O Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, foi o cenário escolhido para a gravação do postcard do grupo Eye Cue, representante da ARJ Macedónia no Festival Eurovisão 2018.
A capital portuguesa voltou a ser a escolhida para a gravação de um postcard para o Festival Eurovisão 2018. Desta vez, o Palácio dos Marqueses de Fronteira, situado no Largo São Domingos de Benfica, foi o escolhido para servir de cenário do cartão postal dos representantes da ARJ Macedónia, o grupo Eye Cue.
A dupla teve a oportunidade de conhecer os jardins do palácio e a conhecida Galeria dos Reis, composta por estátuas dos Reis de Portugal, sendo que o azulejo teve uma grande importância no cartão-postal do país. Além das gravações junto ao mural que limita o Jardim, composto por azulejos com diversas temáticas, a dupla conheceu ainda o processo de fabrico do azulejo na Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego.
Construído entre 1671 e 1672, o Palácio Fronteira, em Lisboa, serviu como pavilhão de caça para João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira. Composto pelo palácio, que conta com diversas salas visitáveis e onde se destacam diversos painéis de azulejo, o edifício é especialmente conhecido pelos seus jardins que conta com bustos e estátuas de todos os reis portugueses, com excepção dos três reis da dinastia Filipina. Por outro lado, a Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego cria desde 1849 peças únicas usando métodos artesanais que embelezam o mundo, sendo que a sua loja se situa no Largo do Intendente, local onde estavam as primeiras instalações fabris. Nos anos trinta do século XX, a produção foi transferida para a Palma de Baixo, onde se manteve até 1992, data em que a mesma passou para Abrunheira - Sintra.
Recorde, de seguida, os postcards do Festival Eurovisão 2018 que já foram gravados:
Bélgica (Lisboa) - AQUI
Bielorrússia (Lisboa) - AQUI
Chipre (Lisboa) - AQUI
Croácia (Lousã) - AQUI
Dinamarca (Mafra) - AQUI
Eslovénia (Faial) - AQUI
Estónia (Sintra) - AQUI
Espanha (São Miguel) - AQUI
Bielorrússia (Lisboa) - AQUI
Chipre (Lisboa) - AQUI
Croácia (Lousã) - AQUI
Dinamarca (Mafra) - AQUI
Eslovénia (Faial) - AQUI
Estónia (Sintra) - AQUI
Espanha (São Miguel) - AQUI
França (Viana do Castelo) - AQUI
É melhor não gastarem o latim pois a responsável pelos postcards do Turismo de Portugal já disse que vão ser 17 em Lisboa...
ResponderEliminarTragam o Xanax que a secção de comentários precisa de se acalmar
ResponderEliminarParece me muito forçado este tema neste local.
ResponderEliminarPoruqê? Para mim parece-me dos melhores feitos em Lisboa
Eliminartem so o melhor examplar de azulejos seiscentistas do país....
EliminarVai ficar muito giro! Pessoas que reclamam sobre ser em Lisboa vão vocês fazer turismo por lugares não tanto capitalizados, já era previsível e eu também preferia que houvesse menos Lisboa, mas olha tarde de mais.
ResponderEliminarSem comentários... já fiz reclamação para o provedor do telespetador à 3 semanas e nem resposta nem vê-la. Nada a fazer. Acho que em vez de welcome to Portugal deveria ser welcome to Lisbon
ResponderEliminarA câmera de Lisboa realizou um enorme esforço financeiro. Está a espera de quê?
Eliminaré câmara...camêra é para filmar!
EliminarESCPortugal, a Grécia não gravou também já o postcard? Ílhavo? Não está na lista...
ResponderEliminarOlá Paulo. A Finlândia e a Grécia gravaram os "postcards" em Ilhavo e no Algarve, respetivamente. Contudo, não foram reveladas imagens dessas gravações... Logo que sejam, iremos fazer artigo e acrescentar na lista :)
EliminarEstá explicado, Nuno. Obrigado pela resposta!
EliminarYianna Terzi esteve no Algarve? :D
EliminarQue miséria que se mostra lá para fora. Portugal não tem mais nada importante que este contexto pobre...ainda nem vi o potcard e até já tenho pena destes artistas que tiveram que passar por este contexto no seu postcard. O turismo de Portugal tem de começar a fazer uma boa actualização, pois em 43 contextos relevantes para mostrar Portugal, não entendo a treta que estão a fazer, pois muitas relíquias portuguesas vão ficar de fora. Lixo de escolhas. ATENÇÃO: Nada tem a ver se é por sem Lisboa ou outro sitio é mesmo pelos contextos escolhidos. Temos conteúdos muito mais relevantes por Portugal que ficam de fora.
ResponderEliminarNão precisa de pesquisar muito para perceber que a azulejaria é um dos principais elementos turísticos diferenciadores de Portugal.
EliminarEste postcard faz todo o sentido e fico muito feliz com a sua realização.
Tenho uma pergunta, alguém irá fazer um postcard na zona de Coimbra, Beira Litoral? Nós temos muita coisa boa, com o nosso arroz no Baixo Mondego, a Universidade de Coimbra, bonitos monumentos e as praias da Figueira da Foz e de Mira.
ResponderEliminarAssinado, David G - EuroUnida
Caros leitores: ainda não foram divulgadas as imagens dos locais onde 18 países já gravaram e/ou ainda irão gravar o seu postcard. Várias outras localidades estarão representadas e outros locais de Lisboa também.
ResponderEliminarExcelente trabalho da RTP e vosso também. Obrigado.
EliminarA RTP precisa de entender que Portugal não se resume a Lisboa
ResponderEliminar