Em quinze anos de história comum, nenhum país conseguiu vencer o Festival Eurovisão e o Festival Eurovisão Júnior no mesmo ano. Conseguirá Portugal a primeira dobradinha da história?
Criado em 2003, o Festival Eurovisão Júnior conta, até ao momento, com dez países vencedores distintos. Contudo, em 15 anos de história comum com o Festival Eurovisão, nenhum país conseguiu vencer os dois concursos no mesmo ano. Aliás, sem contar com 2017, o país vencedor do Festival Eurovisão apenas competiu em cinco edições do Festival Eurovisão Júnior. E será que o país vencedor do Festival Eurovisão Júnior consegue, habitualmente, boas marcas na edição sénior realizada meses antes? Saiba tudo de seguida:
2003: Bélgica fica em 2.º no Festival Eurovisão e conquista o 6.º posto no JESC
Realizada em Copenhaga, a primeira edição do Festival Eurovisão Júnior contou com a participação de dezasseis comitivas. Turquia, vencedor do Festival Eurovisão 2003, não marcou presença na edição infantil (nem nunca chegou a estrear-se), nem a Rússia, terceiro classificado no ESC2003, que apenas estreou em 2005. A Bélgica, vice-campeã em Riga, foi o único país do top3 a participar em Copenhaga, tendo conquistado o 6.º lugar. Por outro lado, a Croácia, vencedora do JESC2003, havia conquistado o 15.º lugar na Final do Festival Eurovisão, realizada seis meses antes.
2004: Grécia é o melhor classificado do ESC2004 a participar no Festival Júnior
A Ucrânia, vencedora do Festival Eurovisão 2004, e Sérvia e Montenegro, vice-campeã, não participaram no Festival Eurovisão Júnior 2004, tendo-se estreado no ano seguinte. A Grécia, terceira classificada em Istambul, alcançou o 9.º lugar no certame infantil. Por outro lado, Espanha venceu o Festival Eurovisão Júnior, seis meses depois de arrecadar o 10.º posto no Festival Eurovisão 2004.
Na terceira edição do Festival Eurovisão Júnior, o certame infantil contou com a participação dos três primeiros classificados do Festival Eurovisão 2005, certame que decorreu em Kiev. Grécia, país vencedor, alcançou a 6.ª posição no formato infantil, enquanto Malta, vice-campeã em Kiev, ficou em último lugar (16.ª) em Hasselt. Melhor sorte teve a Roménia: depois do 3.º lugar no certame sénior, o país ficou em 5.º lugar na versão infantil. No sentido inverso, a Bielorrússia venceu o JESC2005, tornando-se no primeiro país vencedor do certame que não disputou a Grande Final do Festival Eurovisão desse mesmo ano: em Kiev, a candidatura bielorrussa ficou em 13.º na semifinal.
2006: Rússia vence o Festival Eurovisão Júnior, depois do 2.º lugar em Atenas
Sete meses depois da vitória dos Lordi em Atenas, a Roménia sediou o Festival Eurovisão Júnior 2006, não contando com a presença do país vencedor do ESC, a Finlândia, nem com o terceiro classificado, a Bósnia-Herzegovina, sendo que esses dois países nunca participaram no formato infantil. A Rússia, vice-campeã do Festival Eurovisão 2006, participou no certame, tendo arrecadado a vitória com as (eurovisivas) Tolmachevy Twins: foi a única vez na história do concurso, que o vencedor do JESC conquistou um pódio no ESC desse mesmo ano.
2007: Sérvia conquista o melhor resultado de sempre no Festival Eurovisão Júnior 2007
Depois da vitória em Helsínquia, a Sérvia conquistou a sua melhor classificação de sempre no concurso infantil, com Nevena Božović a terminar na 3.ª posição da geral. Também a Ucrânia e a Rússia participaram no Festival Eurovisão Júnior 2007, terminando em 9.º e 6.º lugares, respetivamente. Por outro lado, a Bielorrússia, vencedora do JESC2007, havia conquistado em Helsinquia o melhor resultado de sempre no concurso: Dmitry Koldun foi 6.º classificado na Final.
2008: Rússia vence o ESC e fica em 7.º lugar no certame infantil
Vencedor do Festival Eurovisão 2008, a Rússia conquistou o 7.º lugar na edição de 2008 do concurso infantil, enquanto a Ucrânia, vice-campeã em Belgrado, conquistou o 2.º lugar no Festival Eurovisão Júnior 2008. Também a Grécia, terceira classificada no ESC, participou no JESC desse ano, não tendo indo além do 12.º lugar entre 15 países. A Geórgia, vencedora do JESC, foi 11.ª classificada na Grande Final do Festival Eurovisão.
Enquanto a Noruega e a Islândia nunca participaram no Festival Eurovisão Júnior, o Azerbaijão apenas estreou na edição de 2012 do certame infantil: deste modo, a edição de 2009 foi a primeira da história que não contou com nenhum dos três primeiros classificados do Festival Eurovisão desse ano. A Arménia (10.º) foi o país melhor classificado em Moscovo que participou no certame infantil, tendo terminado em 2.º lugar no JESC2009. Por outro lado, a Holanda, vencedora do JESC, não foi além do 17.º lugar na semifinal do ESC2009.
