Slider

ESC2025: NeonoeN desistem da participação no Festival Eurovisão 2025

  

 Os NeonoeN anunciaram a sua desistência da participação no Festival Eurovisão 2025. Os representantes de Montenegro em Basileia serão anunciados nos próximos dias pela RCTG.

Dias depois do triunfo no Montesong 2024, onde adquiriram o direito de representar Montenegro no Festival Eurovisão 2025 com "Clickbait", os NeonoeN anunciaram, nas redes sociais, a desistência da participação em Basileia. O anúncio acontece dias depois da RTCG ter emitido um comunicado sobre uma possível violação do regulamento da EBU/UER com a revelação do tema no ano passado num festival de música.
"Caros,

No melhor interesse público, com o desejo de acabar com a incerteza e mais uma vez contribuir para a música que nos trouxe aqui, informamos que nos retiramos voluntariamente da participação na Eurovisão. A RTCG, de acordo com o regulamento, escolherá outro representante, e seremos os primeiros a desejar-lhe boa sorte e a dar-lhe todo o apoio.

A vitória no Montesong trouxe-nos uma publicidade cujo tipo e alcance não escolhemos, nem pudémos controlar. Gostaríamos de salientar, e os factos confirmam-no, que a atuação ao vivo da versão da canção não prejudicou o processo no Montesong em si, nem poderia ter influenciado o seu resultado final e a nossa classificação. O facto é que houve muitos exemplos semelhantes e que a EBU sempre decidiu que estas músicas poderiam participar (uma até ganhou na Eurovisão), porque não tinham vantagem competitiva sobre as outras, o que é claro para todos.

No entanto, simplesmente não queremos fazer parte de nenhuma história fora da música, nem promover o trabalho do nosso autor desta forma.

A Eurovisão nunca foi um objectivo em si para nós. Alargar o campo da nossa atividade musical, sim

O Festival Montesong organizado pela Associação de Artistas trouxe 16 temas inéditos e esse é o seu maior valor.

Gostaríamos de agradecer à administração da RTCG pela boa vontade e intenção de nos dar espaço para outras opções. Acreditamos que compreenderão a nossa decisão de desistir da Eurovisão e também lhes agradecemos por isso.

Especial e imensa gratidão pelo apoio dos colegas músicos, amantes da boa música, amigos, conhecidos, jornalistas e do público em geral do Montenegro e do estrangeiro, que nos deram força nos últimos dias. As nossas famílias, juntamente connosco, viveram todo o esplendor e desespero deste processo e agora é tempo de retribuir e dedicarmo-nos a elas da forma certa.

CLICKBAIT continuará a viver como single musical, mas também temos medo dele como fenómeno social contemporâneo.

Mais uma vez, obrigado a todos. Agora vamos todos apoiar Montenegro na Eurovisão!"

Montenegro conta com 12 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Turim, o país fez-se representar por Vladana Vucinic e "Breathe", tema que não foi além do 17.º (e penúltimo) lugar com 33 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (11) e o 14.º lugar no televoto (22), sendo apenas pontuada por três países: Sérvia, Espanha e Macedónia do Norte.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTCG / Imagem: Eurovision.Tv / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.