Os eleitores do cantão de Basileia decidiram hoje a favor do financiamento da cidade ao Festival Eurovisão 2025.
A Suíça realizou, durante o dia de hoje, uma série de referendos aos seus leitores, com os cidadãos a helvéticos a decidirem a expansão da rede rodoviária do país e a mudança na lei dos proprietários, enquanto os eleitores do cantão de Basileia decidiram ainda o financiamento do Festival Eurovisão 2025. A proposta foi avançada pelo partido ultraconservador União Democrática Federal da Suíça que levou o financiamento de 37 milhões de euros ao Festival Eurovisão a referendo, frisando que o concurso internacional é um "evento de propaganda".
Contudo, ao contrário do pretendido pelo UDFS, o financiamento do Festival Eurovisão 2025 foi aprovado por 66,6% dos votantes, com 38 186 votos, enquanto 19 172 votantes (33,4%) manifestaram-se contra o financiamento. O "Sim" ganhou mesmo em todas as zonas, com destaque para a cidade de Basileia com as opções divididas por 67,49% dos votos, enquanto em Bettingen apenas 76 votos separaram as duas opções.
De realçar que Esteermann, chefe de comunicação do evento, havia avançado que a rejeição do financiamento ditaria o cancelamento de vários eventos paralelos, como o Eurovillage, havendo ainda a baixa probabilidade de transferir a organização para outra cidade helvética, desmentindo o cancelamento das semifinais conforme chegou a ser referido na imprensa.
Sem comentários
Enviar um comentário