Lejlu A. Babović, chefe de delegação da Bósnia-Herzegovina, não acredita que o país se faça representar na próxima edição do Festival Eurovisão. O prazo para a pré-inscrição termina na próxima quinta-feira, 15 de setembro.
Um ano depois do regresso ao Festival Eurovisão, a emissora estatal da Bósnia-Herzegovina poderá voltar a ausentar-se da competição europeia. O precoce afastamento na semifinal de Estocolmo aliado à grave crise financeira da emissora poderão ser os causadores da retirada da BHRT. O anúncio foi feito por Lejlu A. Babović, chefe de delegação do país, ao jornal Fackor.ba, que se mostrou "muito pouco confiante" com a participação do país no Festival Eurovisão 2017 que será sediado em Kiev.
As declarações aconteceram a pouco mais de 48 horas do fim do prazo de pré-inscrição que acontece a 15 de setembro. Todas as emissoras interessadas em participar terão de enviar a sua inscrição até essa data, sendo que, poderão retirá-la sem qualquer penalização económica até 10 de outubro.
Estreante em 1993, a Bósnia-Herzegovina participou em 18 edições do Festival Eurovisão até 2013, ano em que se retirou do concurso, motivada pela grave crise financeira da sua emissora estatal. Contudo, com o apoio externo, a BHRT regressou ao evento em Estocolmo, sendo representada por Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e "Ljubav je", que terminaram na 11.ª posição da semifinal 1, falhando, pela primeira vez na história do país, o apuramento para a Grande Final. Recorde a atuação de seguida:
Fonte: escpedia/factorka / Imagem/Vídeo: eurovision.tv
ESC Portugal, poderiam dizer-me, no total, que paises já enviaram a pré candidatura, isto tendo em conta que daqui a 2 dias acaba o prazo?
ResponderEliminarCaro Anónimo
EliminarNão podemos avançar com qualquer número pois muitas emissoras ainda não tecerem qualquer comentário sobre a competição. Contudo, até ao momento, há 27 países oficialmente confirmados pelas respetivas emissoras. O número deve aumentar nas próximas horas!
Grato, NC
Achi que vamos ter 2 dias cheios de noticias de participacoes tendo em conta que muitos paises ainda nao disseram nada como italia e os balcas quase todos
EliminarObrigado, Nuno!
EliminarAnonimo das 21:08, a Itália devera participar, ou pelo menos tudo indica que sim, uma vez que já há datas do Festival de Sanremo
MAs mesmoqquando a italia nao participava havia sanremo
EliminarCaro Anónimo,
EliminarItália não revelou os detalhes da sua participação em Kiev, sendo que poderá participar sem utilizar o Sanremo como final nacional tal como em 2014.
22:45-Ah! Não sabia disso. Mas então nessas alturas eles usavam o Sanremo com que finalidade?
Eliminar13:47 - Antes de haver Festival da Eurovisao ja havia Sanremo,alias o ESC foi concebido tomando como modelo Sanremo.Sanremo vale por si proprio,digamos que e a grandiosa festa anual da musica italiana,TOTALMENTE INDEPENDENTE do ESC.
EliminarEscPortugal, podem me dizer se Portugal já se pré inscreveu?
ResponderEliminarObg
Caro leitor, a RTP já se inscreveu. Recordamos que a RTP anunciou em abril a realização do Festival da Canção 2017: http://www.escportugal.pt/2016/04/portugal-em-2017-vamos-ter-um-festival.html
Eliminar