A RTP revelou, esta tarde, as regras da próxima edição do Festival da Canção! Pela primeira vez na história, não existe a obrigatoriedade dos temas serem interpretados em português!
Tal como avançámos na passada sexta-feira, o anúncio do novo Festival da Canção estaria "para breve". Assim, esta tarde a RTP revelou as regras do Festival da Canção 2017. Depois da promessa feita em 2016, aquando do anúncio da não participação na última edição, a RTP prometeu-se a apresentar um espetáculo que supere as expectativas: "Houve necessidade de parar para pensar e fazer deste um novo momento de celebração da composição da música pop. Convocámos alguns dos melhores compositores pop do momento, seja no registo mais rock, mais pop ou mais fado" afirmou Nuno Artur Dias, da administração da RTP.
Com o intituito de "tornar o Festival cool novamente", a RTP convidou dois especialistas em música: Henrique Amaro (Antena3) e Nuno Galopim (jornalista e crítico musical). De acordo com o administrador da RTP, Henrique Amaro é dos elementos “mais destacados da inovação da música da atualidade” enquanto Galopim tem uma “enorme paixão por música e uma especial paixão pelo Festival”.
Gonçalo Madaíl, sub-diretor de programas da estação, justificou o convite a estes compositores em particular: "A Eurovisão é uma consequência natural do Festival da Canção e está dependente de votações de comunidades que se apoiam. Já vimos vencer canções com a chamada “fórmula Eurovisão” e também o contrário. O nosso objetivo é produzir um bom espetáculo do festival da canção; escolher uma boa canção, que nos dignifique mas que não tenha de seguir uma fórmula para vencer o espetáculo europeu".
As semifinais decorrerão a 19 e 26 de Fevereiro, enquanto a Grande Final acontecerá a 5 de março, servindo de palco para as comemorações do 60.º aniversário da estação pública. Pela primeira vez na história do certame, não existe a obrigatoriedade de cantar o tema em português, estando o concurso aberto a qualquer língua.
As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e um júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a 7 regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.
ACEDA AQUI À LISTA DE COMPOSITORES CONVIDADOS.
Assim sim, seja bem-vindo o nosso festival!
ResponderEliminarATE estou a gostar de algumas mudancas como a votacao de regioes mas nao sei o que esperar dos compositores
ResponderEliminarVamos ver se é desta que levamos uma para Top 5 (em inglês, é claro).. Mas tenho pouca esperança..
ResponderEliminar"...escolher uma boa canção, que nos dignifique mas que não tenha de seguir uma fórmula para vencer o espetáculo europeu"
ResponderEliminarHaja falta de ambição.
Tudo dito.
Eu não acho que com esta afirmação, ele queira dizer que não quer vencer a Eurovisão. Simplesmente não vai seguir a fórmula típica para alcançar a vitória. Obviamente, só estou a interpretar a frase, o que se passa lá na cabecinha do Sr. Gonçalo Madail é lá com ele
EliminarNAO e falta de ambicao.. esta a dizer que quer ser original e nao copiar os outros
EliminarNão concordo consigo anónimo. Jamala, Conchita, Lordi e outros eram bastante diferentes e venceram
EliminarEpa mudanças assim é que se querem!!
ResponderEliminarMeus amigos, isto tem tudo para dar certo!!! Só não dá se eles não quiserem!!!! Felizmente eu tinha boas expetativas sobre o FC 2017 e ainda bem que por agora não me estou a desiludir !!
ResponderEliminarMeus amigos, isto tem tudo para dar certo!!! Só não dá se eles não quiserem!!!! Felizmente eu tinha boas expetativas sobre o FC 2017 e ainda bem que por agora não me estou a desiludir !!
ResponderEliminarComo é que vai ser a votação de Regiões ?? E quantas Regiões vai ter ?
ResponderEliminarQuantas regiões é que há =)) são 7 =))
EliminarQuantos participantes tem cada semifinal?
