Fernando Pessoa partiu há 80 anos e as últimas palavras que nos deixou foram escritas em inglês: “I know not what tomorrow will bring”. Este foi o ponto de partida para “Echoes - Fernando Pessoa, English Poetry & Prose”, o novo álbum de Sofia Vitória.
Depois de “Palavra de Mulher” – editado em 2012, ao lado do pianista Luís Figueiredo e baseado em canções de Chico Buarque – Sofia Vitória regressa agora com “Echoes”, álbum inteiramente baseado em poemas e trechos de prosa escritos em inglês por Fernando Pessoa – e assinados por ele ou dois dos seus heterónimos (Alexander Search e Charles Robert Anon). Em “Echoes”, que é editado já no dia 30 de outubro, compositores como João Paulo Esteves da Silva, José Peixoto, Mário Laginha, António Zambujo José Mário Branco, Amélia Muge ou Edu Mundo dão a sua música aos poemas de Pessoa. No comunicado ao qual o ESCPORTUGAL teve acesso, Sofia Vitória explica que “Echoes” "é um conjunto de canções com som de memória mas também de mundo novo que se constrói e que ecoa de forma profunda na essência universal de cada ser humano; de cada alma, de cada pessoa que somos, de todas as pessoas que foi Fernando Pessoa”.
Veja o vídeo promocional de "Echoes":
Sofia Vitória embarca num estilo muito diferente daquele que protagonizou em 2004 quando representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Nesse ano, a RTP optou por selecionar o artista eurovisivo através da 2.ª edição da "Operação Triunfo", no qual acabaria por ganhar. Devido à alteração das regras do Festival Eurovisão, foi a primeira participação portuguesa a ter de se submeter a uma semifinal. A partir dessa rampa de lançamento, a cantora optou por seguir uma
carreira mais ligada ao jazz e world music, sendo o álbum "Palavra de mulher", editado em 2012, o corolário de
um trabalho intenso de pesquisas e concertos em Portugal e no Brasil.
Uma sonoridade magica e fascinante,que me fez repentinamente pensar num elo atlantico de Portugal a Islandia. Muito boa esta pequena amostra.Sofia Vitoria cada vez mais bonita.
ResponderEliminarUma das melhores intérpretes que levámos ao ESC, infelizmente com uma das piores canções... Felicidades para este projeto, Sofia!
ResponderEliminarA evolução da Sofia foi brutal para muito melhor
ResponderEliminarA Sofia fez magia em 2004 com uma canção tão banal. Houve, apesar de tudo, um esforço na promoção quando foi à TVE cantar a sua canção (ir a canais de televisao estrangeiros foi algo inédito e raro - não acontece com os nossos representantes desde 2008). A Sofia e uma excelente interprete e estou ansioso por ouvir este novo album.
ResponderEliminarAqui está mais um dos grandes fracassos da rtp. Tudo horrível uma Performance miserável de 3º mundo... a letra maravilhosa e o português lindo de se ouvir.. (estou a ser ironico) Mas ok poderia ser pior... Antes mil Suzyyyyyyyy que dao outra imagem de pt...
ResponderEliminarAdoro a Sofia Vitória. Estive num concerto em Coimbra ha uns dois anos e fiquei maravilhada. Vou estar atenta à sua agenda
ResponderEliminar