A final do Eurovizija.LT acontecerá na Žalgiris Arena, a maior arena coberta dos países bálticos e com capacidade para 20 mil espectadores em concertos.
A segunda maior cidade da Lituânia, Kaunas, será a cidade anfitriã da Grande Final do Eurovizija.LT, com a gala final do processo de seleção para Basileia a ser realizado na Zalgiris Arena. O recinto, com capacidade para 20 mil espectadores, é a maior arena dos países bálticos, tendo inclusive maior capacidade que o St. Jakobshalle, sede do Festival Eurovisão 2025.
A competição contará com quatro a cinco eliminatórias, que decorrerão em janeiro nos estúdios da LRT em Vilnius, com a data da Grande Final a ser ainda desconhecida. Contudo, nas próximas semanas, a emissora lituana revelará novos detalhes da competição, com a lista final de concorrentes a ser finalizada durante esta semana, ainda que os concorrentes possam desistir até 20 de dezembro.
Inaugurada em 2011, a Žalgiris Arena é uma arena polivalente multiusos com capacidade para 15 552 espectadores, em jogos de basquetebol, e até 20 mil em concertos. Além de ter sido a sede das semifinais e da Final do 37.º Campeonato Europeu de Basquetebol, a arena tem sido palco de alguns dos principais concertos na Lituânia, recebendo cantores como Elton John, Marilyn Manson, Red Hot Chili Peppers e Robbie Wiliams. A 5 de dezembro de 2015, o grupo lituano SEL teve a maior audiência da historia da arena, ao contar com 20 517 espectadores.
Estreante em 1994, a Lituânia conta com 24 participações no Festival Eurovisão, registando 16 presenças na Grande Final e o 6.º lugar de 2006 como melhor resultado. Em Malmö, Silvester Belt representou o país com "Luktelk": depois do 4.º lugar na semifinal, a candidatura ficou em 14.º lugar na Grande Final com 90 pontos, fruto do 10.º lugar no televoto (58) e o 17.º no júri (32), tendo recebido 7 pontos do júri português
Fonte: Eurovoix / Imagem: Eurovision.tv / Vídeo: YouTube
Sem comentários
Enviar um comentário