Slider

Leonor Andrade: "Os portugueses deram-me um apoio brutal e só tenho que agradecer!"

Em entrevista com o ESCPortugal, Leonor Andrade fez uma retrospetiva da sua participação no Festival Eurovisão: "Musicalmente e ao nível da nossa prestação de palco, não sinto que sejamos inferiores aos outros".


Leonor Andrade, representante portuguesa no Festival da Eurovisão 2015, esteve à conversa com o ESCPORTUGAL, tendo feito uma retrospetiva da sua participação no evento europeu e falando-nos dos seus projetos futuros. Será que Leonor Andrade gostaria de regressar à Eurovisão? E qual terá sido a sua canção favorita em Viena?

Conheça, de seguida, a primeira parte da conversa, onde a jovem cantora fala da sua experiência eurovisiva:

(ESCPortugal) Quais as recordações imediatas que tens da Eurovisão?
(Leonor Andrade) As recordações que primeiro me vêm à mente são o ambiente fantástico e a minha atuação, onde pude sentir toda a energia transmitida pelo público... Foi fantástico mesmo!

(ESCPortugal) Como descreves o ambiente entre a comitiva portuguesa?
(Leonor Andrade) A nossa comitiva era excelente! Não houve nada de caricato, mas todos trabalhámos muito! Cada um cumpriu a sua tarefa, a sua parte mas, acima de tudo, sempre com boa disposição e um enorme companheirismo.

(ESCPortugal) E o contacto com os outros concorrentes? Quais foram os que mais te surpreenderam?
(Leonor Andrade) Não tive oportunidade de conhecer todos os participantes mas, sem dúvida, que os participantes da República Checa (Marta Jandová e Václav Noid Bárta) eram uma simpatia e estavam lá pelo mesmo motivo que eu: a música!


(ESCPortugal) Estás satisfeita com o trabalho feito em palco? E com a reação dos portugueses?
(Leonor Andrade) Sim, penso que dei o meu melhor em palco e depois de ter visto a atuação na televisão, acho que foi bastante intensa e sentida! Dei tudo aquilo que podia! Os portugueses deram-me um apoio brutal e só tenho que agradecer por isso.

(ESCPortugal) Ficaste fora da Grande Final. Ficou algum sentimento de injustiça e/ou de ter ficado algo por fazer?
(Leonor Andrade) Na minha opinião, nós todos fizemos o que era possível fazer. Demos o nosso melhor, evidentemente que fica sempre aquela amargura por não termos passado à final... mas prefiro não falar de injustiças.


(ESCPortugal) Portugal promoveu muito pouco a participação e parece não ter tido qualquer estratégia de marketing. Qual o teu comentário sobre isso?
(Leonor Andrade) Eu sou uma artista que foi convidada para interpretar uma canção: foi nesse objetivo que me foquei e para o qual trabalhei. Toda essa questão do marketing não passou por mim e teria de estudar essa matéria para poder emitir um comentário justo.

(ESCPortugal) Sente que estamos noutra divisão/campeonato, se compararmos o investimento português com o investimento que outros países fazem para o ESC?
(Leonor Andrade) Completamente! Há países que investem muito dinheiro com a sua participação na Eurovisão! Não é o caso de Portugal mas, ainda assim, musicalmente e ao nível da nossa prestação de palco, não sinto que sejamos inferiores aos outros.

(ESCPortugal) Ao contrário da sua antecessora, nunca mais marcaste presença em eventos de fãs eurovisivos. É falta de convites ou tentaste desmarcar da imagem eurovisiva?
(Leonor Andrade) Tenho tido alguns convites para eventos eurovisivos, mas não tenho tido tempo para aceder. Como vocês sabem, porque é público, estou completamente envolvida no meu álbum, no meu trabalho, nas minhas composições. A minha posição em relação à Eurovisão é de que é uma experiência única: é fantástico poder representar Portugal sempre! Mas uma participação no Eurofestival não é um trabalho a tempo inteiro.

