A EBU/UER acaba de revelar a lista oficial de participantes no Eurovision Song Contest 2017. Roménia e Portugal são os dois regressos anunciados, depois de um ano de ausência. A Austrália participa pela 3.ª vez consecutiva como país convidado, enquanto se confirma que a Rússia irá estar presente na Ucrânia, não obstante o conflito armado entre ambos os países. Lamenta-se a ausência da Bósnia e Herzegovina.
São 43 os países que vão participar no Festival Eurovisão da Canção de 2017, igualando assim o recorde de 2008 e 2011. Portugal e Roménia protagonizam os regressos da edição depois de um ano de hiatus. A Austrália marcará presença no evento pela 3ª vez seguida, consolidando assim a sua permanência no concurso. Áustria, Dinamarca e Reino Unido celebram, no próximo ano, 60 anos sobre a primeira participação no evento.
Jon Ola Sand, supervisor executivo da União Europeia de Radiodifusão, afirmou que "estamos deliciados que 43 emissoras tenham-se inscrito no Festival Eurovisão da Canção de 2017, igualando o nosso recorde de mais participantes. Não tínhamos tantos participantes desde 2011. A Eurovisão ainda une audiências como nenhum outro programa chegando a 200 milhões de pessoas em 2016. Estamos à espera de três fantásticos espetáculos em maio em Kiev".
Jon Ola Sand afirmou ainda que a UER não está interessada em aumentar o número de participantes que vêem de fora da Europa. Ainda não é em 2017 que países como o Kosovo e o Cazaquistão farão a sua estreia na competição, apesar do interesse para que tal aconteça. A Bósnia-Herzegovina é a única emissora que participou em 2016 e que ficará fora da competição no próximo ano.
Confira a lista oficial de participantes:
Albânia (RTSH)
Alemanha (ARD/NDR)
ARJ da Macedónia (MKRTV)
Arménia (AMPTV)
Austrália (SBS)
Áustria (ORF)
Azerbaijão (ICTIMAI TV)
Bielorrússia (BTRC)
Bélgica (RTBF)
Bulgária (BNT)
Croácia (HRT)
Chipre (CYBC)
Chéquia (CT)
Dinamarca (DR)
Estónia (ERR)
Finlândia (YLE)
França (FTV)
Geórgia (GPB)
Grécia (ERT)
Holanda (AVROTROS)
Hungria (MTVA)
Islândia (RUV)
Irlanda (RTE)
Israel (IBA)
Itália (RAI)
Letónia (LTV)
Lituânia (LRT)
Malta (PBS)
Moldávia (TRM)
Montenegro (RTCG)
Noruega (NRK)
Polónia (TVP)
Portugal (RTP)
Reino Unido (BBC)
Roménia (TVR)
Rússia (Channel One)
São Marino (RTV)
Sérvia (RTS)
Eslovénia (RTVSLO)
Espanha (TVE)
Suécia (SVT)
Suiça (SRG/SSR)
Ucrânia (NTU)
Que mal pergunte... Que país é a Chéquia???
ResponderEliminarOk ok já pesquisei... É a República Checa... De repente fiquei baralhado hehe
ResponderEliminarA página da Eurovisão no Youtube fez um vídeo... A continuação da Austrália na competição tem direito a 1 minuto de destaque, Portugal, meh.. uns meros 3 segundos. ADORANDO JÁ!
ResponderEliminarO destaque que a EBU dá à Australia, em comparação com os outros paises (Portugal incluido), é exagerado. A RTP deveria protestar
ResponderEliminarProtestar de que???? A RTP não entende a EUROVISION. Ninguem sente a falta de portugal. Não levam nada de jeito. A autralia já levou 2 musicas potenciais vencedoras. Mas sem vizinhos fica dificil ganhar kkkk, Adoro Australia na competição. Portugal na busca por um lugarzinho na final... Adoro ser portugues... mas nunca tive portugal como favorito ou top 5......
Eliminar03:21 - Fala so por ti relativamente ao desinteresse que Portugal suscita no ESC.Portugal foi favorito em 72,80,91,94. Por a RTP nao fazer bem o seu trabalho,isso nao deve significar que a EBUER siga a mesma linha de orientaçao,que foi o que sucedeu com este videoclip.
