Sanja Vučić apresentou esta noite a sua canção para o Festival Eurovisão (ESC2016), "Goodbye", tal como escrevemos AQUI. A cantora demonstrou cantar em várias línguas, como em sérvio, inglês, francês, árabe e... em português. A representante da Sérvia no ESC2016 cantou um excerto de "Meu fado meu", tema de autoria de Paulo de Carvalho e também celebrizado por Mariza.
Ouça a versão de Sanja Vučić ao minuto 44:
Fonte: RTS /Imagem: RTS / Vídeo: YOUTUBE
os balcas gostam muito de fado, se mandassemos um grande mas grande fado, iamos ter imensos 12 pontos deles.
ResponderEliminarNisso nao acredito,porque mais do que de fado eles gostam de musica balcanica e ,naturalmente,pontuam-se entre si,por uma questao de gosto e ate artistas em comum(a Eslovenia ja e demasiado"germanizada"para o gosto deles,por isso e frequentemente penalizada).
EliminarMesmo assim iamos conseguir imensos pontos
EliminarAdorei :3
ResponderEliminarAdorei. Well done
ResponderEliminarUm momento muito simpatico e gratificante ,em paralelo com a apresentaçao da cançao servia. Nao somos tao ignorados como algumas pessoas em Portugal creem.Ah,sim,temos aqui fadista!
ResponderEliminarQue pena não cantar em servo que tem uma sonoridade tão bonita, mesmo assim gosto.
ResponderEliminarfantástico!
ResponderEliminarconcordo os países das Balcãs adoram fado,,,
ResponderEliminarNos Balcãs gostam de fado, mas também noutras latitudes europeias: na Áustria, na Estónia, na Finlândia, na Holanda (Lenny Kuhr - ESC 1969 tem um cd de fados, uns conhecidos e outros originais, de autoria holandesa)... Um fado no ESC? Por que não? Mas autêntico. Houve guitarra portuguesa em 1969, em 1976, em 1987 e em 2012 (aqui só audível por se ter optado por aquela estranha marcação em palco), mas não se tratava de fados. A sobriedade de um/uma fadista com acompanhamento de guitarras e violas e ou outro instrumento em palco (mesmo com som gravado) marcaria pelo menos a diferença. Nomes como Mariza, Ana Moura ou Camané dificilmente se contariam entre os candidatos, mas acredito que Carla Pires, Piedade Fernandes ou Raquel Tavares ponderariam a oportunidade de irem ao ESC.
ResponderEliminarTanto quanto defendo elementos nacionais de cada pais nas cançoes do ESC(mas nada de sistematico/obrigatorio),nao creio na possibilidade de um fado tradicional atingir sequer o top5.As fadistas actuais deixaram de ser sobrias em palco,nomeadamente Mariza e Ana Moura.Camane?Seria bottom something...
EliminarTem razão quanto a certa falta de sobriedade, mas, quando os fados têm um pendor mais "sério", mantêm a sobriedade. Mas também não advogaria necessariamente um desses três no ESC.
Eliminar14:32-Ja eu advogaria somente 1 destes para o ESC: Ana Moura.Exactamente por ter recriado o conceito de fado,nomeadamente como musica dançavel,pela imagem extremamente sensual em palco iria por ela.Mariza ja nao e o que era,perdeu muito do seu impacto.
EliminarAcrescento ainda,que nao sou fan do hit"Dia de folga".Uma cançao cujo refrao começa por"Cada dia e um BICO DE OBRA",nao e de todo para mim.Ja algo na linha de "Desfado",sim,dar-lhe-ia passaporte para o ESC.Aprecio muito os jogos de palavras em"Desfado",e o resto,que e simplesmente contagiante.
EliminarMuita gente gosta de fados, mas o ESC não é um concurso de musica tradicional ou ate cultural. O ESC é um concurso de música Pop!
ResponderEliminarPop? Eurovision Pop Song Contest?!
Eliminar