A emissora ucraniana UA:PBC poderá encerrar até ao final de abril se não for encontrada uma solução para o seu financiamento, avançou a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER).
A participação da Ucrânia na próxima edição do Festival Eurovisão está em risco. A notícia foi avançada pela União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), informando que a emissora UA:PBC poderá ser forçada a encerrar as transmissões até ao final de abril se não for encontrada uma solução para o financiamento da mesma. Depois da audiência parlamentar, decorrida na passada semana, alguns responsáveis da emissora estatal garantiram que, até ao momento, a UA:PBC só recebeu metade do valor do financiamento estatal que lhe era destinado, o que poderá culminar no encerramento da mesma, um ano depois da sua abertura.
Radka Betcheva, uma das responsáveis pelas Relações entre Membros da EBU/UER, já reagiu à situação: "Estamos extremamente preocupados com a falta de financiamento sustentável para a UA:PBC. Essa carência irá sufocar o crescimento e o desenvolvimento desta instituição democrática, ameaçando mesmo a sua existência. Isto poderá também prejudicar as negociações da adesão da Ucrânia à União Europeia".
De realçar que a UA:PBC, sucessora da NTU, está a passar por um processo de reestruturação das suas 28 unidades regionais espalhadas pelo país, reduzindo o número de funcionários e passando a transmissão para via satélite. Em caso de encerramento em abril, a Ucrânia seria obrigada a retirar-se do Festival Eurovisão 2018, tendo em conta que nenhuma outra emissora ucraniana é membro da União Europeia de Radiodifusão.
Anfitriã da edição do ano passado, a Ucrânia será representada no Festival Eurovisão 2018 por Mélovin e o tema "Under the Ladder". Recorde, de seguida, a candidatura:
Aparece sempre alguma coisa
ResponderEliminarSinceramente todos anos aparece alguma coisa
ResponderEliminarNão!!!!!!!
ResponderEliminarnao acredito nisto... vamos voltar a ser mais um ano como os ultimos dois anunciam se 43 e apresentam se 42...
ResponderEliminarNão, a Ucrânia TEM de participar!
ResponderEliminar