A Ucrânia foi a grande vencedora do Eurovision Song Contest 2016! Contudo, terá sido a atuação mais vista no canal oficial do evento? E qual terá sido a atuação com maior número de gostos pelos espectadores?
Passadas três semanas sobre a vitória de Jamala e de '1944' no Festival Eurovisão 2016, muito se tem escrito sobre os resultados do concurso. No entanto, qual terá sido a atuação mais vista no canal oficial do Youtube? E será que a vencedora reúne o maior volume de gostos? E qual será a atuação com maior número de não gostos? Para responder a essas perguntas, o ESC Portugal recolheu todos os valores, sendo que poderá aceder a toda a análise de seguida:
Rússia e Ucrânia foram as atuações mais vistas das respetivas semifinais
Vencedora da primeira semifinal, a Rússia lidera também na contagem das visitas nos vídeos referentes às atuações da semifinal com mais de 10 milhões de visualizações, o maior número registado em toda a edição. A Arménia e a Hungria seguiram-se na tabela, mas a larga distância do líder, sendo sucedidos pelos três países finalistas que atuaram nessa gala: Espanha, Suécia e França. No entanto, o top10 dos países com maior número de visualizações corresponde ao lote de dez países finalistas da edição.
Ao contrário do que aconteceu na primeira eliminatória, o país vencedor da semifinal 2 não detém o maior número de visualizações. A Ucrânia, vencedora da edição e segunda classificada na semifinal, lidera a contagem com cerca de 10 milhões de visualizações, sendo seguida da Austrália e da Bielorrússia, único país não finalista a figurar no top10 das visitas.
Atuação de Jamala na Grande Final vista por perto de 10 milhões de pessoas
Tal como aconteceu nas semifinais, a Ucrânia e a Rússia foram as atuações da Grande Final mais vistas pelos utilizadores do Youtube. Contudo, desta vez, a vencedora do Festival Eurovisão tem vantagem sobre o candidato russo: a atuação de Jamala foi vista por cerca de 9 milhões e meio de pessoas, enquanto que Sergey Lazarev se ficou pelas 7 milhões e 800 mil visitas. A Austrália, Suécia e Bulgária seguem-se na listagem, destacando-se ainda as atuações de Espanha, Polónia, França e Bélgica, todas acima de 1 milhão de visualizações. Pelo lado inverso, o Reino Unido e a Geórgia foram as atuações menos vistas, com cerca de 200 mil visualizações cada uma.
Ucrânia e Rússia perto de 20 milhões de visualizações
Se tivermos em conta as duas atuações de cada país (semifinal e final), existem algumas alterações na ordenação dos países consoante as visualizações. A Ucrânia, vencedora do concurso, continua na liderança com perto de 20 milhões de visualizações, tendo cerca de 900 mil visitas de vantagem sobre a Rússia. A Austrália encerra o pódio da contagem, com cerca de 7 milhões, sendo seguida da Polónia e da Suécia. De destacar que, das 26 candidaturas finalistas, 23 têm acima de 1 milhão de visualizações no somatório das duas atuações: Malta (856 mil), Geórgia (579 mil) e Reino Unido (524 mil) são as excepções.
Hungria e Bulgária foram as mais amadas nas semifinais; Grécia e Albânia as mais odiadas
Tendo em conta o número de gostos e não gostos de cada vídeo das semifinais, obteve-se quais os países mais amados e mais odiados pelos utilizadores do Youtube. No que diz respeito à primeira semifinal, a Hungria obteve uma taxa de aprovação de 96,41%, sendo seguida de Chipre (94,54%) e da República Checa (93,82%). A Islândia, sexta classificada na contagem, foi o único país não finalista a figurar no top10, com uma taxa de 90,08%, sendo que, por sua vez, o Azerbaijão terminou na 16.ª posição com 67,41%.
A Rússia foi, por sua vez, o país com maior número de gostos (121572) e de não gostos (22818), terminando na 8.ª posição, com uma taxa de aprovação de 84,20%. A Grécia, última classificada na contagem, foi o único país que terminou com o número de não gostos superior ao de gostos, culminando numa taxa de 45,31%.
No que diz respeito à segunda semifinal, a Bulgária, representada por Poli Genova, liderou a classificação com 96,61%, seguida da Lituânia (95,44%) e da Letónia (94,46%). A Bielorrússia (7.º 91,27%) e a Noruega (9.º 88,48%) foram os únicos países não finalistas a conquistar um lugar no top10 da contagem, em detrimento da Geórgia (13.º 77,82%) e da Ucrânia (17.º 57,30%). A vencedora do ESC2016 conquistou o maior número de gostos e de não gostos da semifinal, enquanto que a Albânia terminou na última posição, com uma taxa de aprovação de 57,21%.
Bulgária lidera as preferências e a vencedora da Eurovisão termina na última posição
A falta de consenso em torno da vitória de Jamala e de 1944 no Festival Eurovisão 2016 espelhou-se nos resultados retirados no que diz respeito às atuações da Grande Final. Enquanto que a Bulgária lidera a classificação com 97.41% de taxa de aprovação, seguida da Hungria (96,95%) e da Letónia (96,40%), a Ucrânia, vencedora do concurso, é a última classificada da contagem com uma taxa de 50,64%, sendo o único país abaixo dos 80%. A atuação de Jamala destaca-se pelo número de gostos (87429), sendo apenas superada pela atuação da Rússia (109133), obtendo um valor quase idêntico de não gostos: 85221.
Fonte: ESCPortugal / Imagem: eurovision.tv/ESCPortugal
Wow! Bom artigo!
ResponderEliminarBulgaria, tamo junto---
ResponderEliminarBulgaria verdadeira ganhadora do Esc!!
EliminarArtigo interessante mas acredito que resultados finais da Ucrânia terão sido resultado de uma "campanha" dos russos a manifestar o seu descontentamento pela vitória de Jamala em detrimento da proposta do seu país.
ResponderEliminarnao creio que sejam só os russos que deram dislikes no video, eu particularmente nao gostei da vitoria da Jamala e foi a unica atuacao que nao voltei a rever após o concurso mas nem por isso eu me dei trabalho de procurar o video para "desgosta-lo"
Eliminar00:15 - Acho que o Nuno apresenta uma hipotese muito possivel de ser verdadeira.Uma "campanha"e algo de mais ou menos organizado,nao se trata da expressao de gosto individual,se bem que na Russia pouco pessoal haja a gostar de "1944".Putinlandia...etc,etc,etc...
Eliminarnao digo que nao seja possivel mas tambem a muita gente nao-russa que nao ficou contente com a vitoria da Jamala
Eliminare sinceramente eu acho que a melhor escolha que a Ucrania podia ter feito era enviar SunSay com Love manifest que ao meu parecer e superior a 1944
Eliminarcreio que os gregos e os albaneses estao a trocar dilslikes como de costume....
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