NBC e Matay lideram as preferências do Festival da Canção 2019 com as maiores taxas de aprovação no Youtube. Conan Osíris lidera o número de gostos... e de não gostos.
Lançadas na passada segunda-feira, as 16 canções do Festival da Canção 2019 têm estado ao rubro nas redes sociais. "Telemóveis", de Conan Osíris, é a mais mediática, liderando tanto no número de gostos (8550) como no número de não gostos (1200), o que se traduz numa taxa de aprovação de 87,6%, sendo superada por outras cinco canções. "Igual a Ti", defendida e composta por NBC, é a favorita dos internautas com uma taxa de aprovação de 96,04% (1190/49), com uma curta margem para "Perfeito", tema interpretado por Matay, que conta com 94,66% (1171/66).
Calema (94,6%), João Campos (90,64%) e Filipe Keil (89,64%) seguem-se nas preferências, enquanto Dan Riverman (72,45%), Mila Dores (71,92%) e Surma (67,86%) dão voz aos temas que menos agradaram aos internautas.
Aceda, de seguida, aos valores:
"Igual a Ti" - NBC - 96,04% (1190|49)
"Perfeito" - Matay - 94,66% (1171|66)
"A Dois" - Calema - 94,60% (4995|285)
"É o Que É" - João Campos - 90,64% (979|101)
"Hoje" - Filipe Keil - 89,64% (658|76)
"Telemóveis" - Conan Osíris - 87,69% (8550|1200)
"Mar Doce" - Mariana Bragada - 87,24% (506|74)
"Mundo a Mudar" - Madrepaz - 84,64% (452|82)
"Mais Brilhante Que Mil Sóis" - Ela Limão - 79,34% (361|94)
"Inércia" - Ana Cláudia - 76,48% (426|131)
"O Jantar" - Marlon - 75,97% (389|123)
"O Meu Sonho" - Soraia Tavares - 74,28% (465|161)
"Lava" - Dan Riverman - 72,45% (292|111)
"Debaixo do Luar" - Mila Dores - 71,92% (246|96)
"O Lugar" - Lara Iaquiz - 70,96% (286|117)
"Pugna" - Surma - 67,86% (644|305)
A música do Matay até e gira, mas super Disney e muitoooooo inspirada no Amar Pelos Dois
ResponderEliminarSe é bonita, bem cantada e super Disney tem de ser mesmo essa. Portugal só lá vai com canções de cinema.
EliminarSe eu fizer um vídeo com 20 visualizações e tiver 19 pessoas a gostar e 1 a não gostar, bato estes recordes todos.
ResponderEliminarA minha taxa de aprovação também será óptima. O meu vídeo não traduz é interesse nenhum.
Não me levem a mal, mas esta análise é altamente falaciosa
Reforçando o meu post de há pouco...
ResponderEliminarVamos imaginar que todos os likes se traduzem em votos (já que os dislikes não podem votar).
É melhor ter 8 mil e tal votos e uma taxa de aprovação de 86% ... Ou ter mil votos e uma taxa de aprovação de 96%?
Sinceramente, não percebi o objectivo deste artigo.
Isto faz me lembrar em 2014 quando fizerem um artigo em que o vídeo com a menos taxa de aprovação era da Áustria. E guess What!? Ganhou a Áustria!
EliminarVamos ser sinceros... Apesar de haver muita especulação da parte dos portugueses em relação à canção do Conan Osíris, é inquestionável que os estrangeiros que fazem reviews do Festival da Canção ficam intrigados com "Telemóveis" e parece que a sensação deles é "primeiro estranhas-se e depois entranha-se", acabando por destacarem a canção, muitas vezes, como a melhor do FDC 2019. É assim: isto parece que nos está a dar, outra vez, a mesma sensação em relação a "Amar Pelos Dois" na pré-época eurovisiva, que acabou por vencer o ESC em 2017; porém, será demasiado sedo para alimentarmos esperanças de que realmente vai ser outro feito histórico ou que a canção é mesmo boa a esse ponto? Eu pessoalmente gosto bastante dela e gostaria de ver o ESC 2020 em Portugal, mas isto é de nos questionarmos!
ResponderEliminarSou o anónimo 22:55.
EliminarCorreção na linha 16: *cedo!
Isso é verdade, a Alesia Michelle no seu canal do Youtube adora a música do Conan e diz que um bom staging pode levar Portugal a vencer outra vez a Eurovisão. De relembrar, que a Alesia previu a vitória do Salvador em 2017 ainda ele tinha acabado de ganhar o Festival RTP e andava a ser odiado e gozado por meio mundo. Gosto muito das reviews desta blogger norte-americana, é imparcial e faz análises muito acertadas.