(ESCPortugal) Se mandasses, que alterações farias numa próxima delegação de Portugal para o ESC?
(Leonor Andrade) Para existirem alterações tem de haver um budget maior para este evento. Não havendo, não se pode pensar em grandes alterações. Tal como referi, com os meios que tínhamos à nossa disposição, demos o melhor de nós próprios e seria difícil fazer melhor. Houve muito empenho de toda a comitiva para que tudo resultasse. Ninguém gostaria mais de ter ido a final do que nós.

(ESCPortugal) Qual o teu tema favorito do ESC2015? E o que achaste do vencedor?
(Leonor Andrade) O meu tema favorito deste ano foi o da Itália! Quanto ao vencedor, também gostei. É de um registo diferente, mas toda a envolvência e o palco interactivo contaram muito para o resultado final.





(ESCPortugal) Gostarias de regressar ao palco da Eurovisão? Que imposições colocarias?
(Leonor Andrade) É sempre uma enorme honra representar o meu país! Não posso dizer que voltarei a representar Portugal, mas também não posso dizer que não. Não conheço o amanhã... Gostaria muito de um dia participar como compositora, com uma música escrita por mim! Quem sabe o que o futuro nos reserva?

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal /Vídeo: Eurovision.tv
46
( Hide )
  1. Rita Martins23:20

    Gostei e gosto muito da Leonor. Ela foi vitima do sistema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:40

      explica lá melhor. Qual sistema e qual vitimação? Por ter uma canção má?

      Eliminar
    2. Anónimo11:56

      Má para ti, boa para outros!

      Eliminar
    3. Anónimo19:45

      A música não era má para os portugueses mas para o resto da Europa era... Portugal ainda não tem capacidade nem talento ao nível da produção de musica para poder passar a final muito menos vencer a Eurovisão... Nós só vamos conseguir melhorar este terrível histórico quando houver mudanças profundas na selecção da música... E este ano se participarmos acredito que vamos voltar a nao passar à final pk ja quase Outubro e não se sabe nada... Para produzir uma excelente música e um bom expetaculo é preciso tempo.... a esta altura os compositores já deviam estar a criar...

      Eliminar
  2. Anónimo23:22

    A participação nestas festas de fas do ESC (são mais membros da OGAE que fas do ESC) não lhe traz nada de novo á carreira. Se esta a trabalhar no novo album, acho bem q de foque nisso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:00

      A eurovisao n dá de comer a ninguem, só a suzy que encontrou na eurovisao a sua carreira artistica, mas para quem compõe a eurovisao é apenas uma boa experiencia.

      Eliminar
  3. Diplomaticamente correctissima.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:34

    Gostava muito que ela fosse uma das compositoras do próximo FC, só tenho receio de quem é que ela irá depois escolher para interpretar a sua música.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a melhor opçao seria ela propria. Mas pouco provavel,mesmo caso Portugal venha a participar no ESC 2016 e venha a haver FC 2016. Pergunto se Leonor esta a espera do Natal ou do ano que vem para lançar o CD?!Ou vai ser em 2017 ou 2018?Continua a ser victima do"sistema"...

      Eliminar
    2. Anónimo00:40

      Anónimo 23:52, a Aminata Savadogo (Letónia) compôs a sua própria música e ficou em 2ºlugar para os júris e tem a mesma idade que a Leonor (só um facto)! Mas também não vou comparar a Aminata à Leonor. Mas quando me referi ao "próximo FC" estava a pensar no 2017, 2018... Visto que não há qualquer resposta da parte da RTP e a Leonor ainda está para lançar o seu 1º album.

      Eu por acaso, não considero a Leonor vitima do sistema, ela bem podia opinar quando fizeram a versão final de "Há um mar que nos separa" e também alguns detalhes do palco (iluminação, coros no palco/ocultos, imagens de fundo etc...). Afinal ela era a intérprete, ela apenas deixou que a restante delegação da RTP tratasse do resto, enfim. (suponho eu)

      Eliminar
    3. 00:40 Concordo contigo,especialmente no que dizes relativamente a"vitimizaçao"da Leonor.Por ex.ela podia ter ido as festas pre-ESC.Nao sei se Leonor tera tido ideias quanto a imagens de fundo etc.Leonor talvez seja so cantora-compositora-autora,o que ja nao e nada pouco.E,talvez,demasiado diplomatica.

