A emissora eslovena RTVSLO confirmou, esta tarde, a sua participação no Festival Eurovisão 2020 e abriu as inscrições do EMA FREŠ, fase preliminar do EMA 2020.
A emissora estatal da Eslovénia confirmou, esta tarde, a sua participação no Festival Eurovisão 2020, tornando-se no 21.º país oficialmente confirmado no evento. Além da confirmação, a emissora confirmou a utilização do EMA 2020 como final nacional, tal como tem acontecido nos últimos anos, mas abriu as inscrições para uma fase preliminar da competição nacional.
O EMA FREŠ está aberto a artistas até aos 26 anos de idade e que não tenham lançado mais do que três canções protegidas por direitos de autor, devendo enviar um vídeo de inscrição até 19 de setembro. A RTVSLO colocará gravações nos sites e páginas da emissora diariamente, lançando uma votação diária, com os vencedores diários a disputarem uma competição semanal. O vencedor de várias rodadas conquistará uma vaga no EMA 2020.
Por outro lado, todos os artistas que não cumpram os critérios do EMA FREŠ poderão enviar a sua candidatura para o EMA 2020 até 20 de novembro, sendo que a RTVSLO revelará mais detalhes sobre o formato nas próximas semanas.
Até ao momento, 21 países confirmaram provisoriamente a participação no Festival Eurovisão 2020: Albânia, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovénia Espanha, Finlândia, Geórgia, Holanda, Israel, Lituânia, Noruega, Reino Unido, República Checa, São Marino, Sérvia, Suécia e Suíça. Também Bielorrússia, Estónia, Hungria, Montenegro, Portugal, Roménia e Ucrânia revelaram pormenores sobre as finais nacionais, mas não foi confirmada a participação no Festival Eurovisão. Por outro lado, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia e Luxemburgo estão oficialmente de fora do evento.
Participante desde 1993, a Eslovénia entrou em 25 edições do Festival da Eurovisão, tendo por 14 ocasiões disputado a Grande Final onde o melhor resultado foi o 7.º lugar alcançado em 1995 e 2001. Em Telavive, Zala Kralj & Gašper Šantl e "Sebi" foram os representantes da Eslovénia, terminando em 15.º lugar com 105 pontos, 3 deles oriundos do júri português.
Fonte: RTSVLO/Eurovoix/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube
Sem comentários
Enviar um comentário