Tal como na edição anterior, nenhum dos três primeiros classificados no Festival Eurovisão participou na edição infantil do certame: a Alemanha e a Turquia nunca participaram no concurso e a Roménia retirou-se no ano anterior. A Bélgica, sexto classificado em Oslo, foi o país mais bem classificado no ESC que participou no JESC, tendo terminado na sétima posição. A Arménia, vencedora do Festival Eurovisão Júnior, terminou em sétimo lugar em Oslo.
Pelo terceiro ano consecutivo, o vencedor do Festival Eurovisão, o Azerbaijão, voltou a não marcar presença na edição infantil, tal como Itália, vice-campeão do concurso em Dusseldörf: o Azerbaijão apenas estreou em 2012 e Itália entrou no concurso apenas em 2014. A Suécia, terceira classificada no ESC, conquistou o 9.º lugar no JESC2011, numa edição que apenas contou com 13 comitivas. O vencedor do Festival Eurovisão Júnior 2011, a Geórgia, havia conquistado, meses antes, o 9.º lugar no Festival Eurovisão.
Pela primeira vez desde 2008, o vencedor do Festival Eurovisão participou no concurso infantil: a Suécia, vencedora em Baku, conquistou o 6.º lugar no JESC2012, o segundo melhor resultado no historial do país. A Rússia, vice-campeã no ESC2012, conquistou o 4.º lugar em Amesterdão, enquanto a Sérvia não se fez representar (o país ausentou-se em 2011 e apenas regressou em 2014). A Ucrânia, vencedor do Festival Eurovisão Júnior, também marcou presença na Grande Final do Festival Eurovisão, terminando em 15.º lugar.
2013: Azerbaijão e Ucrânia no alinhamento do Festival Eurovisão Júnior 2013
Anfitrião da edição inaugural e participante nas três primeiras edições do concurso infantil, a Dinamarca, vencedor do Festival Eurovisão 2013, não se fez representar em Kiev, numa edição que contou com o número mínimo de participantes (12).O Azerbaijão e a Ucrânia, 2.º e 3.º classificados em Malmö, participaram no certame infantil, terminando em 7.º e 2.º lugar, respetivamente. Por outro lado, Malta venceu o Festival Eurovisão Júnior 2013, meses depois de ter ficado em 8.º lugar no concurso sénior, o melhor resultado do país desde 2005.
Sem nenhuma participação no Festival Eurovisão Júnior, a Áustria, país vencedor do Festival Eurovisão 2014, não marcou presença na edição que decorreu em Malta. Holanda, vice-campeã do concurso, foi 8.ª classificada na edição infantil, enquanto a Suécia, terceira no ESC2014, foi 13.ª classificada no Junior Eurovision Song Contest, tendo sido a última participação do país no formato. Por outro lado, Itália estreou-se em grande no JESC, vencendo a competição no mesmo ano em que conquistou a pior classificação de sempre no ESC, 21.º lugar.
Sem nenhuma participação no Festival Eurovisão Júnior, a Áustria, país vencedor do Festival Eurovisão, não marcou presença no certame em Sófia: por outro lado, a Rússia e Itália, 2.º e 3.º classificados em Viena, respetivamente, marcaram presença. Contudo, as participações não foram marcadas por bons resultados: entre 17 países, a Rússia terminou 6.º (o pior resultado desde 2008) e a Itália em 16.º (o pior resultado de sempre do país). Por outro lado, Malta, o país vencedor do Festival Eurovisão Júnior, havia falhado o apuramento para a Grande Final do Festival Eurovisão 2015, terminando em 11.º na semifinal, algo inédito desde 2009.
2016: Pela quinta vez na história, o vencedor do ESC participa no Festival Eurovisão Júnior
Vencedora do Festival Eurovisão 2016, a Ucrânia participou na edição desse ano do Junior Eurovision Song Contest, tornando-se a quinta edição do certame a contar com a participação do vencedor da competição sénior: no entanto, o país não foi além do 14.º lugar em Malta, igualando a sua pior prestação. Também a Austrália e a Rússia participaram no concurso infantil, terminando em 5.º e 4.º lugar, respetivamente. A Geórgia, vencedor do JESC2016, marcara também presença na Grande Final do Festival Eurovisão desse ano, terminando em 20.º lugar.
Fora da competição desde 2007, Portugal regressa, este ano, ao Festival Eurovisão Júnior, tornando-se o sexto país vencedor a "defender o título" na competição infantil: em caso de vitória, esta será a primeira dobradinha da história dos eventos. Bulgária e Moldávia não estarão representados em Tbilisi, sendo que apenas 9 finalistas do Festival Eurovisão 2017 estão na competição infantil deste ano: Portugal, Itália, Austrália, Holanda, Bielorrússia, Arménia, Chipre e Ucrânia.
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube
Sem comentários
Enviar um comentário