A emissora estatal da Roménia recebeu 84 candidaturas para o Selecţia Naţională 2017. Mihai Trăistariu, representante do país no Festival Eurovisão 2006, está novamente na corrida.
A emissora romena TVR revelou, esta manhã, a recepção de 84 candidaturas para o Selecţia Naţională 2017, final nacional do país para a próxima edição do Festival Eurovisão. Depois de validadas as inscrições, os intérpretes serão convocados para umas audições presenciais obrigatórias, que decorrerão a 27, 28 e 29 de janeiro, onde o painel de jurados selecionará os 15 temas semifinalistas.
As audições serão transmitidas posteriormente a 5 e 11 de fevereiro, sendo que nessas datas serão conhecidos os candidatos eleitos. A semifinal terá lugar a 26 de fevereiro e contará com 15 participantes, sendo que o júri e o televoto decidirão os 10 finalistas do Selecția Națională 2017. Por sua vez, a Grande Final acontecerá a 5 de março, sendo que o vencedor será escolhido por televoto e por um júri.
Mihai Trăistariu, representante da Roménia no Festival Eurovisão 2006 e participante na última edição da final nacional, está de regresso ao concurso, destacando-se também a participação de diversos participantes em edições anteriores do Selecţia Naţională: Lora, Florin Chilian, Maxim, Ioana and Distinto, Tavi Colen and Emma, Tudor Turcu, Nora Deneș, Cristina Vasiu, Teodora Dinu e Ramona Nerra
Depois de falhar a qualificação em 1993, a Roménia estreou-se no Festival Eurovisão em 1994, contando com 17 participações até à data. Apesar de ser um dos países que nunca falhou o apuramento para a Grande Final, a Roménia nunca venceu a competição, sendo que o melhor resultado é o 3.º lugar de Paula Seling & Ovi alcançado em Oslo. Em Estocolmo, o país seria representado por Ovidiu Anton e Moment of Silence, contudo, a EBU/UER desqualificou a candidatura devido às dívidas da emissora. Recorde a atuação de seguida:
Fonte: eurovision-spain/Imagem: TVR / Video: eurovision.tv
Aí tanta candidatura!
ResponderEliminar