Este foi o logótipo escolhido pela RTP para o Eurovision Song Contest 2018. A apresentação foi feita em conferência de imprensa, em Lisboa, liderada pela RTP e pela UER/EBU.
Nicolau Tudela foi o criador da imagem gráfica do Festival da Eurovisão de 2018. O plâncton inspirou o artista plástico e os oceanos foram o seu ponto de partida. A Europa é um conjunto de países e isso também inspirou a equipa criativa da RTP a produzir múltiplos logotipos para a edição de 2018, em vez de uma imagem gráfica única. Foi desenhado um logotipo principal e 12 variações baseadas no conceito da variedade da vida nos oceanos e nas maravilhas do mundo flutuante, como o plâncton e uma variedade de outros organismos que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Através destes múltiplos logotipos, o conceito gráfico retrata os temas-chaves como a diversidade, o respeito e a tolerância.
Veja toda a imagem gráfica do ESC2018:
Fonte e Imagem: RTP
really???
ResponderEliminarHorrible! Portugal pode mais
ResponderEliminarFaz melhor e depois falamos 🙄
EliminarAdorei o slogan, mas o logo deixa muito a desejar [-(
ResponderEliminarHorrível. Preferia o fundo anterior azul com as linhas.. É o pior logo de que tenho memória...
ResponderEliminarMeu Deus kkkkkkkkkkk ficou muito ruim.
ResponderEliminarPéssimo
ResponderEliminarO slogan é giro. O logo é horrível
ResponderEliminarCheap
ResponderEliminarcom o festival da cançao que temos, esperava pior. enfim
ResponderEliminarMuito bonito. Adorei
ResponderEliminarEra para comprar um bilhete, já que é em Lisboa, mas com este logo, vou desistir e se calhar, nem acompanho nenhuma transmissão sobre o Esc. Se fosse a vocês, pessoal que não gosta, faria o mesmo. O que acham da ideia?
ResponderEliminarAcho excelente ideia que haters como tu desamparem a loja. Não precisamos de pessoas como tu! Adeus!
Eliminarhmmm ... LOL
EliminarJá não vais assistir por causa do logo? A tragédia, o HORROOOR
Eliminaro logo da concha num fundo branco ou cinzento tem muito mais impacto que aquele que anda a circular num fundo azul clarinho.
EliminarAcho o(s) logo(s) diferentes, simples e sem artifícios, o que é exactamente o que faz com que Portugal neste momento esteja em alta.
Ainda me lembro do quanto o Gil foi maltratado na altura da expo98... enfim... o Português também foi sempre muito avesso à mudança e à diferença, não me admira que chovam críticas, porque "qualquer outro país podia sempre fazer melhor", nem que sejam bolas chinesas como as de Kiev e as de 2010...
O trauma, o drama! Óh boycotter, living for that! Vou já cancelar os voos! Eles vão ter de mudar o logo só porque a gente não vai! Aliás, vão ter de cancelar o evento só porque tu e eu queremos!!
EliminarDeus nosso senhor te ajude, alminha.
Vocês não perceberam que eu (anónimo das 16:53) estava na brincadeira? Claro que gosto e estou muito entusiasmado com esta movimentação toda. Eu acho é que o problema de quem teceu algumas críticas bem negativas, é o Esc. ser em Lisboa, daí o tema descobrimentos. Deveria ser em outra cidade, sei lá... Caldas da Rainha, por exemplo, o logo seria certamente diferente.
EliminarAmei o logo, amei o slogan. A RTP quando quer sabe fazer as coisas muito bem. A organização parece estar muito bem encaminhada. A RTP é uma excelente estação de televisão. Nem sei como é que a UER não tinha ainda deixado a RTP ganhar a Eurovisão...
ResponderEliminarMartim de Deus Menisco
Amo a concha, vou à bussola, não digo não às algas, mas quem me tira a alforreca, tira-me tudo melher!
EliminarMartim de Deus Menisco
Sarcasmo, certo?
EliminarMartim, grato pelo teu elogio! Estou a 100% contigo. (desculpa tratar-te por (tu).
EliminarNão é sarcasmo nenhum. Fiz apenas uma graçola à la tio Herman. O logo da alforreca é o meu preferido.
EliminarNão há problema nenhum, anónimo das 18:32. Podes tratar-me por tu.
