A imprensa kosovar revelou que a EBU/UER convidou a emissora estatal do país RTK para a próxima edição do Eurovision Song Contest.
A imprensa do Kosovo e da Albânia revelou que a televisão pública do Kosovo foi oficialmente convidada, pela EBU/UER, para marcar presença no Eurovision Song Contest 2017. Numa conferência de imprensa realizada hoje, o diretor da RTK, Mentor Shala, confirmou o convite, mas não garante que tal venha a acontecer: "Através da cooperação que temos com a RTSH, já tivemos vários cantores kosovares a participar no Festivali i Kenges e no Festival da Eurovisão, como foi o caso da Rona Nishliu. Não é definitivo, mas fomos convidados a participar na Eurovisão e este ano vai ser decisivo para averiguarmos se seremos capazes de estar na competição na próxima edição.".
A confirmar-se a estreia do Kosovo, este tornar-se-á o 53.º país a participar no certame musical e a primeira estreia de um país europeu desde 2008, ano em que Azerbaijão e São Marino entraram em competição.
A confirmar-se a estreia do Kosovo, este tornar-se-á o 53.º país a participar no certame musical e a primeira estreia de um país europeu desde 2008, ano em que Azerbaijão e São Marino entraram em competição.
Apesar de nunca ter participado no Festival da Eurovisão, a emissora kosovar competiu no Eurovision Young Dancers 2011 e tem, desde 2013, o estatuto de observador junto da EBU/UER. No entanto, uma possível estreia do país no concurso musical poderá significar a retirada de outros países, como a Sérvia e a Rússia, que ainda não reconheceram a independência do Kosovo e manifestaram, no passado, o seu desagrado com a possível estreia do país.
Recorde, de seguida, a participação da cantora kosovar no Festival da Eurovisão 2012, em representação da Albânia:
O Putin 'tá lixado pró ano =))
ResponderEliminarO Kosovo entra e a Espanha, Roménia, a Rússia e a Sérvia saltam fora. Como é que podem competir com um "país" que não reconhecem.
ResponderEliminarPk a Rússia não aceita a independência de kosovo? Que kosovo tem a ver com a Rússia ?
ResponderEliminarSe fores estudar a génese da 1ª Guerra Mundial irás encontrar a resposta
EliminarMas, O Kosovo já participou noutras competições Internacionais desportivas, e os países que se opõem atrás referidos, também participaram nas referidas Competições. Porquê que não podem participar na Eurovisão????
ResponderEliminarNao sei o porque de muitos paises que participam nao aceitam a independencia do Kosovo. Mas pode ser que isto sirva para mais alguns paises europeus reconhecerem. Gosto muito da Russia neste concurso mas nao gosto da Politica da Russia. E a Servia devia aceitar de uma vez...
ResponderEliminarA Espanha não aceita porque era quase como dar um incentivo à Catalunha e restantes comunidades autónomas em Espanha que tanto querem a independicia
ResponderEliminar