Slider

[ATUALIZADO] Que países vão participar na Eurovisão 2016?

Quantos e quais os países que vão participar no Festival Eurovisão 2016 'é a pergunta para 1.000.000 de dólares'. Respostas certas e exatas ainda ninguém sabe, pois ainda decorre o período de inscrição. Fazemos, neste artigo, uma ronda pela Europa, numa análise pelas decisões já anunciadas, e as que ainda se aguardam...


De acordo com o regulamento do próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC2016), o número máximo de países participantes será de 46, com 20 países a competirem em cada uma das duas semifinais. Para além destes, continuarão a participar diretamente na final o país vencedor da edição passada (Suécia) e os Big 5 (Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido). Contudo, 46 é o número de países que a UER nunca conseguiu motivar a participar no concurso; historicamente, o número máximo de países participantes foi de 43 e isso ocorreu nas edições de 2008 e 2011.

Considerando as desistências anunciadas, as estreias que serão adiadas e as esperadas desistências, tudo aponta para que serão cerca de 40 os países que estarão representados em Estocolmo a 10, 12 e 14 de maio de 2016.

O prazo de inscrição, agendado inicialmente para 15 de setembro, foi adiado para 10 de outubro. Até lá, qualquer estação de televisão pode proceder à inscrição ou até desistir! Após essa data, uma desistência pode ainda ocorrer, mas aí a estação de televisão respetiva já irá sofrer uma penalização financeira. Contudo, pela experiência de anos anteriores, todos sabemos que já foram aprovadas exceções, sempre que a organização pretendeu a inscrição de uma qualquer estação de televisão incumpridora (recorde-se o exemplo da Grécia em 2014).

A lista final de países participantes será anunciada pela UER em finais de dezembro, inícios de janeiro.

ATUALIZADO 01-10-2015:

Quais os países que já anunciaram a sua pré-inscrição na Eurovisão 2016?

Albânia
Alemanha
ARJ Macedónia
Arménia
Áustria
Azerbaijão
Bélgica
Bielorrússia
Bósnia e Herzegovina
Bulgária
Chipre
Dinamarca
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Geórgia
Grécia
Holanda
Irlanda
Islândia
Israel
Itália
Letónia
Lituânia
Malta
Montenegro
Noruega
Polónia
Reino Unido
República Checa
Roménia
Rússia
São Marino
Suécia
Suíça
Ucrânia

Países que já anunciaram que não irão participar:

Andorra
Eslováquia
Luxemburgo
Mónaco
Liechtenstein


Países que ainda não confirmaram, mas tudo indica que não irão participar:

Croácia: A Croácia ainda não efetuou qualquer anúncio quanto à sua participação, ou não, no ESC2016. A última vez que participou na Eurovisão foi em 2013. Certo é que já anunciou a desistência da Eurovisão Júnior, depois do último lugar alcançado na edição passada.

Marrocos:
Não houve qualquer anúncio nesse sentido, mas depois da participação isolada em 1980 e do convite insistente para participar em 2015 a propósito dos 60 anos da Eurovisão mas que não foi aceite, não nos parece que será em 2016 que voltaremos a ver um país africano no concurso.

Turquia: Logo após o festival de maio passado, a imprensa turca avançou que o país regressará na próxima edição devido a 'melhorias significativas nas razões apontadas para a desistência'. Contudo, nenhuma decisão oficial foi tornada pública. Lembramos que a TRT alegou a sua desistência em 2013 devido a não concordar com os Big5 e com o sistema atual de votação.


Países que ainda não confirmaram, mas tudo indica que irão participar:


Austrália: A SBS participou na final de 2015 por convite, com vista a assinalar o 60.º aniversário do Festival Eurovisão. Contudo, uma participação única poderá dar lugar a uma repetição em 2016, tendo em conta as diversas declarações públicas de responsáveis da televisão local. Estamos em crer que a decisão será tomada na reunião do grupo de referência da Eurovisão em breve.

Hungria:
Ainda em fevereiro de 2015, aquando da seleção dos seus candidatos para Viena, os representantes da MTVA mostraram interesse em continuar a usar o A Dal como método de seleção para a Eurovisão. Contudo, ainda não há fumo branco em Budapeste.

Moldávia:
Todos os anos, os problemas financeiros da pequena televisão local fazem temer a desistência do país na Eurovisão.

