Todos os anos existem rumores do regresso da Turquia ao Festival Eurovisão da Canção. Depois da desistência do país, em 2013, o regresso ao concurso europeu é sempre debatido mas, até então, a decisão final da TRT tem sido sempre a mesma. No entanto, a história em 2018 poderá ser diferente e dizemos-lhe, de seguida, porquê.
Vários ex-representantes do país já vieram a público apelar à participação do país na Eurovisão. Sertab Erener, detentora da única vitória turca no concurso, afirmou publicamente que "a Turquia perde a oportunidade de compartilhar a sua música com outros países", adiantando que ficaria "bastante feliz com o regresso da Turquia, pois o Festival Eurovisão é bonito ao ser disputado por todos". Meses mais tarde, durante uma transmissão em direto para o Instagram, a cantora assegurou que este regresso ia mesmo acontecer.
Hadise, representante turca na Eurovisão 2009, também já manifestou este desejo. "Espero que o meu bonito país participe de novo no Festival Eurovisão. Há 8 anos, estava em palco e ainda hoje sinto a energia que senti naquele dia quando vi a nossa bonita bandeira em tantas mãos", escreveu no Instagram.
Nos últimos dias os maNga, que participaram na Eurovisão 2010, escreveram no Twitter que apoiavam um regresso do país à competição e que ficariam muito felizes se isso acontecesse. O tweet acabou por dar azo a especulações de que iriam voltar à competição, o que acabou pode ser desmentido pelos próprios no dia seguinte.
Hoje foi a vez da CNN escrever que este regresso está consumado. O canal noticioso dedicou um artigo ao regresso do país e inaugurou a especulação sobre que será o representante escolhido pela TRT. No artigo é possível ler que, apesar da informação ainda não ser oficial, a administração da emissora pública mudou finalmente de ideias.
A última vez que a Turquia participou no Festival da Eurovisão foi em 2012. Nesse ano, já se discutia publicamente o abandono do país mas a vitória do Azerbaijão convenceu os turcos a participarem por mais um ano. Can Bonomo e Love Me Back foram os representantes do país em Baku, tendo alcançado o 7.º lugar na grande final com 112 pontos.
a propria RTP e EBU ja confirmaram que estarão mais de 40 paises em lisboa a participar, naquele video promocional diz la isso.
ResponderEliminarNão, aquele número corresponde à média dos anos mais recentes
EliminarNao confirmaram.. Eles nao sabem.. Isso é um estimativa feita pelos anos passados para mostrar o quao grande é o concurso. Eles tambem puseram 200 milhoes de espectadores... Como sabem se ainda nao aconteceu o evento..
Eliminarespero que não.
ResponderEliminarAdorava que batessemos o recorde 44 países até 47 com a inclusão da Bósnia Turquia Cazaquistão e Lichnestein.
ResponderEliminaracredito mais em kosovo do que cazaquistao/lichtenstein
EliminarTambém eu
EliminarO Lichnestein não sei, mas o Liechtenstein talvês.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
Eliminar48 com a Eslováquia
EliminarTalvês ou talvez? Veja lá no dicionário, pois é um livro muito útil.
EliminarQue bom. A Turquia faz falta à Eurovisão.
ResponderEliminarComo a Turquia está sempre batida na final, leve que canção levar, é menos uma vaga para os países mais pequenos e com menos vizinhos. Sim sim a Turquia faz imensa falta à Eurovisão. Já não bastava a Austrália estar a tirar uma vaga...
Eliminar2011 ;)
EliminarMas onde raio está escrito que a Eurovisão deve dar prioridade aos países pequeninos, com menos vizinhos?!?!
Eliminar11:59 não está escrito, mas que dão prioridade a certos países como a Turquia e Australia, levem o que levarem, lá isso dão.
EliminarA Eurovisão não devia dar prioridade a ninguém. O que acontece é que países mais pequenos e com menos vizinhos têm de trabalhar 2 vezes mais para conseguir bons resultados. E muitas vezes nem isso chega.
Eliminar@14:34
Eliminara inverdade do mês
adorava que o monaco voltasse. Tambem queria ver como iria ser se Marrocos voltasse porque so podemos los ver 1 vez
ResponderEliminarNão volta porque Israel participa ;)
Eliminarainda nao sabemos se ele vai participar ou nao
EliminarA Turquia não tira vagas a ninguém . Se os países mais pequenos levarem grandes músicas vão a final garantidamente
ResponderEliminarLOL isso é tao mentira.. nem é preciso recuar mais que este ano, onde Finlândia e Estónia não passaram à final, quando tinham musicas para ficar no TOP 10 na final...
EliminarLol isso são os teus gostos, no cômputo geral eles não conseguiram pontos suficientes logo pelas regras não tinham condições para a final, como Portugal já mereceu mas não teve pontos suficientes, isso faz parte da competição
EliminarFinlândia e a Estónia não passaram porque ? Pelos jurados .. não tem nada a ver com votos de países grandes e diásporas
Eliminara Turquia sempre levou grandes músicas , nunca tirou vaga a ninguém injustamente ....
ResponderEliminar