EliminarEsqueceu-se de 1996 em que Portugal obteve a melhor classificacao com Lucia moniz
Eliminar00:26 - Nao me referi aos resultados finais,mas sim ao ser um dos favoritos a vitoria final antes do espectaculo,por ex. nas listas de apostas,listas da imprensa presente etc.Em 96 Lucia Moniz nao estava muito bem cotada.
Eliminar15:01 - Em 1991 não era favorito de certeza (não que, eventualmente, o não merecesse - favoritismo não significa de imediato qualidade superior -, mas não era); em 1994 era a terceira canção favorita à vitória, não a primeira. E em 1972 a canção favorita era, de longe, a do Reino Unido. Em 1980 sim: foi logo de início apontado como favorito. E em 1996, como bem diz o anónimo das 6:26, nos dois dias antes do espetáculo começou a ser apontado como favorito. Por muito que nos custe muito, mas muito, raramente temos sido apontados como favoritos para vencer. Infelizmente em anos como 2001, 2006, 2011 e 2015 fomos muito mais apontados como candidatos ao último lugar...
EliminarEm 91 eramos dos favoritos a vitoria,a ponto de um dos representantes da SVT em Roma ter dito que tudo menos a vitoria de Portugal.Em varias instancias Dulce e Amina eram consideradas as unicas verdadeiras cantoras do evento.Na me refiro A UMA UNICA FAVORITA,todos os anos ha varias.
EliminarAinda em relaçao a 1991,desejo salientar,que nunca morri de amores por "Lusitana Paixao",nem sou sequer grande apreciador de Dulce Pontes como artista.Como candidatos aos bottom 5 temos sido apontados milhoes de vezes,verdade.
Eliminar14:38 - O facto de o representante da SVT ter dito isso ("tudo menos a vitória de Portugal") não fazia da canção portuguesa favorita à vitória. A cada um sua verdade/opinião: mais favoritas eram as canções espanhola, cipriota e até (por estranho que a mim me parecesse e continue a parecer) a de Malta. E, se se consultarem órgãos da imprensa da época (embora pouco, ainda se divulgava o ESC na imprensa portuguesa), não se encontrará seguramente em nenhum deles que Portugal era tido como favorito - pelo contrário, até se receava que o facto de a canção ser pouco "festivaleira" pudesse ter como consequência uma má classificação e isso poder prejudicar Dulce Pontes, já então muito elogiada pela sua versatilidade (costumava cantar vários géneros musicais, em várias línguas, num programa de televisão muito popular na época).
EliminarComo queiras. :)
EliminarQuando a Austrália é SÓ a cena mais importante do vídeo... WTF?
ResponderEliminarPortugal está de regresso ao ESC, mas falam da Roménia e... da Australia.
ResponderEliminarFico contente com a permanencia da Russia. Pode ser que o ESC sirva para unir os povos
ResponderEliminarClaro, Australia desde que entrou no festival só somou em qualidade, até o momento vem levando mais a sério que muitos países europeus.
ResponderEliminarTotalmente descabido e desproporcionado o destaque dado a participaçao da Australia e,de certo modo,tambem a ausencia da Bosnia,comparado com os miseros segundos dados ao regresso de Portugal e Romenia. Parece que no ESC,tal como na UE, ha paises de primeira e de segunda...
ResponderEliminartotalmente de acordo!
EliminarMesmo
EliminarAs datas são péssimas... dia 13 de maio calha o Centenário de Fátima, que deve ter grande destaque, logo a Eurovisão passa para segundo plano.
ResponderEliminarFinal a 13 de maio , não te preocupes pq se a RTP continuar com a mesma atitude a musica portuguesa não passa da Semi-Final.
EliminarPodem sempre dar Na RTP 2 ou RTP 3 já que nessa altura já deve estar na TDT .
já me tinha lembrado disso, mas qual quê, ainda nós dá sorte às tantas xD
Eliminarestava a pensar que 13 de maio era a data de uma das semi finais, assim ja é mais dificil de nos dar sorte pq nem sequer temos chegado as finais. De qualquer das formas tendo em conta que o nosso pais anda a ganhar tudo, ainda que seja praticamente no desporto, seria curioso vencer... no dia 13 de maio.
