A emissora estatal da Islândia confirmou, esta manhã, a participação no Eurovision Song Contest 2017, tornando-se o 26.º país confirmado provisoriamente. Contudo, a utilização do Söngvakeppnin como final nacional não foi confirmada.
Apesar de ter falhado o apuramento para a Grande Final nas últimas duas edições, a emissora nacional islandesa, RÚV, confirmou, esta manhã, a sua participação no Eurovision Song Contest 2017, sendo essa a sua trigésima participação no evento. Contudo, apesar de confirmar a participação, a emissora recusou-se a confirmar que o Söngvakeppnin seja utilizado como final nacional do país: lembramos que o concurso foi utilizado por 23 ocasiões, sendo que a Islândia apenas escolheu por seleção interna em 6 edições eurovisivas. Mais detalhes sobre a participação islandesa serão revelados nas próximas semanas.
Com a confirmação da Islândia, o número de países interessados em participar no ESC2017, na Ucrânia, ascende para 26, sendo eles: Alemanha, Arménia, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Luxemburgo, participantes em anteriores edições do evento, já confirmaram que não irão integrar a lista de participantes.
Estreante em 1986, a Islândia participou em 29 edições do Festival Eurovisão, falhando apenas os anos de 1998 e 2002. O melhor resultado obtido é o 2.º lugar alcançado em 1999 e 2009 quando representado por Selma e Yohanna, respetivamente. Em Estocolmo, Greta Salóme representou a Islândia com Hear Them Calling que, apesar de algum favoritismo, não conseguiu o apuramento para a Grande Final ao conquistar a 14.ª posição com 51 pontos. Recorde, de seguida, a sua atuação:
Fonte: RUV / Imagem e Vídeo: EUROVISION
Os rumores da Nelly Furtado são verdade?
ResponderEliminarPenso que não, da outra vez foi afirmado pelo diretor da RTP que iria haver festival da canção e ai iam escolher o representante português.
EliminarO gerente da Nelly Furtado não afirmou que foi contactado.
O anónimo acima já te respondeu. Mas não me importava nada que a RTP a convidasse para atuar e até difundir o seu novo álbum no Festival da Canção, ou então ela podia fazer parte dos jurados (caso o júri faça parte da eleição do vencedor do FC).
EliminarJA vi pelo menos em 3 sites: um italiano, um ingles e um espanhol
Eliminar