Slider

[ESPECIAL 2024] Os acontecimentos mais marcantes de 2024

Continuamos o balanço do ano de 2024 com os acontecimentos que, segundo o ESCPORTUGAL, mais se destacaram durante o ano que terminou. Cinco acontecimentos do mundo da Eurovisão que, nos próximos dias, disputam o título de Acontecimento do Ano, com a votação disponível AQUI.

O ESCPORTUGAL convida a recordar todos os acontecimentos a votação. Vamos recordar:


Desclassificação de Joost Klein do Festival Eurovisão 2024
Apontado como um dos favoritos ao triunfo em Malmö, a postura de Joost Klein na conferência de imprensa após a semifinal ficou marcada por alguns momentos de tensão do artista. Ainda que tenha marcado presença no flag parade do ensaio geral da Final, o artista não atuou e foi revelado que Joost estava envolvido num conflito nos bastidores do concurso. A atuação do artista no jury show foi substituída pela prestação da semifinal e, apenas a poucas horas da Final, a EBU/UER revelou que o artista seria desclassificado do concurso. Posteriormente foi revelado que Joost Klein teria agredido (ou tentado agredir) uma repórter após a atuação na semifinal, ainda que a investigação do Ministério Público Sueco tenha sido arquivado por falta de provas. No entanto, esta foi a primeira vez que um artista foi desclassificado do Festival Eurovisão na semana da competição.


Protestos e apelos para a desclassificação de Israel do Festival Eurovisão 2024
A resposta de Israel ao ataque do Hamas a 7 de outubro levantou, dentro da comunidade eurovisiva, vários protestos contra a participação do país no Festival Eurovisão. No decorrer das finais nacionais, as emissoras da Islândia, Irlanda e Noruega receberam centenas de pedido de boicote ao concurso internacional, devido à presença de Israel, com vários artistas a ameaçar boicotar o evento (com destaque para Gate, Windows95Man e Bambie Thug) e protestos em várias finais nacionais. A polémica aumentou com a revelação da intenção do país em ser representado por um país com alusões ao ataque de 7 de outubro, com a EBU/UER a ameaçar desclassificar Israel caso a canção não fosse alterada, sendo que a situação foi resolvida com a intervenção do Presidente de Israel junto da KAN. Em Malmö, vários artistas boicotaram as atuações no Eurovision Village, com vários rumores sobre uma eventual recusa de Loreen em entregar o troféu a Eden Golan em caso de vitória. Na transmissão da semifinal, a transmissão da Bélgica (país cujo representante levou a palavra PEACE escrita no corpo) foi marcada por protestos, enquanto Eric Saade, na primeira semifinal, e Iolanda, na Grande Final, atuaram com motivos palestinianos. Também Bambie Thug tentou atuar no concurso com uma mensagem na maquilhagem, sendo obrigada a retirá-la pela organização. Contudo, Israel continuou no concurso, com Eden Golan a alcançar o 5.º lugar na Final com "Hurricane".


Quarta presença consecutiva de Portugal para a Final da Eurovisão
Vencedora do Festival da Canção 2024, Iolanda representou Portugal no Festival Eurovisão 2024 com "Grito". A concurso na primeira semifinal, a candidatura portuguesa alcançou o 8.º lugar na semifinal com 58 pontos, com destaque para os 12 do Luxemburgo e tendo sido pontuado por todos os países excepto a Suécia, sendo o quarto apuramento consecutivo de Portugal para a Grande Final, algo inédito na história. Na Final, "Grito" alcançou o 10.º lugar com 152 pontos, sendo a 12.ª vez que Portugal ocupou um lugar entre os 10 primeiros classificados na Grande Final em 55 participações.



Resultado histórico de Portugal no Festival Eurovisão Júnior
Com nove participações no concurso infanto-juvenil, Portugal apenas conseguira um lugar entre os 10 primeiros classificados (8.º em 2022) nas primeiras oito participações, sendo que apenas em duas ocasiões não ficou no botton 3 da competição. Vencedora do The Voice Kids, Victoria Nicole representou Portugal com "Esperança", canção composta pela própria e com arranjos de Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco, tendo alcançado o melhor resultado de sempre: o 2.º lugar com 213 pontos. A canção portuguesa, que foi interpretada em português e espanhol, ficou em 5.º lugar na votação do júri (96), onde foi a favorita do júri da Alemanha, sendo a primeira vez que Portugal recebeu um twelve points, e venceu a votação online (117).



Tensão nos bastidores da Final do Festival Eurovisão 2024
Com a polémica em torno da desclassificação dos Países Baixos e da participação de Israel a atingirem o auge na véspera da Grande Final, os bastidores de um ensaio geral da Final ficaram marcados por várias tensões entre várias delegações. A gravação de artistas nos bastidores por um repórter israelita fez com que Bambie THug, Nemo e Marina Satti falhassem o flag parade do ensaio, com a representante irlandesa a confirmar que se reuniram com a EBU/UER devido à situação. Nessses instantes, a AVROTROS emitiu um comunicado sobre o "ambiente seguro" na arena, com a imprensa norueguesa a vançar que os representantes da Grécia, Irlanda, Noruega, Portugal, Suíça e Reino Unido ameaçaram boicotar o concurso, tendo chegado a acordo a poucos minutos da Final. Ainda que algumas estações tenham desmentido a situação, Magnus Bormark, membros dos Gate, confirmou as negociações com a organização que foram lideradas por Nemo. Posteriormente, várias emissoras solicitaram esclarecimentos à EBU/UER, entre elas a RTP.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte/ Imagem e Vídeo: ESCPORTUGAL
1
( Hide )
  1. Dinho18:33

    Para mim os dois acontecimentos mais marcantes foram o regresso do Luxemburgo e principalmente os doze pontos que Portugal deu a Israel no televoto! Adorei! 😋

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.