá-los mais uma vez.
Voto negativo para o órgão responsável pelo festival, se esta medida seguir em frente.
A favor dos ditos BIG4 só podem estar os BIG4 que literalmente compram a presença na final. Se isto não é enviesar uma competição que é suposta ser justa e ter regras unitárias para todos então não sei porque todos concordam e são coniventes com o ESC. Se os BIG4 não se sujeitam ás mesmas regras então que organizem o festival deles independentemente deles pagarem 3/4 do ESC. O ESC não sabe arranjar financiamentos fora dos membros participantes, tenho a certeza que só em publicidade teriam o festival pago.
ResponderEliminarForça Sapatilha!
O maravilhoso mundo do calçado está contigo!
Eu proponho 4 semi-finais e 2 finais. Assim ficaria a European Song Contest Week - ESCW; à semelhança do que se faz no mundo da moda onde apesar de tudo a roupa não tem voz.
ResponderEliminarForça Sapatilha!
O maravilhoso mundo do calçado está contigo!