Benjamin Ingrosso e "Dance You Off" receberam os 12 pontos de Portugal no Melodifestivalen 2018.
A final do Melodifestivalen 2018, a decorrer na Friends Arena (Estocolmo), prossegue a todo o vapor e o júri internacional, responsável por 50% da votação, já ditou o seu veredicto. Entre os 11 países que votaram esta noite esteve, pela primeira vez, Portugal. O júri português, representado por Gonçalo Madaíl, coordenador geral do Festival da Canção, foi o último a anunciar a sua votação.
Conheça, de seguida, a votação do júri português:
1 ponto: John Lundvik - "My Turn"
2 pontos: Martin Almgren - "A Bitter Lullaby"
3 pontos: Renaida - "All The Feels"
4 pontos: Margaret - "In My Cabana"
5 pontos: Samir & Viktor - "Shuffla"
6 pontos: Jessica Andersson - "Party Voice"
7 pontos: LIAMOO - "Last Breath"
8 pontos: Mariette - "For You"
10 pontos: Felix Sandman - "Every Single Day"
12 pontos: Benjamin Ingrosso - "Dance You Off"
Fonte :SVT/ Imagem: SVT
Dão 12 pontos a uma canção que não querem ver num FC por exemplo xD Make Sense
ResponderEliminaro juri Português vota sempre em fast food music na Eurovisao, mas no Festival da Canção nunca...se fosse a Catarina Pereira a cantar Party Voice nem 1 ponto levava...mas aqui o Gonçalo da 6...se acha que merece então para o ano gostava de ver autores que escrevem musica desse género no Festival
ResponderEliminarPois eu também!!!
EliminarSó para dizer que concordo com os comentários anteriores...uma palhaçada os critérios dos jurados portugueses.Já o ano passado deram 12 pontos ao Azerbaijão mas depois defendem que tudo tem que ser cantado em português e não ter grande espalhafato.
ResponderEliminarEm relação à canção:vale mais pela actuação e pelo intérprete do que propriamente pela qualidade da mesma.Provavelmente qualifica-se, mas é muito arriscado para a Suécia mandar algo assim, depois de ano passado ter ganho na Eurovisão uma canção que era completamente o oposto desta.E convenhamos, a "fórmula pop sueca" já está a dar os últimos cartuchos.
Acho que na final vai ficar-se pelo meio da tabela.
O grande problema na questão da língua junto do juri em portugal, mais do que a discussão de "deve ser na língua do país ou não" é a questão da legalidade/justiça do processo.
EliminarIndependentemente de concordarmos ou não, o que é certo é que no regulamento é permitida a participação com línguas estrangeiras... ou seja, em situação de justiça, a língua não poderá ser um fator.
Mas sabemos bem que isso não acontece. O júri, deliberadamente, coloca músicas não cantadas em português no fundo da tabela. Isso a mim, soa-me a ilegalidade porque as pessoas destacadas para avaliar não estão a cumprir com o regulamento; estão a avaliar músicas perfeitamente dentro dos parâmetros como se estivessem a quebrar uma regra... mas é uma regra que não existe, a não ser na cabeça deles.
E faz-me confusão como é que a RTP sabendo isto, não age em conformidade e resolve o assunto. Leva a crer que a presença desta regra no regulamento existe apenas para calar os que são a favor de outras línguas, quando na realidade sabem que isso nunca acontecerá!
Esta questão da diferença na tendência de voto do júri cá ou para outros países é mais um exemplo da não conformidade de opiniões. Primeiro porque estão a avaliar pessoas diferentes, com gostos e opiniões dissociadas; e segundo porque nem sabemos bem se o júri, na sua totalidade, vota pelo gosto pessoal ou por estratégia (votos de vizinhança ou votos para anular concorrentes diretos são coisas que já vimos algumas vezes). O objetivo do voto é diferente, por isso o critério também pode divergir.
De qualquer forma as opções no caso da Suécia também não gritavam diversidade e inovação... por isso enfim, não é fácil de avaliar quais os critérios aqui!!
É verdade, Portugal deu 12 pontos ao reino unido em 1996 e nunca na vida uma canção daquelas ganharia o Festival da Canção.
ResponderEliminarEm defesa do júri português:
ResponderEliminarOs membros que compuseram este jurado não foram os mesmos que votaram nas semifinais ou finais destes últimos dois anos.
O Gonçalo Madail, por exemplo, não votou em nenhum dos festivais da canção deste ano ou do ano passado.
Mas concordo que deve ser criticado o puritanismo do jurado português quando alguém se atreve a cantar noutra língua ou a ter um som eletrónico.
Acho que um dos grandes motivos da "velha guarda" da música portuguesa não gostar da música da Isaura é precisamente porque têm um som moderno, eletrónico (e no caso do José Cid, não fala do Vasco da Gama ou do Camões uma única vez em toda a canção)
tozé brito foi jurado no FC e na eurovisao! aliás foi ele que elogiou bastante a musica do azerbaijao
Eliminaro felix estava à espera dos nossos 12, daí o beijo do benjamin.
ResponderEliminarMas penso que foi por uma questão de estrategia, mais do que gosto, se bem que o representante escolhido pode até vir a ganhar...nao entendo este juri.
Maioria das canções era "fast food", só porque o Benjamim tinha o melhor staging das canções pop não significa que ele era fast food. A música dele é muito daft punk e 80s. Não se esqueçam que este ano tivemos no FC 3 canções com influências dos 80s mas com melhor letra. O melhor staging do melfest desta final foi o Liamoo (7 pontos), Félix (10 pontos!!!) e o Benjamim (12 pontos). Não acho que tenha sido estratégia mas se a Suécia tivesse levado a balada do Félix podia ser perigoso para a Alemanha que este ano tem tudo para se livrar do bottom e um bocadinho para nós.
ResponderEliminarSerá que o Gonçalo teve atenção a “producao“ de todo o Melodifestivalen? A RTP tem aqui um bom exemplo de produção do programa :) Não em refiro as canções cada um com o seu gosto (eu gosto deste tipo de música) mas a toda a transmissão, trabalhos de câmera etc
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