Vencedor da segunda semifinal do Festival da Canção 2018, Diogo Piçarra está a ser acusado de ter plagiado um tema da Igreja Universal do Reino de Deus. Até ao momento, o cantor ainda não reagiu às acusações.
Favoritos do televoto e do júri na semifinal 2 do Festival da Canção 2018, Diogo Piçarra e "Canção do Fim" estão em destaque nas redes sociais... por acusações de plágio. A polémica estalou imediatamente depois da transmissão do concurso, tendo sido comparada a 'Abre os Meus Olhos', um cântico da Igreja Universal do Reino de Deus. Contudo, até ao momento, o cantor ainda não reagiu a estas acusações.
Compare, de seguida, as duas canções:
Fonte: Blitz/RR / Imagem: RTP / Vídeo: RTP/Youtube
Oh meu deus...
ResponderEliminarNão sei se o Piçarra vai poder participar na eurovisão, a melodia é idêntica
Identico não é igual. Neste caso e nem mesmo sendo leigo na matéria é mesmo igual. Deus esteja connosco.
Eliminar"Idêntico" e "igual" são palavras sinónimas, isto é:
EliminarSignificam o mesmo, ou seja:
Podem ser utilizadas para transmitir o mesmo conceito.
Exemplo:
O meu carro é idêntico ao teu
O meu carro é igual ao teu
Eu acho que deve ser normal para um autor ficar com melodias na cabeça, guardadas no inconsciente e que de repente venham à tona durante o processo criativo. Por isso até acredito que não tenha sido em consciência, uma vez que com a internet tudo se fica a saber
ResponderEliminar... se calhar os autores deveriam era usar mais o Shazam sempre que compõem para ver se não existe nada igual...
Gosto mt do Diogo! Mas realmente as semelhanças são evidentes
ResponderEliminarLá vai a TVI fazer uma grande reportagem e descobrir que o Diogo Piçarra foi raptado e adotado por um casal de pastores...
ResponderEliminarAntes isso que ser brutalizado pela SuperNanny...
EliminarO Diogo já reagiu...
ResponderEliminarSó não percebo é como é possível quem plagia tão descaradamente pensar que, em plena era da internet, isso passará despercebido. Há sempre alguém que conhece alguém que conhece alguém que conhece o original (se é que o hino da IURD é o original). E assim se estraga uma carreira promissora. Dito isto, achei a canção de uma banalidade confrangedora. Não percebo os 12 pontos do júri.
ResponderEliminarAinda bem que não é júri e ainda bem que o júri, que é sempre tão criticado, afinal, até percebe alguma coisa de apresentações no contexto Festival e Eurovisão. Concordei totalmente e percebi os doze e os dez pontos do júri para duas apresentações nada banais e que nos representariam muitíssimo bem.
EliminarAi está, mais uma uma sem originalidade, Pobre Piçarra, deveria de ter mais cuidado.
ResponderEliminarO lobby continua a fazer a cama aos candidatos com mais hipóteses de vencer. Sempre com o intuito de empurrar aquele Frei Hermano da Câmara-wannabe para a vitória.
EliminarUma pergunta, há o risco dele ser desclassificado?
ResponderEliminarHá algo no regulamento do festival sobre este tipo de situações?
É triste! E mancha o FC, a participação e principalmente o Diogo.
ResponderEliminarA verdade é que tem algumas semelhanças. Não é tal e qual. Acima de tudo a métrica é igual. Mas a "velocidade" é diferente, a letra nada a ver, os instrumentos usados diferentes.
Não sei o que irá suceder nos próximos dias.... mas isto tb não é um pecado capital. A Blanche manda cumprimentos às acusações de plágio!
Se a RTP for radical vai desclassifica-lo. Se quiser ser mais branda obriga-o a apresentar outra canção ou outro arranjo. Se quiser ser maquiavélica deixa tudo como está e na final afunda-o no último lugar na votação do júri.
"Se a RTP for radical vai desclassifica-lo. Se quiser ser mais branda obriga-o a apresentar outra canção ou outro arranjo. Se quiser ser maquiavélica deixa tudo como está e na final afunda-o no último lugar na votação do júri". Gostei do seu comentário! Cá por mim, o justo seria desclassificá-lo e substituí-lo pela Beatriz Pessoa, à qual a RTP lhe roubou a final com desculpas esfarrapadas.