      Eliminar
    4. Anónimo11:55

      Eu acho que vcs estavam a espera que uma garota de 20 anos que teve a oportunidade de representar Portugal agora viesse aqui atacar outras pessoas para vcs ficarem mais felizes, a Leonor n é diplomatica, é simplesmente educada e a eurovisao ja passou.

      Eliminar
    5. Anónimo13:38

      N entendo essa vossa historia de vitimização, ñ me parece sequer que a Leonor se sinta uma vitima, ela deu o melhor dela e a mais n é obrigada, até pk quando se dá o melhor de nós, mais é impossivel.

      Eliminar
    6. Anónimo13:41

      Anonimo das 23.52, tomara vcs que a leonor queimasse uma musica dela na eurovisão! Quanto aos compositores estrangeiros, lol, ok, sonhar é de borla, quanto a rtp pagar para isso...n vai acontecer, mas podes sonhar.

      Eliminar
    7. Anónimo13:45

      Cada macaco no seu galho, a artista que canta está lá para cantar a canção e não para ser tecnico de iluminacão.

      Eliminar
    8. Anónimo15:06

      Anónimo 13:45. Se assim fosse o Mans ficava parado a cantar sem uma actuação "interativa", por exemplo...

      Eliminar
    9. Anónimo16:29

      Ahhhh, então queres comparar aquilo que a suécia faz com aquilo que Portugal faz, a suécia tem o orcamento 20 vezes maior, é a mesma coisa que comparares a equipa do real madrid com a equipa do pinhalnovense

      Eliminar
  5. Pedro Carvalho23:38

    "Para existirem alterações tem de haver um budget maior para este evento. "

    Certo. Mas dinheiro não é tudo!! Há muita coisa de borla que não foi feita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:42

      Na eurovisão, dinheiro é tudo e tem tudo a ver.

      Eliminar
    2. Anónimo12:01

      Ai sim? Então o que é que é de borla que n foi feito? Ja agora, diz aí para que se entenda o raciocinio.

      Eliminar
  6. Nós fomos muito inferiores aos outros países em termos de atuação (excepto San Marino). Foi básica e inofensiva.
    Acho que ficar pela semifinal era obvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:44

      Ah sim, a actuacão de palco do chipre ou até mesmo da estónia foi muito apelativo, realmente. Para não falar da polonia.

      Eliminar
    2. anonimo 02:44 Não compare a canção da Estonia com a nossa. Estonia foi 3 mil vez melhores que nós. Quanto a Chipre, não gosto da canção mas a atuaçao resultou na TV. E passaram com todo o mérito. Quanto á Polónia, eu gosto muito da canção. A cantora é que teve um pouco mal mas mesmo assim foi muito superior a nós! A Leonor passou completamente ao lado do Europeus (pois porque senão não tinha um 13º ou 14º lugar no televoto).

      Eliminar
    3. Anónimo12:02

      Fomos inferiores aos paises todos menos a san marino? Deves ser mas é apanhado da cabeça!

      Eliminar
    4. Anónimo12:33

      E já te passou pela cabeça que o facto de espanha que adorou a nossa cancao e franca n poderem votar teve impacto no televoto? Ou é só pk é mais facil dizer que a musica n presta? A Leonor cm artista dá 10 a 0 a muitos dos outros participantes e se isso passou ao lado da europa... entao é pk a musica e a artista n prestam? Nunca houve injusticas na eurovisao? Vejo a eurovisao a 25 anos e sempre houve injusticas, mas é muito mais facil assumir q a musica é má.

      Eliminar
    5. Sim, porque a Leonor tinha uma musica para chegar à final lol Menos. Mereciamos o ultimo lugar a par de San Marino! Sim refletiu no publico e no juri. E achas mesmo que a Espanha e a França salvaria esta canção? Nunca. 19 pontos! Foram apenas 19 pontos!!! Pior classificação nas semifinais... E eu não fico À espera da Espanha para passar. Eu quero ver Portugal na final por mérito próprio e não por demérito dos outros países! Quero ver Portugal na final sem a ajuda da Espanha ou da França! A nossa canção era fraca, a nossa atuação foi bastante fraca!