EliminarEsta gente a reclamar , desde quando Portugal leva este concurso a sério ? Toda a gente sabe que Portugal só participa por participar ao contrário da Roménia e da Austrália
ResponderEliminarA EBUER, independentemente do nivel e empenho das participaçoes das diferentes emissoras de TV,deveria tratar todos os paises participantes da mesma maneira.Uma questao de equidade,uma questao de democracia.E os BIG5 continuam...e so mais um sintoma da mesma doença!
EliminarEix, à Romenia nao leva isso do esc tao a serio. Ja começam a inventar
EliminarNão seria o momento de Suzy voltar com uma grande canção e vingar 2014?
ResponderEliminarRTP dá sinais de vida!(p)
ResponderEliminarLol...gostei dessa...."talvez o ESC sirva para unir os povos"...A sério? Oh pá, tão bom....
ResponderEliminarEscreve-se Bélgica.
ResponderEliminarPodiam tentar falar com a RTP, é que vocês que são um site têm mais força que uma pessoa só.
ResponderEliminarDa lista apresentada no momento em que escrevo só constam 42 países. Por outro lado, poderá dizer-se que a Áustria e a Dinamarca, que durante vários anos não participaram, celebram "60 anos de participações"? Se se trata do facto de terem iniciado as suas participações em 1957, então também o Reino Unido, estreante nesse ano, deveria ser mencionado...
ResponderEliminarEu adoro o esc mas acho que isto de item incluir novos países fora da Europa vai tornar os esc muito estranho já basta estar lá a Austrália
ResponderEliminarO Kosovo é na Europa. Quanto a países fora da Europa, já lá estão, desde há anos, Israel, Azerbaijão e Arménia e até Marrocos já participou. A presença do Cazaquistão não seria, afinal, muito estranha...
EliminarO J.O.Sand declarou que,de momento,nao estao iinteressados em mais paises de fora da Europa.Possivelmente chegou-lhes aos ouvidos o feed-back negativo acerca do assunto nas redes sociais.As vezes vale a pena remar contra a mare.
EliminarRG, para quem já disse aqui que não tem contas em redes sociais, sabes muitas coisas. :-s
EliminarA Arménia localizam-se se na Europa...estão sempre as colocar os coitados fora porque??? Marrocos fica em África e Israel na Ásia mas como sabemos faz toda a sua vida no contingente europeu.
Eliminar03:52 - Geograficamente a Arménia fica na Ásia, decerto que com vínculos históricos à Europa. Constatar o facto de que a sua localização geográfica é na Ásia de modo algum significa apoiar qualquer forma de discriminação, exclusão ou extermínio praticada contra os seus habitantes.
Eliminar23:16 -Como me sinto lisongeado,por uma pessoa se lembrar tao bem de algo que eu mencionei talvez ha anos! Obrigado pela atençao 23:16! Refiro-me a redes sociais num ambito mais lato.E ha sempre alguem,que tem o que eu nao tenho,mas meu amigo e,entendeste? :)
EliminarClaro... sentido mais lato. Enfim, é o que faz as pessoas já nem se lembrarem das suas proprias mentiras
EliminarExcelente analise do nosso psicologo de serviço. Largam da mon!!!
EliminarPor acaso sou psicologo, mas mentiras qualquer pessoa consegue detetar.
Eliminar14:48, 15:21 - Honi soit qui mal y pense.
EliminarSe Deus quiser vou ao Meo arena ver o esc 2018... #AEsperançaÉAÚltimaAMorrer
ResponderEliminarAté quando vão continuar a dizer que Armenia, Azerbaijão e Georgia não são europeus? São idiotas ou se fazem!
ResponderEliminarAs enciclopédias também são idiotas, anónimo das 18:22? Consulte-as e verificará que são países asiáticos quanto à sua localização. Se considerarmos os valores ditos "ocidentais", então até a Austrália está mais perto deles...
EliminarGeograficamente Azerbaijao,Armenia,Georgia situam-se na Asia.Culturalmente tambem nao sao propriamente europeus,se bem que a Armenia e a Georgia tenham bastantes parecenças com os paises balcanicos.Paises como a Russia e a Turquia sao paises bicontinentais,multiculturais.
ResponderEliminar