O ESCPORTUGAL fez uma recolha das audiências da final do Festival Eurovisão 2015 em diversos países e apresenta-lhe de seguida esses números:
Alemanha
A emissão da ARD teve uma média de 8,11 milhões de espetadores, o que lhe conferiu uma marca de share de 34%. O auge da transmissão foi atingido aquando da atuação de Ann Sophie e 'Black Smoke', sendo que 9,59 milhões de alemães acompanharam a atuação.
Austrália
A SBS fez história com a transmissão do Eurovision Song Contest 2015: a competição foi acompanhada por 4,2 milhões de pessoas, mais 2,7 milhões que em 2014, sendo a maior audiência da história da emissora. De realçar que esses dados se referem à repetição dada pela estação, visto que a emissão em direto aconteceu em plena madrugada e foi acompanhada por 263 mil pessoas.
Espanha
5.958.000 telespetadores (39,3% de share) acompanharam a emissão do Eurovision Song Contest 2015 pela TVE, o que representa um aumento de 4,1 pontos percentuais sobre a edição de 2014 e o melhor resultado audiométrico desde 2012. As votações foram acompanhadas por mais de 7 milhões de pessoas (48,2% de cota), sendo que no decorrer da votação foi atingido o momento mais visto do dia da emissora espanhola: 8.275.000 telespetadores (47% de share). A atuação de Edurne, por sua vez, foi acompanhada por 7.103.000 espetadores e uma cota de 38,7%. No total, cerca de 17 milhões de espanhóis sintonizaram a TVE em algum momento no decorrer da transmissão.
França
A France2 liderou as audiências no sábado com a emissão da competição europeia: 4.412.000 franceses acompanharam a vitória de Mans Zelmerlöw e o desaire de Lisa Angell, o que representou 27,6% de share. A France3, anterior canal responsável pela emissão do certame, conquistou 19,9% de share com a transmissão de Meurtres au Mont Ventoux.
Grécia
O Eurovision Song Contest continua a ser um dos programas preferidos dos gregos. Em média, 2,5 milhões de telespetadores acompanharam o desfile musical, sendo que o auge foi atingido aquando da decisão do vencedor, o que culminou com um share de 71%.
Itália
A final do Festival Eurovisão foi seguida por 3.292.000 italianos na RAI2, representando um share de 16.35%. O share aumentou para 24% durante a atuação dos Il Volo e para 30% durante a votação final. Recorde-se que em 2014, a final da Eurovisão registou metade da audiência: 1.747.000 de espetadores e 8.77% de share.
França
A France2 liderou as audiências no sábado com a emissão da competição europeia: 4.412.000 franceses acompanharam a vitória de Mans Zelmerlöw e o desaire de Lisa Angell, o que representou 27,6% de share. A France3, anterior canal responsável pela emissão do certame, conquistou 19,9% de share com a transmissão de Meurtres au Mont Ventoux.
Grécia
O Eurovision Song Contest continua a ser um dos programas preferidos dos gregos. Em média, 2,5 milhões de telespetadores acompanharam o desfile musical, sendo que o auge foi atingido aquando da decisão do vencedor, o que culminou com um share de 71%.
Itália
A final do Festival Eurovisão foi seguida por 3.292.000 italianos na RAI2, representando um share de 16.35%. O share aumentou para 24% durante a atuação dos Il Volo e para 30% durante a votação final. Recorde-se que em 2014, a final da Eurovisão registou metade da audiência: 1.747.000 de espetadores e 8.77% de share.
Portugal
A transmissão da final do Eurovision Song Contest 2015 pela RTP1 atingiu a marca mais baixa dos últimos anos. 503.500 espetadores, representando 5,3% de rating e 13,2% de share. Comparando com os números de 2008, os deste ano representam apenas 29% (mais pormenores AQUI).
Reino Unido
Com a emissão assegurada pela BBC One, 6,6 milhões de britânicos acompanharam a transmissão do ESC2015, sendo o valor mais baixo dos últimos 5 anos. A BBCOne liderou as audiências, com 29% de share, enquanto que a ITV ficou-se pelos 20,6% de quota do mercado.
Roménia
Comparando com o ano passado, a transmissão do Eurovision Song Contest sofreu uma quebra de audiências. 1,18 milhões de romenos acompanharam o grupo Voltaj no certame europeu, enquanto que Paula Selling & Ovi, em 2014, foram vistos por 1,3 milhões de telespetadores no país.
Dinamarca
A semifinal em que o país participou foi o programa mais visto da semana, com 931.000 espetadores. A segunda semifinal, já depois da eliminação dinamarquesa, foi vista por 437.000 espetadores. A grande final foi vista por 814.000 espetadores.