Portugal: A RTP não chegou a oficializar a sua inscrição até 15 de setembro, tendo em conta que o prazo foi alargado pela UER. Neste momento, as equipas técnicas têm já o modelo de Festival da Canção que querem organizar para a Eurovisão 2016, mais aberto e abrangente que aquele que foi desenvolvido em 2015. Falta, contudo, a autorização final da direção e administração da estação. Certo é que a RTP não irá participar na Eurovisão Júnior 2015, depois de ter participado apenas duas vezes em 2006 e 2007 sem grande sucesso classificativo.

Sérvia: A RTS ainda não anunciou a sua participação em Estocolmo, mas tudo indica que sim. Até ao momento, a televisão esteve centrada na decisão quanto ao seu representante para a Eurovisão Júnior, que decorreu precisamente ontem, dia 21.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE
6
( Hide )
  1. Anónimo17:27

    Então mas Portugal já n vai participar? Ha uma semana atras, foi publicado isto aqui no site, na antiga noticia "Que países vão participar na ev 2016?"

    A RTP não chegou a oficializar a sua inscrição até 15 de setembro, tendo em conta que o prazo foi alargado pela UER. Neste momento, as equipas técnicas têm já o modelo de Festival da Canção que querem organizar para a Eurovisão 2016, mais aberto e abrangente que aquele que foi desenvolvido em 2015. Falta, contudo, a autorização final da direção e administração da estação. Certo é que a RTP não irá participar na Eurovisão Júnior 2015, depois de ter participado apenas duas vezes em 2006 e 2007 sem grande sucesso classificativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ramos18:17

      tu nao sabes ler??!! o artigo refere que "A RTP ainda não oficializou a sua pré-inscrição, continuando a ser uma incógnita se a direção de programas aprova a realização do Festival da Canção 2016 e a consequente participação no Festival Eurovisão 2016"

      Ainda nao oficializou, não significa que não vai participar. LOL

      Eliminar
    2. Anónimo19:38

      Lool calma :-) , a minha duvida foi simplesmente por ha uma semana atras ter sido anunciado que havia um modelo para o fc e que o prazo tinha sido alargado e tudo... e agora hoje nesta noticia Portugal surge como uma incógnita

      Eliminar
    3. Miguel Matias21:50

      Já tenho visto que entre muitos leitores há uma enorme falta de compreensão daquilo que leem. Em ambas as noticias diz-se o mesmo, até porque se lê "continuando".

      Eliminar
  2. Anónimo10:55

    Estes anónimos só pensam na participação Portuguesa no Esc 2016.
    O que é que isso interessa num certame de tamanha dimensão? Mais um ou menos um país a participar no Esc, isso não altera em nada o funcionamento do concurso.
    Já agora a Sérvia trou-se para o Esc 2015 uma péssima canção, de igual modo também levou uma canção super horrível no Esc 2012, até hoje não consigo entender o seu 3º lugar obtido na final do Esc 2012. Nem á final devia ter passado. Já no ano seguinte, no Esc 2013, a Sérvia deu um enorme pulo de melhoramento a 100% e levou no Esc 2013 uma magnífica canção interpretada por três raparigas, e não passou á final, e devia ter passado pois era das melhores canções desse ano.
    Com a Holanda passa-se uma situação semelhante em relação ao Esc 2014 e o Esc 2015. Em 2014 a Holanda ficou em 2º lugar com uma canção horrorosa que nem á final devia ter passado. Em 2015 levou uma canção super boa e nem á final passou.
    Enfim, os europeus e fãs do Esc não sabem avaliar as canções deste concurso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:57

      Discordo completamente com a sua opinião a Sérvia foi melhor em 2012 (apesar de não merecer o 3º lugar, nisso concordo, por exemplo a Espanha e a Alemanha tiveram muito melhores) mas nesse ano a musica era melhorzinha.. No caso da Holanda não há discussão muito melhor em 2014, a música é calma e espectacular e o cenário fantástico, já em 2015 estava péssima no guarda roupa e a musica nao era nada de especial logo ficou pelo caminho

      Eu espero mesmo que Portugal participe em 2016 mas que mude muita coisa de forma a sermos mais competitivos e não participar so porque sim e depois dizer que fizemos o nosso melhor ... isto é conversa de perdedor... nos nunca ganhamos porque nunca produzimos nada que valesse ganhar. E em termos de show somos péssimos

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.