As emissões regulares da Rádio Televisão Portuguesa começaram a 7 de março de 1957, há precisamente 59 anos! Ainda a preto e branco, terá sido um dos maiores acontecimentos do século em Portugal – a
estreia da Televisão, que muitos portugueses imaginavam, mas à qual ainda
não tinham acesso.
Em 1964, Portugal participava pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção e, desde então, o Festival RTP da Canção fica quase sempre associado ao aniversário da Televisão em Portugal. A grande maioria das edições do Festival da Canção aconteceu precisamente no dia 7 de março ou nessa mesma semana.O Festival ficou sempre associado aos grandes momentos da Televisão em Portugal, como o início das emissões a cores ou a comemoração do seu 50.º aniversário.
Em dia de aniversário, o ESCPORTUGAL presta uma homenagem a todos os artistas que deram voz por Portugal. Que ergueram a nossa bandeira. Que cantaram, escreveram e musicaram... que produziram. Que deram o seu melhor para que Portugal não fosse ignorado na Europa da música, na Europa das canções. Que fizeram os portugueses sentirem orgulho, mesmo que as classificações não tenham sido sempre reflexo da qualidade musical apresentada.
Em dia de aniversário, não é hora de chorar derrotas, de culpar pelas ausências, mas sim a hora é de festa! É hora de FESTIVAL!
Em dia de aniversário, não é hora de chorar derrotas, de culpar pelas ausências, mas sim a hora é de festa! É hora de FESTIVAL!
História de Portugal na Eurovisão
A RTP faz hoje 59 anos. O RTP - Festival da Canção ficou sempre associado ao aniversário da Televisão em Portugal. Recorde connosco todas as canções vencedoras, a grande maioria das quais representou o país no Eurovision Song Contest! www.escportugal.pt #Portugal #eurovision #festivaldacancao
Publicado por ESC Portugal em Segunda-feira, 7 de Março de 2016
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: ESCPORTUGAL
AMEI o video. Tão lindo, os momentos foram muito bem escolhidos. Um recap de muita qualidade. Parabens escportugal por esta lembrança
ResponderEliminarSaudades do tempo em que participar no Festival da Canção era uma honra! :-(
ResponderEliminarMuitos podem não concordar, mas Portugal, para mim, vencia em 1991 e 2008. Já em 2000 podíamos ter tido uma boa classificação ( na medida de um bom resultado de Portugal) e em 2014 estávamos sem dúvida na final.
ResponderEliminarConcordo contigo. Em 2008 tivemos a infelicidade de ainda não estar em vigor o sistema 50%/50% (acredito que o desfecho seria bem diferente). Em 1994 também tínhamos uma excelente intérprete e canção (mas a concorrência era muito forte: Rússia, Hungria, Polónia, Noruega, Malta, Reino Unido, Chipre, Irlanda, Suécia...). A proposta de 1984 terá sempre um lugar especial na minha listagem de favoritas. E tantas outras tiveram um resultado final que ficou bem aquém daquilo que, na minha óptica, mereciam.
EliminarE aí percebes que Portugal já levou músicas ao ESC em que alguns versos eram em inglÊs, e mesmo assim não fez boa figura :-s
ResponderEliminarPara ser mais exacto,foram dos anos em que Portugal saiu pior classificado -2003,2005 e 2006.Molho e pickles ingleses nao sao o segredo dum bom prato eurovisivo!!!
EliminarAs prestações de 2005 e 2006 foram francamente más. A de 2003 não - uma prestação de grande nível, injustamente ignorada pelos pares.
EliminarNuno, verdade falas,Rita Guerra em 2003 foi um daqueles 3 minutos de ouro no ESC(e nao foi so pela cor do cabelo e do vestido).Mas,queria eu dizer,que nem mesmo assim o uso do Ingles funcionou como uma mais-valia,apesar de ter assentado bem no todo da cançao.
EliminarCostumo referir-me a ela como a "Diva esquecida" do ESC... Percebi o que pretendias afirmar. Só achei que seria pertinente fazer essa distinção. Acho que canções bilingues não vão lá... se é para apostar alguma vez em inglês, então que seja na íntegra! (como farão os nossos caros "hermanos" este ano)
EliminarNo caso da canção da Ucrânia deste ano até funciona bem o bilingue. Apenas há que saber onde meter os idiomas no sítio certo dentro de uma canção e não fazer misturas sem sentido como em 2003, 2005, 2006.
EliminarÉ isso mesmo. Dia de festa. Tristezas não pagam dividas
ResponderEliminarOBRIGADO GRANDE,GRANDE por este maravilhoso trabalho! Destaco o pormenor de mencionarem no canto esquerdo a pontuaçao recebida e a classificaçao alcançada por cada cançao participante por Portugal no ESC.
