Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Mikko Herranen: "Costumava ver a Eurovisão quando tinha orquestra"

Mikko Herranen é um dos concorrentes da edição de 2016 do UMK, final nacional finlandesa para a Eurovisão. Leia a entrevista que o cantor concedeu ao ESCPORTUGAL.

Mikko Herranen é, nas palavras do próprio, muito "mente aberta, adoro desafios e aventuras". Como artista, define-se como emocional. "Dou muita importância à parte emocional do canto. A emoção é, na minha opinião, o que destaca os grandes cantores dos bons cantores. É possível aprender a cantar através da prática mas só é possível aprender a viver vivendo. Eu já vivi e continuarei a viver. Para mim, boa música precisa de emoções fortes! Como produtor musical conheço todos os truques para pôr os cantores no tom certo e os bateristas a acertarem os tempos, mas a parte emocional não dá para arranjar...ou a tens ou não tens".


Mikko já tem uma carreira musical com mais de 20 anos. A música faz parte da sua vida desde sempre. Começou a tocar piano aos 3 anos de idade, bateria aos 6, baixo aos 18 e guitarra aos 22. Ao longo da sua carreira destaca a conquista do prémio Rosemarry Kennedy Young Soloist Award, em 2001, os seis anos em que fez parte da banda de metal Velcra, onde teve oportunidade de dar concertos por toda a Finlândia, Reino Unido e Alemanha, os mais de 2000 concertos que já deu e todos os álbuns que lançou. Os seus artistas favoritos são Alice In Chains, Soundgarden e Sielunveljet. Ultimamente confessa que tem ouvido muito Muse, Portishead e Royal Blood.


Em relação ao Festival Eurovisão da Canção, Mikko reconhece que não tem acompanhado muito o certame. "Costumava ver mais quando tinha uma verdadeira orquestra e verdadeiros músicos em palco. Hoje em dia as coisas parecem-me muito plásticas. Quando era criança, costumava juntar-me com a minha família para ver a Eurovisão. A primeira memória que tenho deve ser de quando tinha 5 anos, mais ou menos. Eu e a minha irmã gémea queríamos ver o espetáculo todo apesar de acabar muito depois da hora de ir dormir. Costumávamos levar um colchão e almofadas para a sala e ver a Eurovisão até adormecermos enquanto ouvíamos as músicas e talvez acordar enquanto contavam os pontos".


Evil Tone é o título da canção que leva à final nacional finlandesa. É a primeira vez que Mikko tenta a sua sorte no evento e explica que o seu tema tem uma mensagem: "os nossos pensamentos constroem a nossa realidade". "A música explica os meus pensamentos ao longo da vida. A vida é sobre sonhos e tentar torná-los realidade". Mikko afirma que Evil Tone "não é uma música fácil. Não foi feita para ser um sucesso, mas tem uma história para contar e a sua vibe difere das outras músicas em competição". O cantor espera que o público oiça realmente a sua música e que veja o videoclipe, onde cumpre o seu sonho de conduzir uma limusina. "Para alguém cego como eu é uma bela experiência". A preparação para o UMK segue a boa velocidade e os ensaios têm sido muitos. "Não é uma canção fácil de interpretar com as suas notas altas e mudanças de dinâmica rápidas".


A decisão de participar no UMK e na Eurovisão surgiu num dia em que "andava pelo YouTube a ver Eurovisões antigas. Apercebi-me que cantar a minha própria música em frente àquela audiência seria a melhor coisa que posso fazer ou sonhar fazer. Fiz a canção especialmente para o UMK. Mas o engraçado é que, ao mesmo tempo, senti necessidade de mudar de estilo na música. Lancei dois álbuns de hard metal. Sou um crítico nas minhas letras tentando fazer as pessoas perceberem o que as rodeia...Evil Tone e a minha participação no UMK é o começo de algo completamente novo e excitante na minha vida".

Sobre a última proposta enviada pela Finlândia à Eurovisão, os Pertti Kurikan Nimipäivät, Mikko Herranen considera que "foi muito bom vermos uma banda punk na Eurovisão. Quer dizer, é algo que realmente não encaixa na Eurovisão mas faz as pessoas falarem e reagirem. Para além disso, a participação deles fez as pessoas falarem sobre deficiências e dificuldades na nossa sociedade. Isso é algo bom".


Mikko Herranen nunca esteve em Portugal mas conhece "um bocadinho" o país. Não se lembra de nenhuma participação de Portugal na Eurovisão e desdramatiza a retirada da RTP do concurso. "É só um concurso e que vai durar durante muitos anos. Assim têm tempo de preparar algo muito bom!".

Atualmente Mikko encontra-se a trabalhar num novo álbum. "Estamos na fase das gravações. Eu toco todos os instrumentos, gravo, misturo e produzo por isso é um processo que leva tempo. No entanto, é desta forma que faço música, é fixe eu ser a minha própria banda".

Mensagem de Mikko Herranen (UMK2016)

Mikko Herranen, cantor e produtor finlandês, estreia-se, este sábado, na corrida por um lugar no Eurovision Song Contest, através do UMK2016! O cantor deixou uma mensagem a todos os leitores do ESCPORTUGAL! Saiba tudo em www.escportugal.pt #RumoaEstocolmo #MikkoHerranen #UMK2016

Publicado por ESC Portugal em Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016


Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Este entrevistado foi nas suas divagaçoes muito para alem das superficialidades habituais.Para mim,a melhor de todas as entrevistas ate agora! Excelente trabalho,Joao Diogo! Obrigado!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.