ResponderEliminar8 cada semifinal. em cada semi final passa 4 e vão estar 8 na final
Eliminar8 em cada semifinal passam 4 em cada ;)
Eliminara contar pelos compositores devem ser 8 participantes por semifinal :)
Eliminar8 canções por semi-final, onde só passarão 4, perfazendo 8 canções na final.
EliminarO unico problema sera os compositores, ou não , acho que também poderiam convidar compositores estrangeiros
ResponderEliminarMelhores compositores de música pop do momento ??? Mas esta rtp tá bem ?
ResponderEliminarEm parte sim. Noiserv é dos melhores do pop/indie que apareceram nos ultimos anos. A selecao nao está ma..c excecao do feist para azeitar a coisa. Do gnr dispensava...assim como joao so.
EliminarQuero Portugal denovo na final do ESC, Essas regras me fazem pensar que o país de vocês fará muito sucesso em 2017!!! Como brasileiro, torço muito para um bom futuro de Portugal no ESC 2017. Estarei acompanhando o Festival da canção deste ano.
ResponderEliminarMuito obrigado :)
Eliminaraté aqui estão? que praga
Eliminar"Com o intituito de "tornar o Festival cool novamente", a RTP convidou dois especialistas em música: Henrique Amaro (Antena3) e Nuno Galopim (jornalista e crítico musical)."
ResponderEliminarComo assim? Vão ser uma espécie de comentadores no decorrer do FC ou a função deles será outra, algo novo?
Possivelmente terão sido eles os responsáveis pelas sugestões dos compositores a convidar.
EliminarAlgo me diz que vamos para "melodias" deprimentes de tão originais que serão... E há lá um compositor que vai acentuar a gritaria nas vogais longas, loooongas...
ResponderEliminarNão confio.
Gosto dos diversos compositores mas acho que faltava um ou dois da musica mais Pop e mainstream. Estes sao exclusivamente muito indie e ao gosto da Antena 3 e presisavam alguns que se ouvisem an RFM. Gostava de ter visto Mastiksoul, Pedro Cazanova, Daniel Miranda ou compositores que trabalhao com os Irmaos Carreira ou com a Aurea--seria musica mais aceitada pelo resto da Europa.
ResponderEliminarMedo. Lol sugerir compositores dos irmaos carreira? Lol a rtp faz um esforço e convida compositires da onda pop/indie,a maioria de qualidade...e há sugestoes destas. Ja se imaginava q isto ia dar falatorio..mas compreende.se que a malta fanatica pela eurovisao nao conheca a maioria destes nomes:sao universos diferentes. A ver vamos como casam...
EliminarEu por acaso conheço e digo-te que tanto conheço músicas eurovisivas como aquilo que ouço vai desde o fado, rock, música clássica, pop, dance, e até indie como é aqui o que falam, sinceramente tenho "medo" que esta onda do indie não seja a melhor...
Eliminar"mais destacados da inovaçao da musica da atualidade" o que? onde esta diogo piçarra? agir? daniela deslandes? dama? david carreira? isto para mim sao tudo cantores sem sucesso que ninguem conhece, mais do mesmo.
ResponderEliminarDaniela Deslandes não conheço, só a Carolina Deslandes...
Eliminarkakakaka Daniela Deslandes... essa também é mais uma cantora que "ninguém conhece", fazendo uma referência ao que dizes...
EliminarIgnorando o facto (óbvio) de teres errado redondamente num dos nomes que mencionas... a lista disponível respeita a compositores, não a cantores!!! Prestar atenção à informação antes de reclamar é importante. Fica a dica
EliminarObrigada RTP por tirar esta regra!! 🙌🙌
ResponderEliminarEsse Sr. Galopim depois do trabalho imensamente sofrível como comentador do ESC, nem quero imaginar as suas sugestões para o FC.........
ResponderEliminar(h) (h) (h)
ResponderEliminarDeveria voltar a ser obrigatório cantar em português.
ResponderEliminarRidículos.