ResponderEliminarAte 1957,muito poucos portugueses sabiam sequer que no Mundo ja havia televisao,por isso nem sonhavam com ela.Mais de 50% da populaçao era analfabeta,a informaçao vinda de fora era filtrada...ignorantes,"pobretes,mas alegretes"(nos filmes).Perguntem aos vossos pais e avos como era!
ResponderEliminartenho a certeza absoluta que para o ano a RTP participa, faz 60 anos e participará de certeza ! espero em invistam em musica no estilo da senhora do mar !!!
ResponderEliminarEspero que sim!! Se a RTP não transmitir este ano o evento é mau sinal :S
EliminarNota-se uma grande diferença no Festival de 1964 a 1994 e de 1995 a 2015. Nota-se que, com a entrada e liderança das televisões privadas em Portugal, a RTP começou a baldar-se para o festival e a preferir formatos mais popularuchos. Apesar de tudo, ultimamente não têm vencido nomes de destaque e mesmo os autores não são os de primeira linha da música portuguesa.
ResponderEliminar10:37 - Nunca tinha reparado nesse paralelo entre o FC e a entrada das privadas no mundo televisivo nacional,mas acho que tens razao,porque essa tem sido a regra geral,com algumas honrosas excepçoes.Alias o advento da musica pimba deu-se tambem a partir de 93-94...tudo encadeado.
EliminarEXCELENTE homenagem ao FdC/ESC e a todos os que nele representaram Portugal. PARABÉNS pelo vosso trabalho! Boas vozes sempre as tivemos, infelizmente nem sempre as canções souberam estar ao nível delas. Ao longo destes anos de história, Também muitas vezes fomos tratados com injustiça... esperemos que o 60º aniversário da RTP possa trazer boas notícias para Portugal e a sua participação na Eurovisão (e a toda a comunidade de fãs)!
ResponderEliminarE há coros que arruínam uma boa canção: 1988 é disso um exemplo! (nunca me tinha apercebido disso até visionar este vídeo)
ResponderEliminarE ainda por cima esse coro nao era portugues,foi "alugado" creio que no UK. A cançao de 1988,"Voltarei", começou a ser arruinada ao tirarem-lhe o intro,que era extremamente melodico e suave,com solos de piano,tornando o produto final um tanto monotono/repetitivo/exaustivo.
EliminarEm 2015 os coros tambem arruinaram a canção, não por culpa dos coros, mas das mudanças que foram feitas à canção do FC para o ESC
EliminarApercebo-me que a RTP tem que "enfiar" sempre coros em todas as cançoes, mesmo naquelas que não ficam muito bem... deve ser só para preencher mais o palco já que não têm ideias para a apresentação em palco!
EliminarConcordo
EliminarRG, obrigado pelo esclarecimento!
EliminarO meu "concordo" anterior prende-se especificamente com o comentário das 16:03
Eliminar16:35 - Nem sempre tem havido coros,assim de caras lembro-me de 1991 e 1994,em que respectivamente Dulce Pontes e Sara Tavares actuaram sem coros,isto para ja nao falar dos anos distantes de por ex64,.65,66,67,68.Em 91 Dulce Pontes foi apoiada em Roma por uma banda,mas sem intervençao coral.
EliminarA Equipa do ESCPORTUGAL é a maior! Parabéns! Muito, muito obrigado por este vídeo, por esta seleção de canções que me acompanharam ao longo da vida. Portugal levou à Eurovisão canções, umas de que gosto mais, outras de que gosto menos, umas que eu adoro, mas também algumas, felizmente poucas, que eu detesto. Mas tudo faz parte da "História de Portugal na Eurovisão!"
ResponderEliminarEmbora este ano esteja um pouco mais triste por não fazermos parte desta grande festa, acredito que ainda virão grande canções que nos hão-de representar no futuro e fazer-nos orgulhar de ser quem somos: PORTUGAL!
Sem duvida que os coros de 1988 made UK foram do pior mas nem sempre foi assim em 1972 os coros made UK melhoram bastante em relação ao que se viu no S.Luis com o coro português, tambem em 1975 os coros de Portugal eram suecas e fizeram um belissimo trabalho a uma belissima canção (estas senhoras já tinham estado no ESC em 1973 acompanhando a canção sueca.
ResponderEliminar09:44 - Tens razao na tua analise de coros,nomeadamente no respeitante a 1972.Em relaçao a 1975,acho que o coro made in Sweden nao aqueceu nem arrefeceu,sem ser positivo nem negativo,cumpriu a sua funçao.
Eliminar