EliminarTenho a certeza que não foi roubo nenhum, eu e as pessoas que estavam comigo a assistir dissemos todos como era possível que tivesse passado essa interpretação, tão desafinada, desculpe mas foi o que aconteceu, e não tivesse passado a música do Palma, muito agradável e muito bem cantada, quando soube que tinha havido um erro, pensei que ok, tudo certo, é que só podia!
EliminarOh pá! Que pena, gostei tanto da apresentação do Diogo Piçarra, a interpretação, a música, as violinistas com as vendas nos olhos, gostei tanto de tudo, achei que estava mesmo bem. Queria tanto que não fosse nada parecido, que fosse invenção, mas agora estive a ouvir... oh
ResponderEliminarNa minha opinião tem parecenças, mas não é igual. Acontece em todas as finais europeias, todos os anos, e só mais uma polémica do Festival da Canção, mais uma razão para ser falado e Domingo o Piçarra leva o caneco
ResponderEliminarNão acredito que o Diogo tenha feito intencionalmente. Até porque a melodia não é nada inovadora... Mas o que acontece agora, continua a participar? A EBU vai deixar passar isto?
ResponderEliminarPois. É inegável. Apesar de gostar muito do Diogo Piçarra não podemos escolher uma canção que é igual...a outra! Cláudia Pascoal à Eurovisão!
ResponderEliminarCaminho aberto para a Cláudia Pascoal. Nas votações conjugadas poderá sair beneficiada e ganhar o Festival!
ResponderEliminarDuvido muito que deixem a Cláudia Pascoal ganhar. Já alguém foi para alguma rádio dizer que o Jardim é a sua canção preferida?
EliminarLOL. Eu posso ir, se quiserem.
EliminarJosé Maria.
Os 12 pontos do júri na semifinal já não se repetem. Está mais que garantido!
ResponderEliminarVergonhoso. De um cantor com a magnitude do Diogo esperava-se muito mais. Jamais votarei num plágio descarado.
ResponderEliminarPois...não há como negar. Melodia igual.
ResponderEliminarDe facto práticamente iguais!
ResponderEliminarUma pessoa vai trabalhar feliz com a ideia de que temos uma final mais ou menos boa e acontece isto. IURD...ainda por cima! Que horror!!!
ResponderEliminarNão acredito que o Diogo tenha tido consciência disto. Aliás nao foi ele que criou a cancao, foi a editora de certeza. Mas que é igual é.
ResponderEliminarLamento muito pelo Diogo mas é "Open Our Eyes, Lord"
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=VwrYuL6evlQ
nao sei se percebem que e uma melodia simples que ja foi usada em varias cancoes e é simplesmente a melodia, a letra e o arranjo sao diferentes e s for relamente necessario bastava mudar um pouco alguns trechos e pronto
ResponderEliminarA musica não é igual... poderá induzir nesse sentido dadas as semelhanças, mas de facto não é igual...
ResponderEliminarPor favor nao tem nada a ver...limpem os ouvidos. E mesmo que fossem parecidas porque raios iria o Diogo Picarra ouvir uma musica da IURD...Haters gotta hate mas o Picarra vai a Lisboa. FUI
ResponderEliminarEstranhamos o silêncio da RTP e do Júri perante este escândalo. Será que vão levar este plágio à final? Grande vergonha!
ResponderEliminarSilêncio? Falaram disso no Telejornal de ontem e disseram que a Direção da RTP está a acompanhar a situação. Significa que ainda nada foi decidido... E talvez não se vá decidir/fazer nada!
EliminarSubstituam já o júri : )
ResponderEliminarSe quisermos perder, façam isso :)
EliminarQuem tramou Roger "Piçarra" Rabbit?
ResponderEliminarEu não quero de maneira nenhuma o meu dinheiro de volta porque eu tenho bom ouvido, o que me faz afirmar que não há aqui qualquer plágio.O que há é uma precipitação do Diogo Piçarra, não sei se por receio de consequências nefastas para a sua carreira ou simplesmente por maus aconselhamentos de outrém.
ResponderEliminar