Pelo segundo ano consecutivo, a lista de participantes do Dansk Melodi Grand Prix, final nacional da Dinamarca, foi revelada antes da data prevista no Spotify.
Três dias após o anúncio que a lista de participantes do Dansk Melodi Grand Prix seria revelada a 28 de janeiro (AQUI), a emissora dinamarquesa DR repetiu o erro do ano passado e a lista de participantes foi revelada, juntamente com o CD oficial da edição, na plataforma Spotify. Deste modo, já são conhecidos os 10 candidatos a representar a Dinamarca na próxima edição do Festival da Eurovisão, tendo o site oficial da competição avançado com a lista, de onde se destaca Simone Egeriis (participante no evento em 2010 e 2013) e Anja Nissen (vencedora do The Voice Australia).
O Dansk Melodi Grand Prix 2016 terá lugar a 13 de fevereiro na cidade de Horsens, sendo que poderá aceder de seguida aos temas que disputarão a vaga dinamarquesa em Estocolmo:
David Jay – Rays of sunlight
Simone – Heart shaped hole
Muri & Mario – To stjerner
Sophia Nohr – Blue horizon
Veronicas Illusion – The wrong kind
Lighthouse X – Soldiers of love
Kristel Lisberg – Who needs a heart
Jessica – Break it good
Bracelet – Breakaway
Anja Nissen – Never alone
A Dinamarca estreou-se na competição em 1957 e participou em 44 edições, estando fora do certame entre 1967 e 1977. Com três vitórias no curriculum (1963, 2000 e 2013), o país nórdico falhou o apuramento em Viena, pela primeira vez desde 2007, tendo sido representado pelo grupo Anti Social Media e o tema 'The Way You Are', que terminou na 13.ª posição com 33 pontos e cuja prestação pode recordar de seguida:
Fonte/Imagem: DR / Vídeo: YOUTUBE
9 em 10 cantigas em Ingles... que imperdoavel! Estamos passo a passo a perder a identidade cultural individual de cada pais! A algo de podre no Reino da Dinamarca!
ResponderEliminarConcordo contigo.Nomeadamente na area artistica e deploravel este monolinguismo.Na literatura,o uso do Ingles como lingua intermedia na traduçao de obras de ficçao,faz com que por ex.um livro portugues traduzido para Finlandes via Ingles perca imenso do seu conteudo a nivel de nuances.Globalizaçao...
EliminarParafraseando um conhecido spot publicitario duma marca de sabonete(multinacional,GLOBAL) do seculo passado "NOVE DE CADA DEZ ESTRELAS USAM INGLES". :))))
EliminarMais grave do que ter países a cantarem na Eurovisão sem ser na língua materna, é ter pessoas que defendem com unhas e dentes as línguas maternas mas... quando escrevem, cometem erros de ortografia, falta de sinais gráficos, etc..
Eliminar23:52 - Trata-se de coisas diferentes,pois em todos paises ha pessoas ,que escrevem com erros.No ESC nao estamos a tratar de ortografia,estamos a tratar de lingua cantada,bem como do prazer de ouvir musica cantada em outras linguas alem do Ingles.Nao misturar alhos com bugalhos!
EliminarEu apenas defendo uma coisa, liberdade de escolha, e as escolhas são quase sempre em inglês, respeitem isso.
EliminarLiberdade de escolha,sim.Mas escolha feita por quem?Ja se fez algum referendo em algum pais respeitante a lingua,em que se canta no ESC?Escolhas deste teor,feitas por meia duzia de pessoas,pouco ou nenhum respeito me merecem.Pensar nao paga imposto... :)
EliminarEstou positivamente surpreendido: Ha uma cançao em Dinamarques! Apesar de ter um titulo foleiro (To stjerner=Duas estrelas),antes assim.
ResponderEliminarJá não dá para ouvir....
ResponderEliminar9 das 10 canções podem ser ouvidas aqui:
ResponderEliminarhttp://www.dailymotion.com/user/linux620/1
a décima pode ser ouvida aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=4XNYeVontGQ
A Dinamarca opta pelo material de sempre - canções anónimas e desinteressantes, mas bem produzidas. Há 2 de que não desgosto: a de Murio&Mario e a de Sophia. Boa sorte, Dinamarca.
Pelo menos levam boas musicas e tem bom resultados , já Portugal de que serve cantar sempre em português ? Desde 2010 não vamos à final e nunca ganhamos , enfim continuem assim atrasadinhos
ResponderEliminarAdoro a voz de Anja Nissen.Acompanhei a sua tragetória no The Voice Australia onde ganhou.A sua canção apesar de não ser invadora é bem catchy e tem boas energias.Apesar de tudo,é uma canção muito bem construída.Tem sérias hipoteses de viajar até Estocolmo.Apesar de ainda não ter ouvido as outras canes candidatas.
ResponderEliminare la esta esta desculpa ridicula dos idiomas
ResponderEliminarhello, a lingua inglesa é mundial! tudo o que é pessoas aprendem ingles! pra que cantar em outra lingua? paises como portugal que gostam de cantar para emigrantes até se percebe, mas há paises que querem vencer, e nao apenas participar como portugal faz.
Vai a India,onde o Ingles e lingua oficial,e tenta comunicar com o"common people" em Ingles! Es capaz de vir a ter a surpresa da tua vida...ou tenta o mesmo no Japao(refiro-me a pessoal fora dos "meios empresariais & executivos) e vais ver como e.Ate fogem!!!
Eliminarquase tido em inglês.. vergonhoso!
ResponderEliminarEsta historia dos"idiomas"nao e nenhuma desculpa ridicula ou sisuda,mas sim um ponto de vista,tanto dum lado estetico como socio-cultural.Alias esta tara pela lingua inglesa em Portugal nao e nada de novo,ja nos anos 60/70 por ex. Paulo de Carvalho e Carlos Mendes pugnavam pelo Ingles na musica portuguesa.
ResponderEliminarImpressionante como há alguém que repete a mesma coisa dos idiomas vezes sem conta, em varios posts e artigos diferentes. Deve ser uma pessoa muito solitária
ResponderEliminarComo diz Jenifer Solidade em bom crioulo de S. Vicente: Largam da mon!
ResponderEliminarA Simone volta, e desta vez para ganhar :)
ResponderEliminar