Martim de Deus Menisco
preferia 1000x, a caravela
ResponderEliminarSimplesmente Adorei... De imediato! A mesma adesão imediata que tive (do p.v. de sensibilidade) quando ouvi pela 1ª vez a canção dos Sobral. Elegância e autenticidade.
ResponderEliminarEu ri quando vi o logotipo pela primeira vez, parecia que a RTP queria fazer uma Expo 98 2.0
ResponderEliminarUm dos logos e super parecido com o do ESCPORTUGAL, RTP com muito bom gosto :)
ResponderEliminartambém tinha reparado nisso ahahah aliás, antes de ver a foto que inclui os logotipos todos (ainda só tinha visto o principal), pensei que fosse o escportugal a "adaptar" o logo do esc com o logo do site
EliminarPorque que nao faziam so o da Alforreca? E o melhor e fica mesmo bem...
ResponderEliminar"Simply great. A very elegant logo ... A trilobite that suggests not only the maritime theme but above all the return to the origins, the origins of the most simple and beautiful in the world of Eurovision: true music. Thank you Portugal." (Excelente comentário num vídeo do YT)
ResponderEliminarGostei do logotipo e do slogan.
ResponderEliminarTalvez o pior logo dos últimos anos, como é que toda a diversidade do mar resulta numa coisa tão básica e óbvia?, Nada resulta neste logo, as cores, o desenho e até mesmo o lettering é tão básico. até preferia as ondas do logo provisório que apresentaram há uns meses atrás, era mais simples mas mais agradável. Viva à lei do menor esforço.
ResponderEliminaro lettering tem de ser "básico"! é apenas um slogan e não iria ficar bem um lettering mais elaborado juntamente com o lettering do Eurovision. O logo em si é que já tenho muito por criticar.
Eliminarpercebo o que queres dizer, talvez não me tenha explicado bem, o problema não é ser simples, é exactamente o contrário, acho as letras muito grossas e acho que tem demasiado destaque em relação ao próprio logótipo, basta comparar com os logótipos dos anos anteriores (à excepção do de 2014 #joinus, em que o próprio slogan era o logótipo)
EliminarSim, nesse aspecto concordo, mas enfim..
EliminarQue horror. Portugal seria capaz de muito melhor.
ResponderEliminarAo contrário da música dos Sobral, aqui está um caso em que a simplicidade não foi benéfica.
Arrisco-me a dizer que vai para o top 3 dos piores de sempre.
O slogan... meh.
Já que a RTP se aproveitou da música de Carlos Paredes, poderia servir-se do Gil. Muito primário o resultado final. Esta vergonha surge por a RTP não ter aberto Concurso Público!
ResponderEliminarPenso que a o logo e aguarela azul usada ao principio era muito mais elegante que esta opcao. Os 15 logos parecem que a RTP nao sabia escolher um.
ResponderEliminardas 15, para mim é a pior, a concha
ResponderEliminarAdoroooooo
ResponderEliminarMais valia uma caravela, ondas ou algo mais original! Esperava um logótipo parecido ao de Ucrânia com cor e festivaleiro...agora um caracol?!!
ResponderEliminarAlguém está a precisar de um par de óculos...
EliminarAll aboard, à primeira vista todos temos uma opinião mas é fácil gostar do logo goste ou não goste.
EliminarEstou a aprender a gostar do logótipo...vou ama_lo para sempre🎶👑🎼💕😘
ResponderEliminarÉ só especialistas em design, aqui. Queriam uma treta escura em 3D à la Suécia, não é? Porque só assim somos um país moderno, não é? Poupem-me. Está muito bem e minimalista.
ResponderEliminarEu estudo Design Gráfico por acaso (c)
EliminarMinimalismo é bom, mas a combinação cromática ainda é me sufoca um pouco :/
Pessoalmente adorei, uma opinião ou critica construtiva é discutível mas com as típicas marias madalenas, locas, histéricas, pseudo "fãs" sem vergonha atrás dum écran etc... não há mesmo conversa possível.
ResponderEliminarO logo tá bom e a claim ainda melhor. A tendência atual até é para ser mais simples... nem valia a pena divulgarem os outros. Basta o principal.
ResponderEliminarAwful
ResponderEliminarTudo a bombar, é o que parece dizer a expressão propagandista deste certame eurovisivo em terras lusas. Já o boneco não tem expressão nenhuma, as cores são amorfas, não há brilho, logo para um país com tanto sol. Estes desenhos até parecem concebidos por crianças, crianças com talento, está de ver, porque riscos também eu faço.
ResponderEliminar