No passado dia 2 de Dezembro, a UER, na pessoa de Svante Stockselius, coordenador geral dos festivais, anunciou em conferência de imprensa o número de países que irá participar no Festival da Eurovisão 2007, que se realiza em Maio de 2007, em Helsínquia, Finlândia. E as novidades não podiam ser mais surpreendentes, apesar de já esperadas há muito: na lista provisória constam 43 países, um record nunca conseguido anteriormente. Recorde-se que a maior edição do ESC foi a de Kiev, com 39 participantes (que não foram 40 devido à desistência do Líbano).
Assim, se tudo correr sobre rodas, poderemos ver as actuações de: Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Georgia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Macedónia, Malta, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suiça, Turquia e Ucrânia.
Com a leitura atenta da lista, repara-se na estreia de Sérvia, Montenegro (agora independentes), Georgia e República Checa. Regressam a Áustria e a Hungria, ambas desistentes depois de 2005.
O Azerbeijão, muito falado para o debut este ano, acabou por ficar de fora, uma vez que até ao final do ano não será membro activo da UER, o que o impede de participar na Eurovisão 2007.
Tendo em conta estas novidades, a organização teve que mexer nas regras, uma vez que se excede os 40 previstos como limite máximo de participantes em 2004.
Teremos então uma massuda semifinal com 29 países, de onde, como habtualmente, sairão os 10 melhores classificados para a final.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Sem comentários
Enviar um comentário