A EBU/UER aprovou a menção proposta pela emissora kosovar RTK para adquiri o estatuto de Membro Ativo, algo que será votado em dezembro. Em caso de aprovação, o Kosovo fica apto para participar no Festival Eurovisão.
O Kosovo está mais perto de uma eventual estreia no Festival Eurovisão. Durante a Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão, que decorreu nos últimos dias em Tirana, os organismos representados na instituição aprovaram uma menção da emissora kosovar RTK para adquirir o estatuto de Membro Ativo da EBU/UER, tendo ficado a votação agendada para a Assembleia Geral que decorrerá em dezembro.
Em caso de aprovação, o Kosovo fica apto para participar no Festival Eurovisão, algo que, a acontecer, se tornará na primeira estreia europeia desde a entrada do Azerbaijão e São Marino em 2008. De realçar que, recentemente, diversos organismos de radiodifusão manifestaram apoio à emissora kosovar para a adesão à EBU/UER, enquanto a Bósnia-Herzegovina e a Sérvia se opuseram à adesão.
De realçar que, um dos grandes entraves à adesão da RTK à EBU/UER, é o facto do Kosovo não ser membro da ONU, o que por sua vez impossibilita a sua adesão à União Internacional das Televisões. A Rússia, país que considera "ilegal" a independência do Kosovo, tem usado o seu direito ao veto para prevenir qualquer reconhecimento da ONU, tornando impossível qualquer possibilidade de reconhecimento da independência.
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google
Sem comentários
Enviar um comentário