Suécia
A vitória de Mans Zelmerlow foi acompanhada na Suécia por 3.282.000 espectadores, o que corresponde a um estrondoso 83,2% de share, registando um aumento de 3,3% de quota apesar de perder 82 mil pessoas quando comparado com a última participação.
Áustria
O país anfitrião teve um share de 63%, o que se traduz em 1.577.000 espetadores. Em comparação com 2014, houve um aumento de 8,6% de share e de 300 mil espetadores.
Noruega
1.681.000 espetadores e um share de 82% atribuiram à NKR o melhor resultado audiométrico desde a edição de 2010, sediada em Oslo.
Atualizaremos este artigo no caso de termos acesso aos dados audiométricos de outros países.
Reino Unido
Com a emissão assegurada pela BBC One, 6,6 milhões de britânicos acompanharam a transmissão do ESC2015, sendo o valor mais baixo dos últimos 5 anos. A BBCOne liderou as audiências, com 29% de share, enquanto que a ITV ficou-se pelos 20,6% de quota do mercado.
Roménia
Comparando com o ano passado, a transmissão do Eurovision Song Contest sofreu uma quebra de audiências. 1,18 milhões de romenos acompanharam o grupo Voltaj no certame europeu, enquanto que Paula Selling & Ovi, em 2014, foram vistos por 1,3 milhões de telespetadores no país.
Dinamarca
A semifinal em que o país participou foi o programa mais visto da semana, com 931.000 espetadores. A segunda semifinal, já depois da eliminação dinamarquesa, foi vista por 437.000 espetadores. A grande final foi vista por 814.000 espetadores.
Suécia
A vitória de Mans Zelmerlow foi acompanhada na Suécia por 3.282.000 espectadores, o que corresponde a um estrondoso 83,2% de share, registando um aumento de 3,3% de quota apesar de perder 82 mil pessoas quando comparado com a última participação.
Áustria
O país anfitrião teve um share de 63%, o que se traduz em 1.577.000 espetadores. Em comparação com 2014, houve um aumento de 8,6% de share e de 300 mil espetadores.
Noruega
1.681.000 espetadores e um share de 82% atribuiram à NKR o melhor resultado audiométrico desde a edição de 2010, sediada em Oslo.
Atualizaremos este artigo no caso de termos acesso aos dados audiométricos de outros países.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL / Imagem: EUROVISION
ou seja os paises que estavam na final tiveram otimas audiencias.
ResponderEliminarÉ pena a RTP nao se esforçar para chegar à final ou a ganhar, pois iam arrasar em audiencias como em 2008.
Continuem assim RTP! envergonhem mais o nosso pais! 50 anos sem um top5, ja a australia em um ano, conseguiu o que nunca conseguimos em 50, um top5! VIVA PORTUGAL! VIVA A RTP!
a RTP destruiu of Festival da Cancao e a Eurovisao em Portugal...a RTP nao sabe dar valor as coisas boas e Portuguesas...isto e simplesmente uma evidencia dos problemas da RTP e como nao tem liders para desvolverem a televisao em Portugal
ResponderEliminarA RTP q dei a organiaçao a outra estação televisiva .
ResponderEliminarE ou muito me engano, e espero estar redondamente enganado, ou este vai ser o argumento da nova administração da RTP para que não participemos para o ano... Estou à espera da fatídica notícia...
ResponderEliminarTambém a RTP tem bom remedio, se para o ano não quiser participar que passe o festival da canção para SIC ou TVI que eles resolvem o assunto.
Eliminar18:39- SIC e TVI nao podem participar no ESC,visto nao serem membros da EBUER. So se Jon Ola Sand estivesse virado para a Peninsula Iberica,tal como parece estar voltado para a Australia e China,o que me parece EXTREMAMENTE improvavel.
EliminarAcho que um dos motivos da baixa audiência tem a ver com os gajos que falam durante a gala. Eu tive que ver na internet para não os ouvir.
ResponderEliminarNo telecomando da TV deveria haver uma tecla para poder silenciar/apagar a voz dos comentadores. Em todos os paises as pessoas queixam-se do mesmo.Apesar de tudo,o unico comentador,que me deu gozo ouvir foi Terry Wogan da BBC. Sarcastico,mas cheio de humor para meu gosto.
EliminarPara sermos exactos,o processo de desprestigio do FC e ESC teve inicio em 1975,ano em que pela boca da RTP se quis acabar com a importancia desmedida,de que estes eventos gozavam em Portugal.Depois disso houve altos e baixos,ate um FC por video-clips em 86(uma cançao para a Noruega)...
ResponderEliminar