Juntos como grupo desde 2011, os Põhja-Tallinn estão novamente a concurso para representar a Estónia no Festival da Eurovisão. Em conversa com o ESCPORTUGAL, o grupo revelou a sua paixão pelo Porto: "A cidade do Porto é uma das mais belas do mundo"!
Depois do sexto lugar no Eesti Laul 2013, o grupo Põhja-Tallinn estará novamente a concurso na final nacional da Estónia para a próxima edição do Festival da Eurovisão, tendo aceitado o desafio do ESCPORTUGAL para nos contar pormenores sobre a sua preparação para o evento, bem como sobre a sua carreira e planos futuros.
Descrevem-se como "pessoas divertidas, individualmente e como banda" e têm a música no topo das suas prioridades, algo que acontece desde muito cedo: "A música apareceu nas nossas vidas quando ainda andávamos na escola. Os primeiros registos que fizemos, os nossos primeiros versos, as primeiras interpretações e os instrumentos que aprendemos a tocar nessa altura, fomentaram o caminho em que estamos hoje".
Conhecida por ser uma banda que junta o pop ao hip-hop, sendo muitas vezes considerada como "uma banda dois em um", os Põhja-Tallinn tiveram várias datas de nascimento: "É díficil mencionar qual a data exata do nascimento do nosso grupo (risos) A primeira reunião aconteceu em 2007 apenas com os rappers para defender o tema 'Probleem'. Mas a ideia de uma banda ao vivo apareceu alguns anos depois, em 2011, chegando a tempo de integrar o Hip Hop Festival da Estónia".
Questionados sobre quais as experiências que guardam com mais carinho, os elementos do Põhja-Tallinn preferem destacar a aceitação do público que os tem acompanhado ao longo da carreira: "O melhor é sem dúvida os prémios que temos ganho" brincaram inicialmente, tendo garantido que "ter um público de 5000 pessoas a acompanhar um concerto nosso, de um grupo de rap estoniano, é uma das nossas melhores experiências. Nem é tanto pelos números, mas não vai há muito tempo que ter 60 pessoas a gostar da nossa música era, para nós, uma 'multidão'.".
Garantem não ter um único género de música ou um artista em que se inspiram: "Nós gostamos de tudo um pouco. De Eminem a Ghost ou dos Guns N'Roses a Justin Bieber. Não temos limitações no que diz respeito aos nossos gostos musicais". Contudo, admitem não ser uns fãs fervorosos do Festival da Eurovisão: "Não acompanhamos religiosamente, admitimos. Mas temos noção que é um espetáculo que pára a Estónia desde os anos 90, fazendo manchetes nos jornais e com grande destaque nas televisões nacionais". Porém, rapidamente recordaram a participação de Stig e Elina em Viena: "Foram grandes! Encheram-nos de orgulho e toda a Europa gostou deles".
Em 2013, o grupo entrou no Eesti Laul com o tema 'Meil on aega veel', participação que causou grande polémica antes da competição devido a acusações de plágio que nunca foram comprovadas. No entanto, o grupo guarda boas recordações da experiência: "Gostaríamos de ter subido todos ao palco, mas devido ao limite de 6 pessoas tivemos de eliminar o coro e fazer uma abordagem diferente. Para ser honesto, não foi o nosso melhor desempenho até à data, mas ficámos em sexto, o que não foi muito trágico" adianta um dos elementos do grupo, recordando a vitória no televoto na semifinal e mostrando-se orgulhoso na representante da Estónia em Malmö: "A Birgit foi óptima como sempre".
Três anos depois, o grupo está de regresso ao concurso com o tema 'Eiolemulolla', juntamente com Jaagup Kreem. Apesar de "ainda não podemos revelar muitos pormenores da atuação", o grupo descreveu-nos o tema que levarão ao concurso: "É uma canção sobre o nosso país, a Estónia. Mas pode ser associada a qualquer outro país, pois é basicamente sobre o facto de todos devermos ter um lugar para chamar de lar, mesmo que nem sempre lá quisermos viver".
Abordados sobre Portugal, alguns elementos responderam imediatamente: "Claro que conhecemos Portugal!", destacando que "a cidade do Porto é uma das mais belas do mundo, temos a certeza". Contudo, lamentam não ter recordações específicas do nosso país na Eurovisão, mas dando força ao regresso de Portugal em 2017: "Não temos memórias específicas, infelizmente. Mas esperamos que regressem no próximo ano".
Sobre os próximos projetos, os elementos do grupo garantem que serão meses de muito trabalho: "Vamos estar em tournée de divulgação do nosso novo álbum 'Regeneratsioon', que já está disponível na maioria dos serviços de streaming como o Spotify e o iTunes. Além disso, iremos lançar um novo single e um videoclip até ao verão', apelando a todos os leitores do ESCPORTUGAL que acompanhem as novidades na sua página de facebook, AQUI.
Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
Sem duvida! O porto e uma cidadd linda. Cidade maus bonita de Portugal e una das nais bonitas do mundo!
ResponderEliminar5*****
ResponderEliminarAdoraria que os PohjaTallinn representassem a QUERIDA Estonia no ESC 2016. Sao alternativos q.b.,ao vivo sao espectaculares e gosto imenso da actual cantora do grupo,da anterior nem por isso. 5 Estrelas nao chegam para os classificar,pelo menos 10.The best luck to you,PohjaTallinn!!!
ResponderEliminar