O co-principado de Andorra não voltará ao Eurovision Song Contest em 2017.
Andorra é o primeiro país a recusar a participação no Festival Eurovisão da Canção de 2017. O co-principado desistiu do concurso em 2009 alegando dificuldades financeiras. No entanto, quando questionados sobre a razão porque não participariam este ano, a estação pública do país afirmou que "esta opção não é possível por variadas razões. Temos outras prioridades neste momento".
Até ao momento 12 países confirmaram a intenção de participar no ESC2017. São eles Alemanha, Bulgária, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Noruega, Portugal, Suécia, Suiça e Ucrânia.
Andorra participou na Eurovisão por 6 vezes, entre 2004 e 2009, nunca tendo conseguido qualificar-se para a grande final. A sua melhor classíficação é um 12º lugar na semifinal, alcançado em 2007. Em 2009, o co-principado foi representado por Susanne Georgi com o tema La Teva Decisió (Get a Life). Somou apenas 8 pontos e acabou na 15ª posição.
Fonte: escxtra / Imagem e Vìdeo: eurovision.tv
Que pena! Ainda não vimos nenhuma canção de Andorra no Eurovisão esta década.
ResponderEliminarMenos 12 pontos para a Espanha...
ResponderEliminarE menos 10 ou 8 para portugal
EliminarNão faz falta com as canções que esteve presente apenas destaco a de 2015 pela grande voz da Anabel Conde (nos coros) o resto é para esquecer.
ResponderEliminar2015? tem certeza do ano?
Eliminar2015? A Andorra não participa desde 2010
EliminarDesculpem pelo lapso é 2005
EliminarPara mim,a melhor participaçao de Andorra foi a 1º em 2004,com uma sonoridade que me fez lembrar as"Doce" em muitas das suas cançoes(nao "Bem Bom"). Tambem em 2007 tiveram uma excelente representaçao em forma de pop-rock com sabor a punk.
Eliminaruma grande pena perder a este pequeno irmao iberico que sempre cantou em sua lingua, espero que mudem de ideia
ResponderEliminarEm 2008 a Gisela cantou em inglês.
EliminarPessoal, sei que isto quase nada tem a ver, mas a título de curiosidade, quem foram para vocês os artistas femininos e masculinos mais bonitos e mais feios do esc 2016? e nível de indumentária que levavam?
ResponderEliminarFemeninas: para mim a Zoe, a Francesca micheilini e a iveta muckutchian ( ou la como se escreve)
EliminarAhah, femininas? Mas vá por acaso a minha opinião é a mesma, tirando a Iveta, que não achei assim nada por ai além. Também achei a Kaliopi, vejo classe nela não sei bem explicar porquê :p
EliminarFico triste. Andorra podia ir tentando. Gosto mais das canções de Andorra que das de São Marino.
ResponderEliminarPara pequenos estados as hipóteses de sucesso (e até de boa aceitação no "mundo eurovisivo") são difíceis. Este ano S. Marino procurou soluções para o seu televoto (inexistente em anos anteriores). Houve expressão de voto por parte dos espetadores. A EBU, porém, não aceitou os resultados - e, pior, só divulgou essa não-validação depois da final, quando o devia ter feito logo a seguir à eliminatória. No sábado houve quem expressasse a sua preferência, mas de nada valeu (e note-se que nem havia a marca da vizinhança que marcou outras votações por televoto: a Itália, por exemplo, ficou no 13º lugar dos votantes de S. Marino). Os votos do júri, embora válidos, foram combinados (na semifinal e na final) com as tendências de votos dos outros júris internacionais - assim explica a EBU. Nem quero pensar se, por milagre (depois da Itália é o país mais próximo do Vaticano), a sua canção tivesse ganho e já tivesse sido apresentada em público há um ano: era uma vez um país chamado São Marino...
ResponderEliminar