EliminarNão te fies nos estrangeiros, no ano passado "O jardim" também estava nos tops, era a melhor dos big5 e etc, no fim foi o que foi...
EliminarQualquer escolha vai ser incerta, que a música do Conan pelo menos parece ter suscitado paixões e curiosidade em alguns estrangeiros, suscitou (mais que as outras por ter o fator "isto é estranho"), mas se a rtp falhar e o stagging não for bom a canção não têm qualquer hipótese.
Em todo o caso acho muito cedo para falar de "vitória na eurovisão", Chipre quer repetir o sucesso de Fuego, há rumores na Rússia que Sergey "Bait" Lazarev vai voltar este ano e Itália têm Il Volo em Sanremo, prontos a conquistar o troféu que perderam em 2015, para não falar dos que fazem sempre sucesso entre os júris, Austrália e Suécia, pesos pesados da eurovisão. Este ano parece que vai ser muito competitivo...
Quero só acrescentar que o fator "Isto é estranho" que falei é uma coisa boa, foi por a música da Netta ser estranha que a tornou o vídeo viral pouco depois de ser publicada no youtube
Eliminar23:38 o jardim nao estava nos tops nem teve a mesma reacção. E a do conan, à diferenca dessa, parece uma cançao que está acabada.
EliminarÉ verdade não houve o hype que a música do Conan está a ter o ano passado, isso é inegável.
EliminarMas a Telemóveis tb não está nos tops europeus, porque os tops neste momento são só duas canções (Espanha e Albânia), por isso é difícil analizar.
Nos top 16 do fdc que alguns euro fãs fizeram há algo consistente, a do Conan está no top5, mas poucas vezes é o número 1, há quem queira prefira a do NBC ou Matay, houve um caso de adorarem Surma, mas tb houve um caso em que a música do Conan esteve no 15° lugar.
Por isso eu sou muito céptico dos comentários dos estrangeiros e não me vou iludir com a "segunda vitória de portugal na eurovisão", ainda não sabemos como funciona no palco, nem planos de câmara, nem como vai vestido e muito menos a concorrência a nível europeu.
Pertinente. Mas mais importante que avaliar por likes/dislikes ou por views, é ver a relação comentários/visualizações. Isso é que dá um bom indicador de não indiferença e era aí que Portugal ganhava claramente à Itália em 2017 e que me fez suspeitar desde cedo que o televoto no Salvador ia surpreender tudo e todos. Afinal, quem tinha 100 milhões de visualizações terminou em 6° no televoto.
ResponderEliminarOra nem mais. E se há coisa que o Conan não está a gerar é indiferença. Já dizia alguém, falem bem ou mal, o que interessa é que se fale. O Salvador que o diga.
EliminarE ainda não se apresentou ao vivo... Se for algo vulgar, a canção pode seguir mas o fenómeno morre ali. A aposta no carisma do Conan tem de ser total. Por isso é que acredito que devia dispensar o bailarino do costume.
EliminarO bailarino faz parte da apresentação do Conan. Ele é essencial para mostrar às pessoas que a música serve para dançar.
EliminarO Conan e a Surma lideram esse indicador de não indiferença. 0,61 e 0,54 respectivamente. A grande distância dos restantes.
ResponderEliminarPara mim o NBC tem uma das vozes mais interessantes no leque de cantores deste ano e a canção é muito boa. Como representante no ESC acho que era capaz de fazer boa figura associado a um "staging".
ResponderEliminarNo entanto ter uma maior taxa de aprovação pode não ser uma coisa boa para ESC, uma vez que significa que não mexe muito com as pessoas, o que não acontece com a musica do Conan Osiris. A música do Conan mexe muito mais, tanto pela sonoridade como pelo cantor, como por alguns preconceitos instituídos (e que me parece que ainda vão tomar proporções maiores depois da actuação ao vivo) o que pode ser "bom" para causar impacto no ESC. Outra coisa que afeta a aprovação de Telemóveis é o confronto directo com toda a comunidade de fãs dos Calema (e vice-versa).
Pessoal este ano a Finlandia tem um grande representante Darude,portanto este ano penso que com a grande prestação em palco de Darude e Sebastian a vitoria possivelmente será deles.
ResponderEliminarEu acho que a Finlândia só voltará a ganhar daqui a 200 anos, se ainda houver festival. Portugal idem, idem,aspas,aspas.
ResponderEliminar