A emissora letã LTV anunciou a recepção de 120 temas para o 'Supernova 2016', havendo um aumento de 20% nas inscrições face à edição inaugural. Os 20 finalistas apenas deverão ser anunciados em janeiro.
Depois do sexto lugar em Viena e do primeiro apuramento para a Grande Final desde 2008, a emissora letã anunciou, esta manhã, a recepção de 120 temas para o Supernova 2016, naquela que será a segunda edição da final nacional. Segundo Ilze Jansone, um dos elementos da LTV responsáveis pelo projeto, 'existiu um aumento de 20% nas submissões' garantido que a equipa está confiante que 'O concurso será melhor que o do ano passado'. Além disso, os responsáveis da emissora avançaram que 88 intérpretes entregaram maquetes para a competição: 57 solistas, 10 duetos, 17 grupos e 3 candidatos definidos como 'outros'.
Um painel de jurados terá a responsabilidade de eleger os 20 candidatos que disputarão o Supernova 2016, estando a decisão prevista para meados de dezembro, mas a lista só será revelada no final de janeiro. O Supernova 2016 contará com duas eliminatórias, a 7 e 14 de fevereiro, onde, em cada uma, 10 candidatos disputarão as quatro vagas para a semifinal, que se realizará a 21 de fevereiro e onde os oitos apurados disputarão os quatro lugares de acesso à Grande Final. A decisão final acontecerá a 28 de fevereiro e estará a cargo exclusivamente do público.
Participante desde 2000, a Letónia conquistou a vitória na sua terceira participação, tendo o direito a participar nessa edição devido à desistência de Portugal. Porém, nos últimos anos, as participações do país têm ficado marcadas pelos sucessivos fracassos: entre 2009 e 2014, o país falhou o apuramento para a Grande Final e por três ocasiões ficou na última posição. Em Viena, Aminata e o tema 'Love Injected' contrariam a onda de maus resultados e conquistaram a 6.ª posição na Grande Final com 186 pontos, o melhor resultado do país desde 2002. Recorde, de seguida, a sua prestação:
Em 2000 Portugal desistiu ou foi "obrigado" a sair devido aos maus resultados? É só uma dúvida, se me poderem esclarecer eu agradeço! :)
ResponderEliminarNão é nada em 2000. É assim:
EliminarUm total de 24 países competiram em 2002: o top 17 de 2001, mais sete países que tinham sido relegados (em 2000) de competir em 2001. Estes 7 países substituiram os últimos 6 classificados em 2001, que foram relegados de participar na competição em 2002.
O número de participantes tinha sido originalmente 22, mas aEBU aumentou o esse número para 24 concedendo a Israel e a Portugal a oportunidade de entrar. Portugal recusou o convite devido a problemas internos na RTP. Isto permitiu à Letónia entrar em 2002.
21:08 - Em 2000 ,Portugal ficou de fora do ESC devido aos maus resultados da media dos 5 anos precedentes(creio que era a media de 5 anos,mas nao tenho a certeza).Apesar disso organizou-se FC...Bem a logica da RTP e a "logica da beterraba",vermelha de corar!
EliminarA Aminata esteve muito bem em Viena. Não admira que haja mais interesse na seleção nacional do país
ResponderEliminarespero que nao voltem a mandar musicas como a deste ano que para mim foi só a pior musica deste seculo, tudo estava mal ali, cenario, vestido, tudo!! ela parecia que estava a morrer, só grita, nao canta! odeio love injected
ResponderEliminar