A RTP revelou, esta tarde, o regulamento do Festival da Canção 2019. Dezasseis compositores estarão a concurso, sendo que dois serão escolhidos por concurso aberto.
A emissora nacional portuguesa RTP revelou, esta tarde, o regulamento do Festival da Canção 2019, certame que selecionará os representantes de Portugal no Festival Eurovisão 2019. Seguindo o modelo adoptado nos últimos anos, a próxima edição contará com a participação de 16 compositores: 14 por convite direto e 2 por submissão de propostas.
A RTP será a responsável pelo convite a 14 compositores para que apresentem uma canção original e inédita, sendo que, tal como nos anos anteriores, serão os compositores a definir os respetivos intérpretes. Por outro lado, o concurso contará com dois participantes oriundos da livre submissão de canções: uma das candidaturas será selecionada através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 31 de outubro, sendo que o compositor selecionado deverá apresentar a concurso uma canção inédita; a última vaga resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções inéditas.
Todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, que tenham ou não trabalhos publicados poderão candidatar-se à última vaga do concurso. A submissão destas candidaturas faz-se através de maquetas a enviar para o email: festival2019@rtp.pt, com o limite de envio marcado também para 31 de outubro. Tal como nos últimos dois anos, a RTP permite canções noutras línguas que não o português.
O Festival da Canção 2019 será constituído por duas semifinais, com 8 canções cada, sendo que a Grande Final, cujo local também não foi divulgado, contará com as quatro canções mais votadas de cada uma das eliminatórias.
O Festival da Canção 2019 será constituído por duas semifinais, com 8 canções cada, sendo que a Grande Final, cujo local também não foi divulgado, contará com as quatro canções mais votadas de cada uma das eliminatórias.
Aceda AQUI ao regulamento na íntegra.
Fonte e Imagem: RTP
Lá vamos nós levar com 16 cópias baratas de amar pelos dois
ResponderEliminarPelo menos a dúvida se iríamos participar foi resolvida!
ResponderEliminarO ano passado foi bem injusto parecia feito a nossa música era de longe melhor que a que ganhou mas para ganharmos novamente precisamos de artistas completos como a Aurea é compositores excelentes como o Rui Ribeiro . Porque se não , não vamos conseguir .
EliminarPor mim se fosse a vocês convidava o Rui Ribeiro como compositor e a Aurea como intérprete ou intérprete e compositora.♥
Sera que vai haver so 1 final? Escportugal perguntem à rtp
ResponderEliminarEstá explícito no regulamento:haverão 2 semifinais e 1 final num local/locais ainda a definir.As semifinais serão em Fevereiro e a final do FC em Março.
Eliminarvamo lá ler com olhos de gente: "O Festival da Canção 2019 será constituído por duas semifinais, com 8 canções cada"
EliminarIsto já me cheira a musicas secantes, com arranjos antigos e sem nenhuma hipótese na eurovisão
ResponderEliminarVerdade
EliminarPelo menos cortaram no numerod e musicas. O ano passado so a da Claudia e que se safava e la tinhamos nos que puvir mais umas 13 secantes
ResponderEliminarMedo...
ResponderEliminarO Carlao esteve no juri o ano passado porque nao o convidam? O Hip hop e o trap sao populares cá agora, (basta ver o que vai parar às tendencias PT) seria excelente se convidassem algum compositor do genero, nem que fosse para trazer alguma diversidade...
ResponderEliminarOutra vez o convite só a compositores...seria mais justo termos uma semi final só para compositores e outra para quem quisesse participar.
ResponderEliminarAí está uma excelente ideia, apoio esse conceito
EliminarIsso é que é utilizar o cérebro, Anónimo 22:13!! Ó RTP, passa por cá para ficares iluminada com os cérebros deste nosso ESCPortugal! Mais, cá para mim, e por uma questão de justiça, os convidados também têm de apresentar a maqueta até dia 31 de Outubro, que é já daqui há dois dias! Depois os fãs assistem a uma seca monótona de canções sem originalidade alguma! Se só agora publica o regulamento, a RTP deveria de apresentar um prazo até dia 31 de Dezembro, pelo menos, para assim haver trabalhos mais maduros!
EliminarSó digo uma coisa:
ResponderEliminar- convidem a Blaya (soube quem era esta semana e tem potencial a nível nacional e internacional)
A Blaya é uma excelente bailarina e dava um show do caraças, a voz não é nada por aí alem mas com um coro a dar apoio nem se nota.
