A emissora estatal da Bielorrússia pondera realizar uma seleção interna para o Festival Eurovisão 2020, depois de vários anos a apostar no Eurofest.
Com o Eurofest 2019 agendado para 7 de março, a emissora estatal da Bielorrússia já está a preparar a participação do país no Festival Eurovisão de 2020. Segundo declarações de Ivan Eismont, chefe do departamento de relações públicas, garante que a BTRC pondera deixar de realizar uma seleção aberta no próximo ano: "Estamos a trabalhar numa série de formatos, mas os planos para o futuro mais próximo não contemplam realizar seleções nacionais abertas. Se esta decisão for tomada, a partir do próximo ano, o representante da Bielorrússia será nomeado internamente, como feito em muitos países europeus".
Contudo, a BTRC continuará a receber candidaturas para o certame: "Os interessados poderão enviar-nos as canções a qualquer momento, seguindo os regulamentos da EBU/UER no que diz respeito à competição internacional" frisou Ivan, revelando que a emissora prepara-se para o lançamento de talent-shows como o The Voice ou o X Factor nos próximos meses. Agendado para 7 de março, o Eurofest 2019 contará com dez participantes, sendo que a votação estará exclusivamente a cargo do júri.
Aceda, de seguida, aos dez candidatos apurados para o Eurofest 2019:
1. Michael Soul
2. Provocation
3. Eva Kogan
4. Sebastian Roos
5. Zena
6. Alyona Gorbacheva
7. Aura
8. Emmanuel Imagbe
9. NAPOLI
10. KeySi
1. Michael Soul
2. Provocation
3. Eva Kogan
4. Sebastian Roos
5. Zena
6. Alyona Gorbacheva
7. Aura
8. Emmanuel Imagbe
9. NAPOLI
10. KeySi
Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 15 participações no certame europeu, tendo apenas cinco participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Lisboa, o ucraniano Alekseev representou a Bielorrússia com "Forever" tendo falhado o apuramento para a Grande Final, terminando em 16.º lugar com 65 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Honestamente acho que devia ser obrigatório ter sempre uma final nacional em todos os países... Acho que o público devia ter sempre algo a dizer...
ResponderEliminarO problema com as finais nacionais e que artistas famosos e de renome nao accedem a participar mesmo que tenham interesse no eurofestival o que ao meu ver afeta negativamente a qualidade do festival
Eliminar