Sandra Kim, vencedora do Festival da Eurovisão 1986, será uma das convidadas especiais do 'Söngvakeppnin', final nacional da Islândia, país que, comemora este ano, o trigésimo aniversário da entrada no evento musical.
De modo a assinalar os 30 anos sobre a primeira participação do país no Festival da Eurovisão, a emissora islandesa RÚV está a preparar uma edição especial do Söngvakeppnin, final nacional do país. Sandra Kim, vencedora do Festival da Eurovisão 1986, a primeira edição em que o país participou, será uma das convidadas especiais do evento que acontecerá a 6, 13 e 20 de fevereiro.
A cantora, responsável pela única vitória da Bélgica na competição, arrecadou o troféu em 1986 com o tema 'J'aimé la vie'. Contudo, a prestação de Sandra Kim ficou marcada pela polémica: a cantora garantia ter 15 anos aquando do concurso, sendo que após a competição foi revelado que tinha apenas 13 anos de idade. A Suíça, segunda classificada na edição, apresentou queixa à EBU/UER, mas o organismo máximo nunca tomou qualquer decisão. Recorde a sua vitória de seguida:
Aceda AQUI aos temas a concurso no Söngvakeppnin 2016.
A Islândia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1986 e nunca venceu o certame. No entanto, conta com dois segundos lugares: em 1999 e em 2009. No ano passado, em Viena, o país foi representado por Maria Olafs com o tema Unbroken. A cantora somou apenas 14 pontos, tendo ficado no 15º e antepenúltimo lugar na semifinal:
Fonte: Wiwiblogs / Imagem: eurovoix / Vídeo: eurovision.tv
Merecida vitória em 1986. Foi a partir daqui que comecei a gostar da Eurovisão e de todo o mundo da música.
ResponderEliminarProvavelmente Sandra Kim e Palmi Gunnarsson irao recordar um pouquinho de 1986 em Bergen. Nesse ano,para mim,Portugal merecia ter vencido o ESC.Dora e "Nao sejas mau pra mim"foram um numero excelente,mas talvez demasiado avançado e vanguardista para o ESC em 1986.
ResponderEliminar