EliminarO Conan Osiris também era capaz de fazer sucesso no mundo eurovisivo
EliminarConan Osiris é fantastico ! Concordo
Eliminarai queredo! a Blaya? lololol
EliminarDeviam ter mudado a fórmula de cálculo das votações. Com o público a decidir, vamos levar outra vez com os Viva la Diva (escolha do público contra a canção que nos daria a vitória em 2017) ou O Jardim (escolha do público que nos trouxe o último lugar em 2018).
ResponderEliminarA decisão final devia ficar nas mãos do público profissional.
Discordo totalmente, o público português têm de se responsabilizar pela sua escolha.
EliminarSe este ano ganhou O Jardim a culpa é do público que não votou na Para amar eu não preciso de nada.
É assim que funciona a democracia, para o bem e para o mal, foi isso que o povo escolheu aguentem-se à bronca
Concordo. Votei no Jardim, estava dividido entre a claudia e a catarina mas escolhi a claudia. A culpa nao foi nossa, a performance foi fraquinha mas ha que ter em conta que o discurso que o Sobral teve nos dias antes da final nao ajudou.
Eliminar22:05 Pois é... no fundo, concordo que o pessoal que entupiu as linhas a votar primeiro no Piçarra e depois na sua amiga Isaura merecem a fraude cometida por ele e o último lugar obtido por ela, mas custa pensar que, se dependesse do público português, Portugal nunca teria ganhado a Eurovisão e, a manter-se este critério, só voltará a enviar uma boa canção se o júri profissional acautelar uma grande margem de distância entre as melhores canções e os teen idols que estejam a concurso.
EliminarNem valerá a pena escrever uma canção que não seja em português. O júri tratará de a aniquilar...
ResponderEliminarSe continuar o julio isidro claro !!!
Eliminarjá estou a ver a rtp a suar só de pensar que se comprometeu a fazer a final do festival durante 4 anos fora de Lisboa.. o desinvestimento já se vê com a redução de músicas a concurso.. enfim, voltamos ao cotume
ResponderEliminarTirem o Julio Isidro do juri. Os compositores têm pouco tempo, só até dia 31 de outubro? Enfim
ResponderEliminarLá começa tudo a falar mal...estes tugas não mudam...Qualquer notícia que saia, é só pessimismo e falar mal. Volto quando sair a lista de compositores para rir-me um pouco com os comentários :D
ResponderEliminarConcordo plenamente. E tantos falam ser ler o regulamento.
Eliminar12:25 Anonimo, o que é que te diz nestes comentários todos que muita gente não leu regulamento"? O teu comentário diz-me que tens falta de argumentos, mas és livre de dar um exemplo.
Eliminar19:57 Mesmo. O melhor é só falarmos bem. Assim é que andamos para a frente. Aliás, eles não mudaram o FC para um festival diferente em 2017 por tanta gente falar mal, nem nada :)
EliminarEspero que a Daniela Mercury seja convidada! 🙌
ResponderEliminarConcordo plenamente. Seria uma grande mais valia.
EliminarDaniela Mercury para JURADA. Sem duvida. Tem outra mentalidade, mais aberta, sem pudores..
EliminarA publicação da RTP faz-me crer que não vao mudar nada e acham que está tudo perfeito. Como é possivel pensarem que as cançoes do ano passado foram muito diferentes entre si?
ResponderEliminarquando serao conhecidos os compositores??
ResponderEliminarAcho que a gente deveria esperar quais são os compositores antes de dizer alguma coisa, lembro-me quando em 2017 tudos diziam que só Nelly Furtado podería fazer ganhar Eurovisão a Portugal e quando diziam que "O jardim" era melhor que "Amar pelos dois" e tudos sabemos o que em realidade passou
ResponderEliminarEu sou de opinião de que a RTP devia voltar ao processo antigo de selecionar canções e não compositores. Estes até podem ser muito bons a compor as suas canções, mas nem sempre estão inspirados para escrever propositadamente para um festival de cantigas.
ResponderEliminarNem mais. Mas já ganhamos com este sistema, agora é que a RTP nao muda mais...
EliminarEstou curioso em saber o que os Sangre Ibérico apresentariam para poderem representar o País na Europa/Mundo.
ResponderEliminarO Rui pego está no juri da Antena 1...uau. Boa medida.
ResponderEliminarRui Pego Pai
Eliminar"A decisão sobre a forma final de apresentação em palco de cada canção é da exclusiva
ResponderEliminarresponsabilidade da RTP"
RTP, contacta a Elaisa (uma das poucas cantautoras do País!): https://www.youtube.com/watch?v=eQy6VNYryLo Mais músicas: https://www.youtube.com/user/Elaisainferu/videos
ResponderEliminarAntes de escrever e de votar no FC2019, devia ser obrigatório ler o comentário do Anónimo das 15:16.
ResponderEliminar