      Eliminar
    6. Anónimo22:49

      Diogo Martins aquilo que tu achas é ctg, a canção n era fraca e a actuação n foi fraca, e basta ler os comentarios da actuação no YouTube, Além disso ainda tu não eras nascido e já eu via a eurovisão e sempre houve paises beneficiados na eurovisão, sempre houve polémicas. Portugal levou uma canção diferente e porreira e a artista esteve muito bem em palco, melhor do que alguns dos artistas dos outros paises,

      Eliminar
    7. Anónimo22:52

      tomara que Portugal levasse sempre jovens a cantar assim a Eurovision

      Eliminar
    8. Anónimo22:57

      Sim, a canção de Portugal deveria ter ido a final e eu achei bastante injusto

      Eliminar
    9. Comentários no youtube? Pff isso representa 0,0000000000001% dos europeus/eurofas. "Tomara Portugal levasse sempre jovens a cantar assim"... Ja vi que vocês gostam de ver Portugal nos últimos lugares. Se nós passássemos isso sim era uma grande injustiça! Uma atuação totalmente básica e esquecível. Mas pronto ha gente que contenta-se com pouco...

      Eliminar
    10. Anónimo00:03

      A canção de Portugal não era perfeita, e com os arranjos tornou-a uma coisa estranha, parecia uma mistura de anos 80, rock, coros desnecessários. Talvez sem os malditos coros a canção seria boa para nos representar em 2011...

      Eliminar
    11. Anónimo00:59

      diogo martins e a tua conversa da treta, no universo da eurovisão representa 000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.1, é o que tu representas com os teus comentarios, ou achas que os teus valem mais do que as centenas de comentarios que estão no video do youtube? és apenas um.

      Eliminar
    12. Quanto à voz da Leonor, ela não tem uma voz fenomenal mas também não canta mal. É normal como tantas outras..."Tens de fazer amigos pk a julgar pelo teu facebook" lol? Qual facebook?

      Eliminar
    13. Anónimo16:13

      ahahahaha, que horror!!

      Eliminar
    14. Anónimo16:20

      anonimo das 15.07, esse jovem destila veneno e é um hater da Leonor e já n é de agora, e por isso, não te metas na conversa, pk se há malta a comentar sobre isso, é porque sabem do que falam.

      Eliminar
    15. Se acham que não gostar da prestação de Leonor e da sua canção é ser hater... então sou . Estou num país livre tenho direito de não gostar como vocês de gostar. Ela representou um país logo tenho o direito de criticar positivamente ou negativamente. Quem é artista tem de saber lidar com todo o tipo de criticas. Se não concordam com a minha (e repito: minha) opinião, temos pena. Quer gostem ou não, eu continuarei a dizer o que penso e o que penso é que ela teve menos bem em Viena e por isso a Europa não votou nela. Agora se lança um CD ou sobe na carreira não importa. O que me importa foi o que fez em Maio porque representou o país logo tenho o direito de gostar ou não, de criticar negativamente ou positivamente. Mas pronto é melhor eu nem sequer responder mais e continuarei a dar a minha opinião quer gostem ou não.

      Eliminar
  7. Anónimo23:55

    Está a acabar a esperança Portugal não ira participar na eurovisão 2015!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo02:10

    mas se a RTP anda com falta de meios, que os arranje! não me venham dizer que não há dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:58

      Ahahaha, há malta que n faz ideia cm funciona um canal de tv, mas achas que alguma tv em Portugal investe dinheiro em algo que n tem share nenhum? Qualquer jogo de futebol ou o idolos tem mais share do que o fc em Portugal, acordem para a vida ou então juntem dinheiro entre todos para pagar as vossas exigências.

      Eliminar
    2. Anónimo16:14

      fc nao tem audiencias porque as musicas são más, experimentem fazer um melodifestivalen com musicas atuais e frescas, que vao ver como as audiencias explodem.

      Eliminar
    3. Anónimo16:31

      Oh pah, mas n tens mercado para isso, fazes um festival desses investes milhoes de euros depois aparecem os amigos da ogae e mais meia duzia de gatos pingados, como sempre em todos os eurovision live concert. N comparem a realidade da suecia com a realidade de portugal.

      Eliminar
  9. Rita Martins09:47

    A Leonor é LINDAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.