Hoje foi um grande dia para o mundo eurovisivo português. Nas instalações da RTP aconteceu a grande reunião entre a nossa televisão pública, a produção e os produtores, num encontro major, onde foram tomadas as mais importantes decisões para o Festival da Canção 2007. Para dar uma ideia, a nível nacional, este evento está para o FC2007 como as reunião de chefes de delegações e grupos de referência, a 11, 12 e 13 de Março, está para o ESC2007.
Neste momento, já está definida a ordem de actuação, bem como as características gerais de todos os espectáculo, actuações extra-concurso, forma de apresentação da votação, etc., ou seja, tudo o que vamos ver no ecrã da RTP dia 10 de Março, a partir das 21 horas.
De qualquer maneira, as especulação a que assistimos de há um tempo para cá vai continuar, uma vez que os pormenores finais só serão revelados pela própria estação de televisão numa conferência de imprensa que irá acontecer mais tarde, em data ainda a anunciar.
Esperamos desenvolver esta informação em breve, assim que nos for divulgada mais informação.
A informação já confirmada até hoje
Aos poucos, algumas notícias nos foram mostrando o desenho final do Festival, embora muito ainda esteja encerrado nos cofres mais profundos de Cabo Ruivo. Recordemos aquilo que já é publico, do grande FC2007, apresentado, para variar por Isabel Angelino e Jorge Gabriel, numa casa onde já esteve, a Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.
No site oficial da RTP, foram publicadas as regras gerais para o FC2007:
- 10 produtores inteiramente responsáveis pelas 10 canções a concurso.
- As maquetes terão que ser entregues até 9 de Fevereiro e as versões finais até ao dia 19.
- Duração máxima dos temas: 3 minutos. Máximo de 6 pessoas em palco.
- Haverá um responsável pela área de styling. Letra em português com possibilidade de trechos noutras línguas.
- Nenhuma das canções poderá ser divulgada publicamente até ao espectáculo do dia 10 de Março. Se tal acontecer a canção em causa será desclassificada.
- O televoto terá duração de 20 a 30 minutos e o vencedor será escolhido integralmente por este método.
O secretismos em relação a alguns nomes participantes e algumas canções tem sido muito, mas nalguns casos, os nomes dos intérpretes e do temas que irão interpretar já são conhecidos:
- Produtor José Cid - Zé P. canta A ilha
- Produtor Ramón Galarza - Diogo T. canta É demais
- Produtor João Barbosa - Melo D. (tema desconhecido)
- Produtor Fernando Martins - Teresa Radamanto (tema desconhecido)
- Produtor Luís Jardim - Marta Plantier (tema desconhecido)
- Produtor Nuno Fiest - Vanessa e Henrique Feist (tema desconhecido)
A novidade da edição deste ano está exactamente na selecção, que dispensa o polémico júri e dá 100% da responsabilidade da escolha ao público português, não sendo ainda claro se os espectadores da RTP Internacional e África poderão também dizer de sua justiça, como aconteceu durante a Operação Triunfo.
Mas muito mais se saberá quando as decisões tomadas hoje forem divulgadas...
OLHEM NOVIDADES FRESQUINHAS....
ResponderEliminar“Os Corvos”, Edmundo Vieira and Filipa Cardoso, Raquel, “Triburbana” and “Luís e a Lata” are the names that were lacking of the Portuguese festival.
Later on more details about the titles of the song, the curriculum of some of this “top”c artists and more about the draw that took place this afternoon.
JMENDES